SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

Por Vanessa Moura\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho
Fotos: Frank Néry, Nilson Santos e Arquivo Secom

Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade.

De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o que sinaliza o novo momento que está a Capital de Rondônia. A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

‘‘Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na segurança pública da nossa querida cidade de Porto Velho, vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Sintam-se abraçados e reconhecidos por todos os cidadãos”, evidenciou uma moradora, que expressou sua gratidão através de carta enviada ao governo de Rondônia.

Um ambiente mais digno e seguro

PRONTA RESPOSTA

O Orgulho do Madeira possui mais de 4 mil habitações, é o maior residencial popular de Rondônia. No local, a PMRO identificou a presença de faccionados que oprimiam os moradores, invasão dos apartamentos, a existência de Tribunal do Crime e do toque de recolher. No momento em que as forças policiais adentraram no residencial, os criminosos realizaram ataques ao transporte público e a patrimônios como represália, além de atentarem contra as guarnições da Polícia Militar, disparando contra viatura que patrulhava a área.

As forças policiais atuaram prontamente de forma, ainda mais enérgica, e ficou em evidência que a força policial superou a investida criminosa, com diversas prisões, apreensões de drogas, armas e veículos, além de óbitos dos que investiram contra policiais. O restabelecimento da paz social foi realizado em um tempo considerado recorde, se comparado a outros estados que também enfrentaram situação semelhante.

Segundo o subcomandante regional de policiamento 1 – CRP I da Polícia Militar, tenente-coronel Wilton Nascimento Amorim, a junção de esforços das forças policiais atuou de forma rápida para trazer paz social. “Uma crise como essa aconteceu não faz muito tempo, em outro estado, e durou quase 50 dias, e aqui em 15 dias conseguimos vencer a situação. Os indivíduos que ameaçam a paz social recuaram, houve muitas prisões, e até óbitos daqueles que investiram contra policiais durante abordagens, o que não era o que queríamos, mas estamos preparados para o combate, e conseguimos promover o retorno da normalidade para o bem-estar social.’’

PMRO destaca que decisões de governança foram essenciais ao êxito da missão

GOVERNANÇA E ESTRATÉGIAS

Por trás da agilidade da Polícia Militar entraram em cena as articulações do governador Marcos Rocha, que mesmo em férias, estabeleceu reuniões madrugada adentro, com a Sesdec e o Comando-Geral da PMRO, para definir as estratégias de inteligência contra os faccionados. Ficando definido que, diante da preparação técnica e do aparato policial, a própria tropa do estado, com a união do efetivo da Capital e de outros municípios, seriam responsáveis pelo enfrentamento às facções nos residenciais, como permanece acontecendo. Além de envolver a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal.

‘‘O Estado tem se mostrado forte contra as facções porque ficamos esses últimos anos, investindo em treinamento dos policiais, inclusive para atuar em ambientes confinados como são os residenciais populares; com valorização da tropa; viaturas modernas, coletes adequados, armas usadas nos países de primeiro mundo, e ainda com inteligência, apoio aéreo e tecnologia’’, ressaltou Marcos Rocha.

Durante o período mais tenso, enquanto a tropa estadual canalizava esforços nos residenciais, o que naquele primeiro momento demanda uma investida mais forte, o governador foi à procura de apoio das tropas vizinhas e da Força Nacional para manutenção da ordem pública na cidade. Marcos Rocha foi atendido e recebeu tropas do Mato Grosso, Amazonas e Acre, além de apoio de patrulhamento aéreo. Conseguiu também junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública, a tropa federal, mobilizada para atuar no estado por 90 dias.

Programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura” do Governo de Rondônia combate criminalidade

PROGRAMA DO ESTADO

A atuação no Orgulho do Madeira faz parte do programa do governo do estado para fazer frente à criminalidade, e especialmente facções, o programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e executado com apoio integrado de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

O trabalho de demonstração de força, definido como fase 1 do programa, teve início pelo residencial Morar Melhor, em 26 de dezembro de 2024, e esse ano se estendeu ao Orgulho do Madeira; ambos em Porto Velho, e com presença de facções, mas o objetivo do governo de Rondônia é replicar o trabalho em todas as habitações sociais do estado, gradativamente.

A intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene

DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES

O governador assegurou recurso no orçamento 2025 para garantir a permanência da Polícia Militar no Orgulho do Madeira e Morar Melhor para que sejam mantidas e fortalecidas, assim como o enfrentamento à criminalidade em todo o estado. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar e diretor de Comunicação, tenente-coronel Renato Suffi, a PMRO está cumprindo a determinação governamental e patrulha diuturnamente nos residenciais, e a intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene.

‘‘As fiscalizações no Morar Melhor e Orgulho do Madeira continuam, e a intenção é devolver a dignidade aos moradores e contribuir para a melhoria significativa da comunidade que ali vive. Estamos com policiamento ostensivo 24 horas. “O êxito já está acontecendo”, destacou.

Para o comandante-geral da PMRO coronel Regis Braguin, os números deixam claro que o empenho de cada militar envolvido na missão contribuiu para o alcance de números positivos na redução dos crimes, e as pessoas, que antes eram impedidas pelos criminosos de passarem informações à Polícia Militar, agora já estão fazendo notificações, o que é muito proveitoso e importante para promover a justiça e paz social. “A população foi fundamental nos resultados alcançados, o que pedimos é que continuem nos apoiando, pois nós vamos continuar o nosso trabalho”, afirmou o comandante.

No Morar Melhor, além do patrulhamento policial, também há a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da unidade móvel da Defensoria Pública do Estado. Apartamentos ocupados por criminosos foram lacrados pela Polícia Civil e devem passar por um processo de regularização. O mesmo também deve acontecer no Orgulho do Madeira.

APARATO DO ESTADO E PREFEITURA

Paralelamente à intensificação da presença das forças policiais nos residenciais, o governo de Rondônia e parceiros deram também início para uma nova fase, ainda em janeiro, de articulação para transformar esses locais em ambientes dignos. Tanto o Morar Melhor quanto o Orgulho do Madeira estão recebendo ações de cidadania, e novas políticas públicas são articuladas.

A ideia é levar aparato de ações e serviços públicos do governo de Rondônia, Prefeitura e de todo o Estado para dentro dos residenciais. “É com investimento e união de diversas secretarias e instituições que Rondônia fará frente da forma mais adequada à criminalidade. Já é possível verificar crianças brincando seguras nas ruas e acima de tudo com olhares esperançosos. Isso é motivador, pois a realidade está sendo mudada de forma positiva na vida de milhares de pessoas”, ressaltou Marcos Rocha.

Um mês após a entrada da força policial no Orgulho do Madeira, governo de RO apresenta redução de crimes e garante manutenção da PMRO.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brigadistas distribuem mudas e ensinam produtores a prevenir queimadas, na Agrotec

Brigadistas da ABIEFA distribuem mudas frutíferas e nativas na Agrotec 2025 e orientam produtores sobre prevenção de incêndios e recuperação ambiental em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Porto de Santos oferece parceria técnica para impulsionar o agro de Rondônia

Durante a Agrotec 2025, Sidnei Aranha defendeu investimentos na hidrovia do Rio Madeira como eixo estratégico para ampliar a logística, a competitividade e o crescimento do agro em Rondônia.
L

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Vilhena

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Vilhena

Polícia Civil prende em Vilhena homem procurado há mais de quatro anos no Paraná por estupro de vulnerável, após investigação de crime semelhante envolvendo um sobrinho.
12
Adolescentes furtam loja de artigos esportivos em Vilhena

Adolescentes furtam loja de artigos esportivos em Vilhena

Polícia Civil de Rondônia apreende três menores envolvidos em furto a estabelecimento comercial no centro de Vilhena, recuperando todos os artigos esportivos levados.
10
Homem é eletrocutado em poste ao tentar furto de fiação no centro

Homem é eletrocutado em poste ao tentar furto de fiação no centro

Jairo O. L., de 43 anos, em situação de rua, sofre descarga elétrica ao tentar furtar fiação em Porto Velho e é resgatado em estado grave na região central.
16
Homem é executado a tiros em conveniência de posto de combustível em Cujubim

Homem é executado a tiros em conveniência de posto de combustível em Cujubim

Homem foi alvejado por ao menos dez disparos e não resistiu após ser socorrido ao Hospital Municipal.
18
Jovem é presa com porções de cocaína e crack no bairro Costa e Silva

Jovem é presa com porções de cocaína e crack no bairro Costa e Silva

Polícia apreende 18 porções de drogas e controla tumulto após familiares tentarem intervir na abordagem na zona Norte de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

A palestra sobre logística na Agrotec 2025 reforçou a importância do Porto de Porto Velho e da hidrovia do Rio Madeira para o escoamento da produção regional e para novas oportunidades no agronegócio.
L

Arte, fé e madeira: pirografia de acreana brilha e emociona público na Agrotec 2025

Dryelle Vieira encontrou na pirografia um caminho de sustento, fé e superação após a pandemia e hoje expõe suas peças artesanais na Agrotec 2025, em Porto Velho.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L

Momento Agro: Edição Especial Ao Vivo da Agrotec 2025

Direto da Agrotec 2025, o programa Momento Agro deste sábado, dia 29, às 11h, traz uma edição especial.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.