A Polícia Militar de Rondônia realizou uma operação contra um grupo armado da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) na manhã de 8 de agosto de 2025, em Machadinho D’Oeste. A ação culminou na apreensão de um arsenal e na prisão de integrantes do grupo. A operação foi liderada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e mirava o grupo liderado por Adeildo G. C., conhecido como “Flecha“, envolvido em invasões de terras e ataques a trabalhadores rurais.
Durante a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros. Um dos agressores, Raimundo Nonato de Souza Gomes, foi alvejado. Com ele, foi encontrada uma carabina Carbine .30 e 25 munições. O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Regis Braguin, informou que foram apreendidas munições de calibre 7.62, de uso militar, barricadas, guaritas e um criminoso com histórico de sequestro, roubo e ligação com facções. Para o coronel, a LCP não é um movimento social, mas uma organização criminosa que será combatida.
Arsenal e táticas de guerrilha
O arsenal apreendido incluía carabinas e rifles, um fuzil calibre 7.62, diversos celulares e rádios, além de motocicletas roubadas. A polícia também encontrou barricadas de madeira e torres de observação, indicando que o grupo utilizava táticas de guerrilha. Outro membro do grupo, W.H.S., foi preso ao atirar contra o BOPE enquanto tentava fugir. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.