Autor: Emerson Barbosa
As últimas imagens da rondoniense Robertha Holander, de 21 anos foram captadas, justamente pela câmera de segurança do local em que jovem trabalhava desde que se mudou de Espigão D’Oeste no ano passado para Colniza no Mato Grosso.
Na imagem, a jovem aparece se certificando de que a porta do estabelecimento estaria trancada. Em seguida, Robertha caminha alguns passos, atravessar a rua e se perder do foco da câmera, a 01h50 da madrugada da terça-feira, (27) de dezembro de 2022.
Os telefonemas e as mensagens via Whatsapp não respondidas levaram os parentes de Robertha a suspeitar do pior.
Por volta das 13h do mesmo dia, a notícia que a família não queria receber acabou se confirmando. Robertha foi encontrada morta. O corpo apresentava duas perfurações feitas por um objeto cortante na região das costas, no pescoço outro corte grave. Os indícios apontam para um assassinato, Roberta foi vítima de um feminicídio.
O corpo estava a cerca de 5 km da área urbana de Colniza, na MT-418, próximo ao Rio Posto Fiscal, distante (1.065 km da capital, Cuiabá). Segundo a testemunha que a encontrou, um homem não identificado, tinha ido ao local em busca de um pedaço de pau para colocar em uma enxada quando se deparou com a cena. O corpo totalmente despido aponta para outro crime, Robertha pode ter sido estuprada.
Tanto para a Polícia mato-grossense que investiga o caso, quanto para os familiares, quem matou Robertha não agiu sozinho. Em entrevista a um veículo de comunicação de Vilhena, um parente disse não acreditar que apenas uma pessoa possa ter cometido o crime, pois Robertha tinha 1,80 de altura e uma estatura forte.
A Polícia Civil de Colniza não tem dado maiores detalhes sobre a investigação. Também vem sendo apurado se o suspeito ou suspeitos estiveram na conveniência durante aquele dia. Para isso, imagens gravadas pela câmera de segurança estão sendo checadas.
Adepta das redes sociais, Roberta gostava de tirar fotos e postá-las. No facebook e Instagram amigos e conhecidos se despediram da jovem que amava estar em contato com a natureza e com o seu cão, um poodle de nome Stuart.