DOMINGO, 15/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Agro

Prefeito Léo Moraes lança programa inovador voltado à transformação da agricultura familiar

O programa levará maquinários para a zona rural e distritos​, com apoio técnico e custo acessível

Por João Paulo Prudêncio |SMC|PMPV - 010

Publicado em 

Prefeito Léo Moraes lança programa inovador voltado à transformação da agricultura familiar - News Rondônia
Fotos: Leandro Morais

Um programa inédito, voltado ao fortalecimento da infraestrutura nas propriedades rurais de Porto Velho, foi anunciado nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Léo Moraes. Trata-se do “Porteira Adentro 2025”, iniciativa que levará apoio técnico e soluções acessíveis para facilitar a vida dos produtores rurais do município, prometendo impulsionar o desenvolvimento do setor agrário.

“Tem muito produtor que quer melhorar sua terra, mas não consegue porque o custo é alto. Mas a ajuda chegou com o programa Porteira Adentro. Será hora/máquina dentro da sua área rural, com apoio técnico e custo acessível. Até 80% mais barato”, disse o prefeito Léo Moraes.

Estipulado pela Lei Municipal nº 2.545/2018​ e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric)​, o programa disponibilizará suporte técnico com maquinário e transporte para os produtores da agricultura familiar, garantindo maior estrutura às atividades rurais.

Serão oferecidos serviços como terraplanagem para construção de galpões, pocilgas, estábulos e casas rurais; preparo do solo com destoca, gradagem e aração; aterramento de currais e logradouros; e recuperação de estradas dentro das propriedades.

Prefeito Léo Moraes lança programa inovador voltado à transformação da agricultura familiar - News RondôniaPrograma disponibilizará suporte técnico com maquinário e transporte para os produtores da agricultura familiar

Patrulhas mecanizadas compostas por retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões (basculante e de carga seca), tratores com calcareadeira, adubadeira e plantadeira, entre outros, ficarão à disposição dos produtores.

Ainda de acordo com o prefeito Léo Moraes, os moradores da zona rural de Porto Velho, além dos distritos, estão aptos a participarem desse programa, bastando apenas cumprir os critérios estabelecidos para a inscrição no projeto.

“Os atendimentos acontecerão tanto na zona rural de Porto Velho, num raio de até 100 quilômetros do núcleo urbano, quanto nos distritos de União Bandeirantes, Rio Pardo e Ponta do Abunã, num raio de até 50 quilômetros. É importante destacar que não serão atendidas propriedades situadas em áreas protegidas por lei”, afirmou o prefeito Léo Moraes.

Prefeito Léo Moraes lança programa inovador voltado à transformação da agricultura familiar - News RondôniaPatrulhas mecanizadas ficarão à disposição dos produtores

Podem participar produtores rurais que atendam aos seguintes requisitos: cadastro atualizado junto à Semagric, comprovação de posse ou propriedade de até quatro módulos rurais e Inscrição no Cadastro do Agricultor Familiar (CAF). Cada produtor tem um limite de uso por máquina, variando entre 5 a 8 horas ou de 100 a 500 km, dependendo do serviço. Os resultados preliminares das vistorias serão divulgados quinzenalmente, com a primeira publicação prevista para o dia 21 de abril.

A execução do “Porteira Adentro 2025” vai até o dia 31 de outubro. As informações ficarão disponíveis tanto no mural físico da Semagric quanto no portal eletrônico da secretaria.

Para saber como utilizar o programa, o produtor pode ter mais informações na sede da Semagric, localizada na rua Mário Andreazza, 8072, bairro JK II, ou pelo WhatsApp (69) 99208-4091.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produção de carnes no Brasil deve superar 31 milhões de toneladas em 2025, segundo Conab

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
L

Exportações de café de Rondônia batem recorde e consolidam o estado no mercado internacional

Rondônia possui 48 mil hectares e produção superior a 2,8 milhões de sacas de café robusta.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Governo Federal reforça ações para equilibrar mercado do arroz e proteger renda de produtores

Objetivo central é garantir que produtores de diversas regiões mantenham a viabilidade econômica, ao mesmo tempo em que se assegura o abastecimento da população com preços acessíveis
L

Governo de RO incentiva cultivo sustentável de urucum com foco em tecnologias e manejo adequado

Urucum, alternativa de renda e sustentabilidade no Cone Sul.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab contrata frete para remoção de 2,5 mil toneladas de milho para ProVB

O milho tem origem em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e será entregue nos municípios de Camargo e Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conheça o seu Exército: civis vivem rotina militar na Amazônia

Estágio promovido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva ensina técnicas de adaptação e aproxima sociedade da vida militar
L

Festa centenária da Igreja de Santo Antônio exalta fé, cultura e tradição

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local
L
Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
L

Momento Agro | Entrevista Alyson Dheep Oliveira Rover, Empresário

Neste sábado, no Momento Agro Especial, recebemos Alyson Dheep Oliveira Rover, idealizador da Granja Campo Verde, parte do Grupo Rover, para falar sobre inovação na agropecuária sustentável em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Recuperação do Ramal de Fortaleza do Abunã é iniciada após pedido do vereador Márcio Pacele

Os serviços em execução incluem patrolamento, cascalhamento e recuperação dos pontos críticos, melhorando as condições de tráfego e garantindo mais segurança para todos.
L
Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e todos os anos encaminha recursos para as entidades
L

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferida em acidente entre carros no centro de Porto Velho

A motorista do Prius, que estava sentindo dores, foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para a UPA Sul.
10

Moto aplicativo e passageira sofrem fratura em colisão com ciclista embriagado

Segundo testemunhas, o ciclista, que estaria embriagado, atravessou na frente da moto, causando a colisão. Com o impacto, o piloto e a passageira caíram.
10

Casal fica ferido em acidente com capotamento na capital

As vítimas foram socorridas com ferimentos.
12

Morre eletricista vítima de descarga elétrica e queda de telhado

Na ocasião o rapaz trabalhava no telhado, quando levou um choque e caiu de vários metros de altura
18
Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito de 20 anos usando uma chave micha, teria furtado o veículo na Avenida Campos Sales com Rua Jaci-Paraná, bairro Mocambo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Audiência na Justiça do Trabalho sela acordo para realização de eleições livres de democráticas no SINDMOTO

Um dos pontos mais importantes do acordo entre as chapa 1 e chapa 2 foi o de desconstituir a Junta Governativa que estevava à frente do SINDMOTO até a data da Audiência
L
Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

A Audiência Pública ocorrerá no dia 17 de junho, das 8h às 10h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
L
Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Leão XIV defendeu ainda o compromisso de um mundo mais seguro
L
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

LUME – A Floresta das Perguntas é uma fábula filosófica escrita para crianças e adolescentes, mas que também toca adultos que ainda carregam dúvidas no bolso. A obra, lançada de forma independente, já está disponível para compra no Clube de Autores.
L
TV Brasil lança minidocumentário "Vidas em Jogo" sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

TV Brasil lança minidocumentário “Vidas em Jogo” sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

Produção será lançada no Youtube neste sábado (14)
L
Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em "The Last of Us", mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em “The Last of Us”, mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

A pesquisa, realizada por especialistas em fungos das universidades de Manchester, Escola de Medicina Tropical de Liverpool e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, foi divulgada no início de maio.
L
FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

A obra, publicada pela Editora Leader, reúne histórias inspiradoras de executivas negras que atuam em ambientes de tomada de decisão, como conselhos de administração e conselhos fiscais.
L
Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Aproximadamente, 100 aves apresentaram sinais da doença
L
Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou, nesta sexta-feira (13), que o governo pretende devolver os valores para todos que foram lesados.
L
Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Concorra a até R$ 30 mil, capacitação, missão e mentoria para impulsionar a sua história. Veja o passo a passo para concorrer.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.