A política interna aplicada com o aval do presidente Luis Arce, tem dado plenos poderes ao seu ministro da Presidência, Eduardo Del Castillo del Carpio. Desde que chegou ao poder, as ações de combate aos crimes, principalmente ao narcotráfico acontecem de maneira constante, inclusive com a contribuição dos estados brasileiros que delimitam o país.

Na sexta, 06/1, o Governo da Bolívia denunciou que havia realizado uma apreensão recorde de pasta base de cocaína. Foram 8,7 toneladas do produto. A droga tinha como destino os Países Baixos. O carregamento seguia camuflado em azulejos de madeira, transportado em um caminhão.

O próprio presidente Arce publicou o registro nas suas redes sociais, ele fez questão de informar o caso aos bolivianos e a comunidade internacional. “Nosso trabalho comprometido com a Pátria está alcançando resultados históricos na luta contra o tráfico de drogas. Informamos o povo boliviano e a comunidade internacional que apreendemos 8,7 toneladas de cocaína”, disse.

Quatro pessoas foram detidas. O Governo, não tem dúvidas que elas fazem parte da Orcrim. Também foi realizado medidas de enfrentamento em domicílios. O Estado confiscou quatro imóveis. A apreensão ultrapassa os 2 bilhões de reais. É apontada como a maior da história da Bolívia.