O caminhoneiro Nilson Pedro dos Santos, acusado de provocar uma série de acidentes envolvendo 18 veículos na BR-376, será julgado pelo Tribunal do Júri nesta segunda-feira (19), em Curitiba. O caso, que ganhou repercussão em janeiro de 2023, também envolveu a queda de uma carga de cervejas na rodovia, espalhando garrafas e cacos de vidro pela pista.
Atualmente com 37 anos, Nilson responde por 16 acusações de tentativa de homicídio qualificado, por dirigir sob o efeito de entorpecentes e álcool e por conduzir em alta velocidade em área com intensa circulação, colocando em risco a vida de terceiros.
Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o motorista saiu de Embu (SP) com destino a Ponta Grossa transportando quase 16 toneladas de carga. Ao chegar na cidade paranaense, na noite de 13 de janeiro, teria consumido bebidas alcoólicas e cocaína de forma intencional.
Na manhã do dia seguinte, por volta das 6h30, ele retomou viagem, deixando parte da carga espalhada na rodovia. Já a partir das 7h40, diversos acidentes começaram a ocorrer em sequência, com capotamentos e colisões registrados por câmeras de segurança e vídeos de testemunhas. Várias pessoas ficaram feridas.
Nilson só foi parado após ser interceptado por equipes da polícia na Cidade Industrial de Curitiba, onde foi preso em flagrante. Desde então, permanece detido preventivamente.
A defesa do acusado divulgou nota afirmando que atua com responsabilidade e espera que o julgamento ocorra de forma justa e imparcial, com base nas provas que serão apresentadas durante a sessão. Os advogados optaram por não divulgar detalhes do processo antes da análise em plenário.
O julgamento será realizado na 2ª Vara do Tribunal do Júri da capital paranaense, durante a tarde desta segunda-feira.