Na manhã desta quarta-feira (17) policiais civis de Rondônia começaram o dia cassando envolvidos em crimes contra o patrimônio público, principalmente no roubo de aparelhos de telefone celulares.
A operação intitulada do francês Voleur (ladrão) mira o cumprimento de 1000 mandados judiciais em todo o país. No Estado de Rondônia são 162 ordens judiciais, entre prisões e busca e apreensão.
O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso e vice-presidente do CONCPC, Mário Dermeval Aravéchia de Resende, declarou “que a ação trata-se de um esforço investigativo das polícias judiciárias estaduais na repressão dos crimes que implicam na sensação de segurança da população, como os roubos e furtos”.
Ainda segundo informações, a operação tem como foco o cumprimento de medidas cautelares referentes a crimes praticados em residências, estabelecimentos comerciais, veículos de transporte coletivo e estabelecimentos bancários.
Dados estatísticos emitidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp-ce), revela que as ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) chegaram a 40.418 entre os meses de janeiro a outubro de 2021. No início do ano o número foi de 4.771, seguido por uma diminuição em fevereiro, de 4.292.
Em março também houve queda para 3.663, mas em abril um pequeno aumento de 3.708. Em maio o número subiu novamente para 4.108. Em junho houve queda para 3.897 e julho subiu para 4.008. Agosto foram 4.086 e setembro 3.897. O último mês contabilizado, em outubro, contabilizou 3.994.