Autor – Redação News Rondônia
Na sexta-feira (17) foi divulgado um relatório do Centro de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc-CPT) que revelou que nos últimos três anos, 15 pessoas foram assassinadas em Rondônia por causa de conflitos no campo.
Imagem/Reprodução Infoamazonia – Julia Dolce/ Editada por News Rondônia
De acordo com os dados do relatório do CPT, no ano de 2021, Rondônia foi o estado com maior número de assassinatos em decorrência de conflitos no campo. Ao todo foram cerca de 11 homicídios. Em 2022, até 9 de maio ocorreram três assassinatos, sendo um em Machadinho D'Oeste e os outros dois no distrito de Nova Mutum, na capital do estado.
CPT afirma que os números de assassinatos em decorrência de conflitos no campo estão ocorrendo, devido, falhas do poder público e que o relatório realizado está aí para mostrar um parâmetro que ajude nas apurações dos conflitos agrários. O Centro disse ainda que a luta violenta por terras só deve diminuir com políticas públicas efetivas.
A cidade de Porto Velho é a região que tem mais conflitos no campo no estado de Rondônia, entretanto, o distrito de Nova Mutum é vista como uma das mais violentas, segundo relatório da Comissão Pastoral da Terra.
Em 2021, ocorreu uma operação policial no distrito de Nova Mutum, na qual, terminou com a morte de três trabalhadores sem-terra e cinco pessoas desaparecidas. Esse caso foi considerado um massacre para CPT, em vista, que a mesma considera como massacre toda ocorrência de violência em que três ou mais pessoas são assassinadas.