SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho

A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

Por Vanessa Moura\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Com vigilância 24 horas em residenciais populares, índice de crimes diminui em Porto Velho
Fotos: Frank Néry, Nilson Santos e Arquivo Secom

Há exato um mês, no dia 13 de janeiro, o governo de Rondônia deu início a uma nova fase para a segurança pública, superando a facção criminosa que usava o residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, como um reduto para o crime. Prisões, apreensões de armas e drogas, mortes dos que resistiram à ordem policial e o restabelecimento da paz social em tempo recorde, marcaram o período. A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) permanece com patrulhamento 24 horas no local e ações de inteligência, e aponta uma histórica redução de crimes na cidade.

De acordo com o levantamento da PMRO, Porto Velho registrou uma queda abrupta de mais de 50% de roubos e furtos, em um comparativo de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, o que sinaliza o novo momento que está a Capital de Rondônia. A atuação bem sucedida da força policial de Rondônia é elogiada e reconhecida pela população.

‘‘Gostaria de expressar minha gratidão a todos os envolvidos na segurança pública da nossa querida cidade de Porto Velho, vocês são verdadeiros heróis e heroínas. Sintam-se abraçados e reconhecidos por todos os cidadãos”, evidenciou uma moradora, que expressou sua gratidão através de carta enviada ao governo de Rondônia.

Um ambiente mais digno e seguro

PRONTA RESPOSTA

O Orgulho do Madeira possui mais de 4 mil habitações, é o maior residencial popular de Rondônia. No local, a PMRO identificou a presença de faccionados que oprimiam os moradores, invasão dos apartamentos, a existência de Tribunal do Crime e do toque de recolher. No momento em que as forças policiais adentraram no residencial, os criminosos realizaram ataques ao transporte público e a patrimônios como represália, além de atentarem contra as guarnições da Polícia Militar, disparando contra viatura que patrulhava a área.

As forças policiais atuaram prontamente de forma, ainda mais enérgica, e ficou em evidência que a força policial superou a investida criminosa, com diversas prisões, apreensões de drogas, armas e veículos, além de óbitos dos que investiram contra policiais. O restabelecimento da paz social foi realizado em um tempo considerado recorde, se comparado a outros estados que também enfrentaram situação semelhante.

Segundo o subcomandante regional de policiamento 1 – CRP I da Polícia Militar, tenente-coronel Wilton Nascimento Amorim, a junção de esforços das forças policiais atuou de forma rápida para trazer paz social. “Uma crise como essa aconteceu não faz muito tempo, em outro estado, e durou quase 50 dias, e aqui em 15 dias conseguimos vencer a situação. Os indivíduos que ameaçam a paz social recuaram, houve muitas prisões, e até óbitos daqueles que investiram contra policiais durante abordagens, o que não era o que queríamos, mas estamos preparados para o combate, e conseguimos promover o retorno da normalidade para o bem-estar social.’’

PMRO destaca que decisões de governança foram essenciais ao êxito da missão

GOVERNANÇA E ESTRATÉGIAS

Por trás da agilidade da Polícia Militar entraram em cena as articulações do governador Marcos Rocha, que mesmo em férias, estabeleceu reuniões madrugada adentro, com a Sesdec e o Comando-Geral da PMRO, para definir as estratégias de inteligência contra os faccionados. Ficando definido que, diante da preparação técnica e do aparato policial, a própria tropa do estado, com a união do efetivo da Capital e de outros municípios, seriam responsáveis pelo enfrentamento às facções nos residenciais, como permanece acontecendo. Além de envolver a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal.

‘‘O Estado tem se mostrado forte contra as facções porque ficamos esses últimos anos, investindo em treinamento dos policiais, inclusive para atuar em ambientes confinados como são os residenciais populares; com valorização da tropa; viaturas modernas, coletes adequados, armas usadas nos países de primeiro mundo, e ainda com inteligência, apoio aéreo e tecnologia’’, ressaltou Marcos Rocha.

Durante o período mais tenso, enquanto a tropa estadual canalizava esforços nos residenciais, o que naquele primeiro momento demanda uma investida mais forte, o governador foi à procura de apoio das tropas vizinhas e da Força Nacional para manutenção da ordem pública na cidade. Marcos Rocha foi atendido e recebeu tropas do Mato Grosso, Amazonas e Acre, além de apoio de patrulhamento aéreo. Conseguiu também junto ao ministro da Justiça e Segurança Pública, a tropa federal, mobilizada para atuar no estado por 90 dias.

Programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura” do Governo de Rondônia combate criminalidade

PROGRAMA DO ESTADO

A atuação no Orgulho do Madeira faz parte do programa do governo do estado para fazer frente à criminalidade, e especialmente facções, o programa “Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e executado com apoio integrado de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

O trabalho de demonstração de força, definido como fase 1 do programa, teve início pelo residencial Morar Melhor, em 26 de dezembro de 2024, e esse ano se estendeu ao Orgulho do Madeira; ambos em Porto Velho, e com presença de facções, mas o objetivo do governo de Rondônia é replicar o trabalho em todas as habitações sociais do estado, gradativamente.

A intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene

DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES

O governador assegurou recurso no orçamento 2025 para garantir a permanência da Polícia Militar no Orgulho do Madeira e Morar Melhor para que sejam mantidas e fortalecidas, assim como o enfrentamento à criminalidade em todo o estado. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar e diretor de Comunicação, tenente-coronel Renato Suffi, a PMRO está cumprindo a determinação governamental e patrulha diuturnamente nos residenciais, e a intenção da corporação e do estado é criar uma estrutura para permanência sólida e perene.

‘‘As fiscalizações no Morar Melhor e Orgulho do Madeira continuam, e a intenção é devolver a dignidade aos moradores e contribuir para a melhoria significativa da comunidade que ali vive. Estamos com policiamento ostensivo 24 horas. “O êxito já está acontecendo”, destacou.

Para o comandante-geral da PMRO coronel Regis Braguin, os números deixam claro que o empenho de cada militar envolvido na missão contribuiu para o alcance de números positivos na redução dos crimes, e as pessoas, que antes eram impedidas pelos criminosos de passarem informações à Polícia Militar, agora já estão fazendo notificações, o que é muito proveitoso e importante para promover a justiça e paz social. “A população foi fundamental nos resultados alcançados, o que pedimos é que continuem nos apoiando, pois nós vamos continuar o nosso trabalho”, afirmou o comandante.

No Morar Melhor, além do patrulhamento policial, também há a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e da unidade móvel da Defensoria Pública do Estado. Apartamentos ocupados por criminosos foram lacrados pela Polícia Civil e devem passar por um processo de regularização. O mesmo também deve acontecer no Orgulho do Madeira.

APARATO DO ESTADO E PREFEITURA

Paralelamente à intensificação da presença das forças policiais nos residenciais, o governo de Rondônia e parceiros deram também início para uma nova fase, ainda em janeiro, de articulação para transformar esses locais em ambientes dignos. Tanto o Morar Melhor quanto o Orgulho do Madeira estão recebendo ações de cidadania, e novas políticas públicas são articuladas.

A ideia é levar aparato de ações e serviços públicos do governo de Rondônia, Prefeitura e de todo o Estado para dentro dos residenciais. “É com investimento e união de diversas secretarias e instituições que Rondônia fará frente da forma mais adequada à criminalidade. Já é possível verificar crianças brincando seguras nas ruas e acima de tudo com olhares esperançosos. Isso é motivador, pois a realidade está sendo mudada de forma positiva na vida de milhares de pessoas”, ressaltou Marcos Rocha.

Um mês após a entrada da força policial no Orgulho do Madeira, governo de RO apresenta redução de crimes e garante manutenção da PMRO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Colisão fatal entre carretas deixa mortos na BR 364

Colisão fatal entre carretas deixa mortos na BR 364

Uma colisão frontal envolvendo veículos de carga resultou em vítimas fatais e no bloqueio total do tráfego no quilômetro 283 da rodovia federal.
18
Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

A Polícia Civil realizou buscas na residência de Rogério S., acusado de participar de um ataque que deixou uma criança baleada na cabeça.
16
Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Uma passageira precisou de socorro médico após colisão transversal entre um Fiat Palio e uma caminhonete no cruzamento da avenida 25 de Agosto.
14
Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Dois condutores e uma passageira foram socorridos após colisão no cruzamento da avenida 25 de Agosto com a rua H, no bairro Cidade Alta.
10
Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Um veículo Ford Ecosport ficou totalmente destruído após ser consumido pelas chamas nas proximidades de uma agência bancária na região central da cidade.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Mega-Sena: prêmio de R$ 115 milhões será sorteado sábado

Mega-Sena: prêmio de R$ 115 milhões será sorteado sábado

O concurso 2.967 da Mega-Sena acontece neste sábado, com prêmio acumulado de R$ 115 milhões e apostas disponíveis até as 20h em lotéricas ou online.
L
Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L

Raposa-voadora: conheça o morcego gigante ligado ao vírus Nipah e os riscos para o Brasil

Com quase 2 metros de envergadura, o gênero Pteropus é o reservatório natural do vírus que alerta a Ásia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Homem de 60 anos com mandado de prisão emitido em Porto Velho foi localizado em Curvelândia após operação conjunta entre as polícias civis.
16
Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Um cadáver com ossos expostos foi localizado por um sitiante em um matagal na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
18
Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Um caminhoneiro de 40 anos, natural de Ouro Preto do Oeste, perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na divisa entre Mato Grosso e Rondônia.
18
PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

PRF informa cronograma de interdição na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou horários de fechamento e liberação do fluxo no quilômetro 563, trecho de acesso ao município de Cujubim.
10
Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Um homem foi detido em um supermercado no bairro Lagoinha após furtar carnes, ameaçar funcionários e causar lesões graves em dois seguranças durante uma briga.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: MERCADO REBOUCAS – LTDA

ALTERAÇÃO CONTRATUAL DE MUDANÇA DE TITULARIDADE,
L
Desaparecidos no Brasil: 3 em cada 10 são menores de idade

Desaparecidos no Brasil: 3 em cada 10 são menores de idade

O Brasil registrou em 2025 quase 24 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, e especialistas alertam que meninas lideram as ocorrências no público infantojuvenil.
L
Desaparecidos no Brasil: país teve 84,7 mil casos em 2025

Desaparecidos no Brasil: país teve 84,7 mil casos em 2025

O Brasil registrou 84,7 mil pessoas desaparecidas em 2025, média de 232 casos por dia, e especialistas alertam que a subnotificação e a violência associada ampliam a gravidade do problema.
L
Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Empreendedores têm até este sábado para solicitar entrada ou retorno no Simples Nacional, regime simplificado para MEI, micro e pequenas empresas, com pedido feito online.
L

Paulo Augusto é desclassificado do BBB 26 após violar regras de segurança

O participante foi expulso do reality após colocar em risco a integridade física de Jonas Sulzbach durante a disputa pelo Big Fone.
L
Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

A campanha Show de Prêmios Energisa já premiou 35 clientes rondonienses que pagam a conta de energia via Pix, oferecendo descontos, cartões-presente e até três anos de fatura grátis.
L
Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Nova portaria da Sema entra em vigor em fevereiro e determina autorização prévia para outdoors, cartazes e outros anúncios em vias públicas.
L

Sintonia 360: Paulo Moraes Júnior é o convidado deste sábado

O bate-papo também aborda sua transição do setor privado para a gestão pública e como sua experiência empresarial contribui para decisões mais eficientes e alinhadas às necessidades da população.
L
BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

Banco Central torna credenciamento de empresas de tecnologia mais rigoroso, amplia exigências de governança e gestão de riscos e busca reduzir vulnerabilidades após aumento de ataques cibernéticos.
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.