DOMINGO, 28/12/2025

Em destaque

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

Por Vanessa Moura\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho
Fotos: Frank Néry, Nilson Santos e Arquivo Secom

Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade.

De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o que sinaliza o novo momento que está a Capital de Rondônia. A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

‘‘Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na segurança pública da nossa querida cidade de Porto Velho, vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Sintam-se abraçados e reconhecidos por todos os cidadãos”, evidenciou uma moradora, que expressou sua gratidão através de carta enviada ao governo de Rondônia.

Um ambiente mais digno e seguro

PRONTA RESPOSTA

O Orgulho do Madeira possui mais de 4 mil habitações, é o maior residencial popular de Rondônia. No local, a PMRO identificou a presença de faccionados que oprimiam os moradores, invasão dos apartamentos, a existência de Tribunal do Crime e do toque de recolher. No momento em que as forças policiais adentraram no residencial, os criminosos realizaram ataques ao transporte público e a patrimônios como represália, além de atentarem contra as guarnições da Polícia Militar, disparando contra viatura que patrulhava a área.

As forças policiais atuaram prontamente de forma, ainda mais enérgica, e ficou em evidência que a força policial superou a investida criminosa, com diversas prisões, apreensões de drogas, armas e veículos, além de óbitos dos que investiram contra policiais. O restabelecimento da paz social foi realizado em um tempo considerado recorde, se comparado a outros estados que também enfrentaram situação semelhante.

Segundo o subcomandante regional de policiamento 1 – CRP I da Polícia Militar, tenente-coronel Wilton Nascimento Amorim, a junção de esforços das forças policiais atuou de forma rápida para trazer paz social. “Uma crise como essa aconteceu não faz muito tempo, em outro estado, e durou quase 50 dias, e aqui em 15 dias conseguimos vencer a situação. Os indivíduos que ameaçam a paz social recuaram, houve muitas prisões, e até óbitos daqueles que investiram contra policiais durante abordagens, o que não era o que queríamos, mas estamos preparados para o combate, e conseguimos promover o retorno da normalidade para o bem-estar social.’’

PMRO destaca que decisões de governança foram essenciais ao êxito da missão

GOVERNANÇA E ESTRATÉGIAS

Por trás da agilidade da Polícia Militar entraram em cena as articulações do governador Marcos Rocha, que mesmo em férias, estabeleceu reuniões madrugada adentro, com a Sesdec e o Comando-Geral da PMRO, para definir as estratégias de inteligência contra os faccionados. Ficando definido que, diante da preparação técnica e do aparato policial, a própria tropa do estado, com a união do efetivo da Capital e de outros municípios, seriam responsáveis pelo enfrentamento às facções nos residenciais, como permanece acontecendo. Além de envolver a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal.

‘‘O Estado tem se mostrado forte contra as facções porque ficamos esses últimos anos, investindo em treinamento dos policiais, inclusive para atuar em ambientes confinados como são os residenciais populares; com valorização da tropa; viaturas modernas, coletes adequados, armas usadas nos países de primeiro mundo, e ainda com inteligência, apoio aéreo e tecnologia’’, ressaltou Marcos Rocha.

Durante o período mais tenso, enquanto a tropa estadual canalizava esforços nos residenciais, o que naquele primeiro momento demanda uma investida mais forte, o governador foi à procura de apoio das tropas vizinhas e da Força Nacional para manutenção da ordem pública na cidade. Marcos Rocha foi atendido e recebeu tropas do Mato Grosso, Amazonas e Acre, além de apoio de patrulhamento aéreo. Conseguiu também junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública, a tropa federal, mobilizada para atuar no estado por 90 dias.

Programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura” do Governo de Rondônia combate criminalidade

PROGRAMA DO ESTADO

A atuação no Orgulho do Madeira faz parte do programa do governo do estado para fazer frente à criminalidade, e especialmente facções, o programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e executado com apoio integrado de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

O trabalho de demonstração de força, definido como fase 1 do programa, teve início pelo residencial Morar Melhor, em 26 de dezembro de 2024, e esse ano se estendeu ao Orgulho do Madeira; ambos em Porto Velho, e com presença de facções, mas o objetivo do governo de Rondônia é replicar o trabalho em todas as habitações sociais do estado, gradativamente.

A intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene

DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES

O governador assegurou recurso no orçamento 2025 para garantir a permanência da Polícia Militar no Orgulho do Madeira e Morar Melhor para que sejam mantidas e fortalecidas, assim como o enfrentamento à criminalidade em todo o estado. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar e diretor de Comunicação, tenente-coronel Renato Suffi, a PMRO está cumprindo a determinação governamental e patrulha diuturnamente nos residenciais, e a intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene.

‘‘As fiscalizações no Morar Melhor e Orgulho do Madeira continuam, e a intenção é devolver a dignidade aos moradores e contribuir para a melhoria significativa da comunidade que ali vive. Estamos com policiamento ostensivo 24 horas. “O êxito já está acontecendo”, destacou.

Para o comandante-geral da PMRO coronel Regis Braguin, os números deixam claro que o empenho de cada militar envolvido na missão contribuiu para o alcance de números positivos na redução dos crimes, e as pessoas, que antes eram impedidas pelos criminosos de passarem informações à Polícia Militar, agora já estão fazendo notificações, o que é muito proveitoso e importante para promover a justiça e paz social. “A população foi fundamental nos resultados alcançados, o que pedimos é que continuem nos apoiando, pois nós vamos continuar o nosso trabalho”, afirmou o comandante.

No Morar Melhor, além do patrulhamento policial, também há a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da unidade móvel da Defensoria Pública do Estado. Apartamentos ocupados por criminosos foram lacrados pela Polícia Civil e devem passar por um processo de regularização. O mesmo também deve acontecer no Orgulho do Madeira.

APARATO DO ESTADO E PREFEITURA

Paralelamente à intensificação da presença das forças policiais nos residenciais, o governo de Rondônia e parceiros deram também início para uma nova fase, ainda em janeiro, de articulação para transformar esses locais em ambientes dignos. Tanto o Morar Melhor quanto o Orgulho do Madeira estão recebendo ações de cidadania, e novas políticas públicas são articuladas.

A ideia é levar aparato de ações e serviços públicos do governo de Rondônia, Prefeitura e de todo o Estado para dentro dos residenciais. “É com investimento e união de diversas secretarias e instituições que Rondônia fará frente da forma mais adequada à criminalidade. Já é possível verificar crianças brincando seguras nas ruas e acima de tudo com olhares esperançosos. Isso é motivador, pois a realidade está sendo mudada de forma positiva na vida de milhares de pessoas”, ressaltou Marcos Rocha.

Um mês após a entrada da força policial no Orgulho do Madeira, governo de RO apresenta redução de crimes e garante manutenção da PMRO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica relatada em ocorrência policial envolve agressões e tentativa de impedir ação da PM.
16
Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio atinge centro automotivo e causa destruição total.
12
Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente envolve Ford Ka e Onix na zona Leste.
12
Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente afirma temer o CV e prefere prisão.
14
Adolescente procurado pela Justiça se entrega no Departamento de Flagrantes

Adolescente procurado pela Justiça se entrega no Departamento de Flagrantes

Com mandado em aberto, adolescente se entrega após relatar ameaças de morte por facção criminosa rival.
10
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia será realizada por videoconferência neste sábado.
L
Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Trama golpista leva STF a restringir liberdade de militares e ex-assessor.
L
Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

Brigitte Bardot se despede do mundo, mas permanece eterna na memória do cinema e da causa animal

Ícone francês que marcou gerações com coragem, beleza e irreverência, a atriz deixou as telas para defender os animais e encerrou sua vida cercada de admiração, polêmicas e um legado impossível de apagar.
L

Nota de pesar: Juvino Moura Filho

Familiares e amigos se despedem de Juvino Moura Filho, ex-vereador de Costa Marques e militar reformado do Exército Brasileiro, lembrado por sua alegria, simplicidade, amor à família e dedicação à comunidade.
L

Senador Bagattoli finaliza o ano com mais de R$ 230 milhões investidos nos 52 municípios de Rondônia

Recursos incluem grandes obras na saúde e infraestrutura e apoio ao pequeno produtor e assistência social
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Coronel Chrisóstomo destaca fé e valores do ex-militar aos 91 anos.
L
Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro deve fazer novo procedimento na segunda-feira.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

complexidade política e econômica marcará 2026.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

O objetivo central da iniciativa é suprir a crescente demanda por educação inclusiva na rede pública estadual.
L
Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Política externa fortalece protagonismo e política externa reposiciona o país.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre dois veículos no bairro Lagoas mobiliza SAMU e Polícia Militar após motorista avançar sinal.
14
Homem foragido é detido com motocicleta roubada no bairro Lagoa

Homem foragido é detido com motocicleta roubada no bairro Lagoa

Suspeito de 36 anos possuía mandado de prisão em aberto e foi flagrado pela Polícia Militar pilotando veículo furtado.
10
Motoboy sofre fratura na perna após colisão entre motos no centro de Porto Velho

Motoboy sofre fratura na perna após colisão entre motos no centro de Porto Velho

Acidente entre entregador e mototaxista ocorreu na Avenida Carlos Gomes.
14
Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Suspeita pretendia entregar entorpecentes ao irmão durante visita neste sábado; o flagrante de drogas nas partes íntimas ocorreu durante inspeção eletrônica.
10
Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Acidente no bairro Lagoa envolveu duas motocicletas e deixou três feridos na tarde deste sábado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve desaparece na água e equipes fazem buscas no litoral.
L
DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

Correios receberão aporte bilionário para reestruturação financeira.
L
Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Especialista Rosângela Cidade utiliza 20 anos de experiência para transformar o posicionamento executivo e a mentora de desenvolvimento imagem e carreira eleva perfis profissionais
L
Literatura: Uma Paixão que une a Poesia e a capital Portovelhense

Literatura: Uma Paixão que une a Poesia e a capital Portovelhense

A escritora e entusiasta cultural Isiara Silva, a Zizi Modas, integra a Coletânea Porto Velho em Poesia com versos que homenageiam as raízes e o carnaval da capital.
L
AJEB Nacional elege nova diretoria e amplia representatividade da Bahia no cenário nacional

AJEB Nacional elege nova diretoria e amplia representatividade da Bahia no cenário nacional

Irislene Morato assume a presidência nacional da AJEB para o biênio 2025–2027; a eleição fortalece a presença da Bahia e do Nordeste na literatura feminina.
L

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Alunas e educadoras da Escola Barão do Solimões celebram o centenário da instituição e a cultura local em obra lançada na Assembleia Legislativa.
L
Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada entre secretarias municipais utiliza a poda de árvores para produzir adubo orgânico destinado à agricultura familiar e moradores da capital.
L

Nota de pesar: Julia Lopes de Carvalho (“Santa”)

Uma despedida marcada por fé, serenidade e gratidão pela vida de Julia Lopes de Carvalho, a querida “Santa”, que deixa um legado de amor, devoção e ensinamentos para sua família e amigos
L
Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Maior duração de órgãos editados gera esperança no xenotransplante.
L
Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Personalidade dos peixes inclui timidez e ousadia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.