Anderson Nascimento
Jornalismo Investigativo do Newsrondonia
Duas mortes e uma mesma data: 25 de maio.
GEORGE FLOYD
E foi assim que no dia 25 de Maio de 2020, o americano George Floyd, de 40 anos foi assassinado pela Polícia Minneapolis, nos EUA.
Foto: Reprodução Redes Sociais
A vítima morreu asfixiado. Minutos antes, clamava repentinamente que não conseguia respirar. Floyd chegou até mencionar "não me mate", mas o policial ignorou o apelo e continuou com o peso do corpo e joelho no pescoço da vítima por nove minutos, até que parasse de respirar, indo a óbito.
O crime em si gerou indignação e uma onda de protesto ao redor do mundo justamente após um morador mostrar o exato momento em que Floyd fazia as súplicas por sua vida.
GENIVALDO
Lamentavelmente, após exatos dois anos deste crime que chocou o mundo, nos deparamos com uma situação semelhante. O brasileiro, Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu em Umbaúba (SE) após ser imobilizado por três Policiais Rodoviários Federais e ser colocado dentro do porta-malas de uma viatura.
Foto: Genivaldo de Jesus Santos / Momento que bomba de gás explode dentro da viatura
Em um vídeo, também gravado por pessoas que passavam no local, mostra o exato momento em que os policiais abordam a vítima que estava em uma motocicleta. Um sobrinho da vítima informou que o tio sofria de distúrbios mentais:
“Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse."
De acordo com este sobrinho, mesmo tentando um diálogo com os policiais, fizeram o uso de spray de pimenta e o colocaram dentro do porta-malas da viatura.
“Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde", afirmou.
O QUE DIZ A PRF?
Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.