A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Unlock” na manhã desta sexta-feira (29), em Cacoal. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada à Repressão a Extorsão, Roubo e Furtos de Veículos, tem como alvo um grupo criminoso especializado em furtar caminhonetes de luxo. A operação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os suspeitos.
As investigações começaram em outubro de 2024, após o furto de três caminhonetes Toyota Hilux em uma única noite. Os criminosos usavam dispositivos eletrônicos sofisticados para destrancar e dar partida nos veículos, sem a necessidade da chave original.
Duas das caminhonetes foram recuperadas pela Polícia Militar no dia seguinte, na região de Costa Marques. A terceira foi encontrada em Rolim de Moura. Com as apreensões, a Polícia Civil aprofundou as investigações e identificou quatro integrantes da organização criminosa.
Os mandados foram cumpridos em Rolim de Moura, com o apoio da Polícia Militar e do Sevic da 1ª Delegacia de Polícia. O objetivo da operação é interromper a ação do grupo, apreender os equipamentos usados nos furtos e coletar novas provas para a investigação. O nome “Unlock” (desbloquear, em inglês) foi escolhido em referência ao método eletrônico usado pelos criminosos para arrombar os veículos.