Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e com apoio do Núcleo de Inteligência do Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), deflagrou a Operação Territorium, com o cumprimento de 10 medidas cautelares, sendo seis mandados de busca e quatro de prisão temporária.
A ação é resultado das investigações sobre o homicídio de J.B.S., ocorrido em 25 de novembro de 2024, nos fundos do residencial Porto Madero IV, em Porto Velho. A vítima foi assassinada por integrantes de uma facção criminosa que atua na área.
De acordo com a investigação, J.B.S. foi visto por criminosos na janela do apartamento onde morava com sua companheira. Após invadirem o local e levarem seu celular, os suspeitos retornaram, sequestraram a vítima e a executaram com disparos de arma de fogo.
A motivação do crime seria uma foto encontrada no celular da vítima, em que ele fazia o gesto com os dedos representando o número “2”, símbolo associado a uma facção rival. As autoridades destacaram que J.B.S. não tinha antecedentes criminais nem qualquer envolvimento com grupos criminosos, sendo o único fator a residência em território dominado por facção oposta.
Foram identificados como suspeitos T.H.F.S., L.F.R., A.B.M. e A.G.J., que tiveram a prisão temporária decretada pela 2ª Vara do Tribunal do Júri. As buscas por outros envolvidos seguem em andamento.
A operação mobilizou cerca de 26 agentes da Polícia Civil e contou com apoio das equipes da DERF e DERFRVA. O nome “Territorium” faz referência à dominação territorial exercida por facções, que impõem punições violentas a moradores considerados adversários.
A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate ao crime organizado e solicita a colaboração da população por meio de denúncias anônimas pelo número 197. O sigilo é garantido.