QUINTA-FEIRA, 20/11/2025

Em destaque

Fake Hopes: Polícia Federal deflagra operação de combate à promoção de migração ilegal em Rondônia

Operação “Fake Hopes” cumpre 06 Mandados de Busca e Apreensão no estado de Rondônia contra suspeitos de intermediar migração ilegal para os EUA.

Publicado em 

Autor: Assessoria PF

Operação “Fake Hopes” cumpre 06 Mandados de Busca e Apreensão no estado de Rondônia contra suspeitos de intermediar migração ilegal para os EUA Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (08/11/2022), a Operação Fake Hopes, cujo objetivo é desarticular um grupo criminoso dedicado ao contrabando de migrantes de Rondônia para os Estados Unidos da América (EUA).


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 30 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO contra 06 alvos, sediados em Ji-Paraná/RO, Ouro Preto do Oeste/RO, Vale do Paraíso/RO e Porto Velho/RO.

As investigações tiveram início em maio do corrente ano a partir da prisão em flagrante de uma rondoniense que apresentou documento falso na Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná/RO, com o objetivo de expedir passaporte de seu filho e, sem autorização do outro genitor do menor, migrar com ele ilegalmente para os EUA, valendo-se dos serviços dos denominados “coiotes”.

Instaurado o Inquérito Policial, as diligências investigativas apontaram a materialidade, a autoria e as circunstâncias, não só em torno da falsificação do documento apresentado, como também dos responsáveis pela promoção de migração ilegal almejada, sendo apurados vínculos de uma empresa do ramo de turismo sediada em Ji-Paraná/RO com diversas pessoas que viajaram para o exterior e não constam com retorno ao Brasil registrado nos sistemas.

A partir de análise de dados oriundos de cooperação policial com a Homeland Security Investigations (HSI), Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA, foi possível estabelecer relação entre a mesma empresa investigada e aproximadamente 150 (cento e cinquenta) brasileiros (todos com último domicílio declarado em Rondônia) que foram detidos ao tentarem ingressar ilegalmente em solo estadunidense através da fronteira com o México, principalmente nas cidades de Yuma (Arizona), San Diego (Califórnia) e El Paso (Texas).

A viabilização da entrada ilegal de brasileiros em país estrangeiro visava a obtenção de vantagem econômica, sendo identificado no decorrer da apuração que alguns dos alvos detêm, inclusive mediante ocultação de propriedade em nome de terceiros, patrimônio totalmente incompatível com os rendimentos lícitos registrados, possivelmente resultante dos altos valores pagos aos criminosos responsáveis pela logística de entrada de brasileiros no exterior.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa e promoção de migração ilegal, além de delitos de lavagem de capitais e de falsidade documental, cujas penas somadas podem chegar a 24 (vinte e quatro) anos de prisão, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados a partir do cumprimento das medidas cautelares.

O nome da operação é uma referência às falsas esperanças geradas pelos criminosos naqueles que se aventuram pelos campos da migração ilegal, muitos dos quais expostos a diversos riscos à integridade física e psíquica durante a travessia e a permanência ilegal em solo estrangeiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

 Polícia estoura boca de fumo em distribuidora e prende traficante durante ação do sgt Machado

A operação do setor 14 prendeu um traficante em uma distribuidora usada como boca de fumo e apreendeu drogas no bairro Socialista.
14
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programação Cine Araújo Porto Velho: filmes para curtir no feriado e fim de semana

A programação Cine Araújo Porto Velho traz estreias, horários atualizados e opções para toda a família, ideal para aproveitar o feriado prolongado com entretenimento e promoção no News Rondônia.
L

Associação Folclórica e Cultural Boi Bumbá Malhadinho repudia as mensagens transfóbicas contra à artista Gabriela Guarani

Com o título de campeão do Festival Folclórico de Boi Bumbá de Guajará-Mirim de 2025, o boi “Malhadinho”, agora tricampeão, traz à tona um episódio lamentável ocorrido durante o maior festival de bumbás de Rondônia.
L

Dia da Consciência Negra, história, significado e legado de luta

O Dia da Consciência Negra reforça a importância da memória, celebra a resistência do povo negro e destaca a urgência de enfrentar o racismo estrutural que ainda afeta milhões de brasileiros.
L

Dr. Marcelo Almeida apresenta técnica de abdominoplastia sem cortes ao redor do umbigo

Técnica exclusiva da Clínica Marcelo Almeida utiliza tecnologia avançada, menos trauma cirúrgico e preservação estética do umbigo para entregar um abdômen mais firme, definido e natural.
L

Nota de pesar: Maria Netinha do Nascimento

Familiares e amigos se despedem de Maria Netinha do Nascimento, a querida vozinha de Candeias do Jamari, lembrada pelo carinho, bom humor, vida ativa no Centro do Idoso e amor incondicional dedicado a todos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Pensão para filhos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga em dezembro

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
L
Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli, afastado do cargo por suspeita de corrupção, teve a ação suspensa por decisão do ministro do STF para garantir o acesso da defesa a relatórios do Coaf.
L
Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Atletas policiais de Rondônia recebem homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Voto de louvor proposto pela deputada Dra. Taíssa reconhece 27 atletas que representaram o estado em competição internacional
L
Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Emenda parlamentar garante tendas e nova estrutura para a Feira de Nova Brasilândia

Investimento de R$ 332 mil, destinado pela deputada Drª Taíssa, fortalece a agricultura familiar no município
L
Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Deputada Dra. Taíssa defende direitos de produtores rurais tratados como invasores

Parlamentar reforça que famílias com títulos definitivos não podem ser removidas de áreas onde vivem há décadas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

Motociclista morre após acidente na Imigrantes em Porto Velho

O acidente na Imigrantes deixou Marcos Bruno Ribeiro morto após colisão contra uma árvore no canteiro central.
18
Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

Polícia prende traficante e captura foragido em operação comandada pelo sgt Machado

A prisão de traficante no Beco da Getúlio, no centro, ocorreu após denúncias anônimas e levou também à detenção de um foragido.
16
Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Polícia estoura boca de fumo na Aristides Haefener e prende homem de 25 anos na zona Leste

Ação integrada no Tancredo Neves apreende drogas, TVs furtadas e detém adolescente de 15 anos.
10
Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Motoboy quebra o braço em grave acidente no centro

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo.
14
Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na Raimundo Cantuária

Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na Raimundo Cantuária

Motociclista trafegava na contramão quando bateu de frente com carro de aplicativo na região central de Porto Velho
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Produção rondoniense “Há Sinais”, dirigida por Édier William e produzida por Chicão Santos, será exibida no dia 27 de novembro no Tapiri, com entrada gratuita.
L
FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

FACER recebe Voto de Louvor da Assembleia Legislativa durante sessão solene em Guajará-Mirim

A FACER foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Rondônia com um Voto de Louvor que reconhece sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da economia do Estado.
L
UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

A UNIR abriu inscrições para a Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade, com vagas gratuitas e formação presencial no campus de Porto Velho.
L
Conab doa 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias em Belém

Conab doa 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias em Belém

A Conab fará nesta quinta-feira, 20/11, a entrega de 14 toneladas de alimentos para cozinhas solidárias de Belém e da Região Metropolitana, incluindo o grupo Mãos de Mulheres, de Ananindeua.
L
MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

MPRO apresenta ações de proteção climática na COP30

O Ministério Público de Rondônia destacou na COP30 iniciativas de adaptação e mitigação que reforçam a defesa da Amazônia e ampliam a resposta a eventos extremos.
L
O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

O negro bem-sucedido tem preconceito de mulheres negras?

A preferência de homens negros financeiramente ascensos por mulheres brancas revela tensões entre identidade racial, percepção social e padrões de beleza internalizados.
L
Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

Governo lança plataforma digital para crédito verde a pequenos negócios na COP30

O Empreender Clima oferece crédito com juros reduzidos, capacitação e pré-enquadramento no Fundo Clima para micro e pequenos empreendedores.
L
G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

G20 discute beneficiamento de minerais críticos em seus países de origem

O bloco das maiores economias deve aprovar texto sobre minerais críticos que privilegia o processamento nas nações extratoras, um avanço para o Sul Global na Cúpula de Líderes do G20 que ocorre neste fim de semana na África do Sul.
L
Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Convenções da ONU buscam ações convergentes na COP30 para clima, biodiversidade e desertificação

Tratados criados na Eco92 no Rio de Janeiro iniciam em Belém um trabalho de integração para superar a fragmentação de planos e métricas, visando maior efetividade no combate às mudanças climáticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.