SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

Por Vanessa Moura\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho
Fotos: Frank Néry, Nilson Santos e Arquivo Secom

Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade.

De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o que sinaliza o novo momento que está a Capital de Rondônia. A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

‘‘Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na segurança pública da nossa querida cidade de Porto Velho, vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Sintam-se abraçados e reconhecidos por todos os cidadãos”, evidenciou uma moradora, que expressou sua gratidão através de carta enviada ao governo de Rondônia.

Um ambiente mais digno e seguro

PRONTA RESPOSTA

O Orgulho do Madeira possui mais de 4 mil habitações, é o maior residencial popular de Rondônia. No local, a PMRO identificou a presença de faccionados que oprimiam os moradores, invasão dos apartamentos, a existência de Tribunal do Crime e do toque de recolher. No momento em que as forças policiais adentraram no residencial, os criminosos realizaram ataques ao transporte público e a patrimônios como represália, além de atentarem contra as guarnições da Polícia Militar, disparando contra viatura que patrulhava a área.

As forças policiais atuaram prontamente de forma, ainda mais enérgica, e ficou em evidência que a força policial superou a investida criminosa, com diversas prisões, apreensões de drogas, armas e veículos, além de óbitos dos que investiram contra policiais. O restabelecimento da paz social foi realizado em um tempo considerado recorde, se comparado a outros estados que também enfrentaram situação semelhante.

Segundo o subcomandante regional de policiamento 1 – CRP I da Polícia Militar, tenente-coronel Wilton Nascimento Amorim, a junção de esforços das forças policiais atuou de forma rápida para trazer paz social. “Uma crise como essa aconteceu não faz muito tempo, em outro estado, e durou quase 50 dias, e aqui em 15 dias conseguimos vencer a situação. Os indivíduos que ameaçam a paz social recuaram, houve muitas prisões, e até óbitos daqueles que investiram contra policiais durante abordagens, o que não era o que queríamos, mas estamos preparados para o combate, e conseguimos promover o retorno da normalidade para o bem-estar social.’’

PMRO destaca que decisões de governança foram essenciais ao êxito da missão

GOVERNANÇA E ESTRATÉGIAS

Por trás da agilidade da Polícia Militar entraram em cena as articulações do governador Marcos Rocha, que mesmo em férias, estabeleceu reuniões madrugada adentro, com a Sesdec e o Comando-Geral da PMRO, para definir as estratégias de inteligência contra os faccionados. Ficando definido que, diante da preparação técnica e do aparato policial, a própria tropa do estado, com a união do efetivo da Capital e de outros municípios, seriam responsáveis pelo enfrentamento às facções nos residenciais, como permanece acontecendo. Além de envolver a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal.

‘‘O Estado tem se mostrado forte contra as facções porque ficamos esses últimos anos, investindo em treinamento dos policiais, inclusive para atuar em ambientes confinados como são os residenciais populares; com valorização da tropa; viaturas modernas, coletes adequados, armas usadas nos países de primeiro mundo, e ainda com inteligência, apoio aéreo e tecnologia’’, ressaltou Marcos Rocha.

Durante o período mais tenso, enquanto a tropa estadual canalizava esforços nos residenciais, o que naquele primeiro momento demanda uma investida mais forte, o governador foi à procura de apoio das tropas vizinhas e da Força Nacional para manutenção da ordem pública na cidade. Marcos Rocha foi atendido e recebeu tropas do Mato Grosso, Amazonas e Acre, além de apoio de patrulhamento aéreo. Conseguiu também junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública, a tropa federal, mobilizada para atuar no estado por 90 dias.

Programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura” do Governo de Rondônia combate criminalidade

PROGRAMA DO ESTADO

A atuação no Orgulho do Madeira faz parte do programa do governo do estado para fazer frente à criminalidade, e especialmente facções, o programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e executado com apoio integrado de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

O trabalho de demonstração de força, definido como fase 1 do programa, teve início pelo residencial Morar Melhor, em 26 de dezembro de 2024, e esse ano se estendeu ao Orgulho do Madeira; ambos em Porto Velho, e com presença de facções, mas o objetivo do governo de Rondônia é replicar o trabalho em todas as habitações sociais do estado, gradativamente.

A intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene

DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES

O governador assegurou recurso no orçamento 2025 para garantir a permanência da Polícia Militar no Orgulho do Madeira e Morar Melhor para que sejam mantidas e fortalecidas, assim como o enfrentamento à criminalidade em todo o estado. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar e diretor de Comunicação, tenente-coronel Renato Suffi, a PMRO está cumprindo a determinação governamental e patrulha diuturnamente nos residenciais, e a intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene.

‘‘As fiscalizações no Morar Melhor e Orgulho do Madeira continuam, e a intenção é devolver a dignidade aos moradores e contribuir para a melhoria significativa da comunidade que ali vive. Estamos com policiamento ostensivo 24 horas. “O êxito já está acontecendo”, destacou.

Para o comandante-geral da PMRO coronel Regis Braguin, os números deixam claro que o empenho de cada militar envolvido na missão contribuiu para o alcance de números positivos na redução dos crimes, e as pessoas, que antes eram impedidas pelos criminosos de passarem informações à Polícia Militar, agora já estão fazendo notificações, o que é muito proveitoso e importante para promover a justiça e paz social. “A população foi fundamental nos resultados alcançados, o que pedimos é que continuem nos apoiando, pois nós vamos continuar o nosso trabalho”, afirmou o comandante.

No Morar Melhor, além do patrulhamento policial, também há a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da unidade móvel da Defensoria Pública do Estado. Apartamentos ocupados por criminosos foram lacrados pela Polícia Civil e devem passar por um processo de regularização. O mesmo também deve acontecer no Orgulho do Madeira.

APARATO DO ESTADO E PREFEITURA

Paralelamente à intensificação da presença das forças policiais nos residenciais, o governo de Rondônia e parceiros deram também início para uma nova fase, ainda em janeiro, de articulação para transformar esses locais em ambientes dignos. Tanto o Morar Melhor quanto o Orgulho do Madeira estão recebendo ações de cidadania, e novas políticas públicas são articuladas.

A ideia é levar aparato de ações e serviços públicos do governo de Rondônia, Prefeitura e de todo o Estado para dentro dos residenciais. “É com investimento e união de diversas secretarias e instituições que Rondônia fará frente da forma mais adequada à criminalidade. Já é possível verificar crianças brincando seguras nas ruas e acima de tudo com olhares esperançosos. Isso é motivador, pois a realidade está sendo mudada de forma positiva na vida de milhares de pessoas”, ressaltou Marcos Rocha.

Um mês após a entrada da força policial no Orgulho do Madeira, governo de RO apresenta redução de crimes e garante manutenção da PMRO.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

O menino João Marcos Leal de Assis, de 12 anos, foi localizado sem vida dentro de um açude após sair para andar a cavalo por volta das 11h.
18
PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FALAÊ PODCAST: Lucenildo Silva de Carvalho no centro da conversa

empreendedor e autor, mostrando como suas vivências moldam projetos educacionais e conteúdos voltados ao crescimento pessoal, espiritual e profissional.
L
Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

O Pacto pela Democracia, coalizão de mais de 200 organizações, alerta o Senado para os riscos institucionais da proposta, criticando a falta de debate e a “anistia improvisada” a indivíduos ligados a ataques à democracia.
L
STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

A Operação Polígrafo aponta esquema criminoso na compra de testes rápidos sem registro na Anvisa, envolvendo ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; MP pede ressarcimento de mais de R$ 2 milhões ao erário.
10
Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Segundo informações apuradas, o táxi vinha de uma vila próxima ao município de Nova Mamoré.
10
Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

A vítima sofreu ferimentos graves e recebeu atendimento emergencial, sendo encaminhada rapidamente ao Hospital João Paulo II.
12
FICCO/RO prende investigado por estelionato e falsificação de documentos em Porto Velho

FICCO/RO prende investigado por estelionato e falsificação de documentos em Porto Velho

Prisão preventiva foi cumprida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) contra investigado que causou prejuízo de mais de R$ 1 milhão com golpes no Ceará.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.