QUARTA-FEIRA, 10/09/2025
Publicidade
SICRED

CASO HENRY: Mãe de Henry muda versão sobre morte do filho e diz que Jairinho é violento

Monique Medeiros escreveu relato de 29 páginas na cadeia sobre o relacionamento com Jairinho, suspeito de matar a criança.

Publicado em 

CASO HENRY: Mãe de Henry muda versão sobre morte do filho e diz que Jairinho é violento - News Rondônia

Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, escreveu na cadeia uma carta de 29 páginas com uma nova versão para os fatos investigados pela polícia. Na carta, Monique muda de lado e acusa Jairinho, a quem defendeu no inquérito e em declarações públicas. Agora, Monique diz que o vereador é um homem dominador e violento, e que se sentiu ameaçada por ele. O Fantástico teve acesso com exclusividade a esse novo relato.

“De madrugada, ele me acordou dizendo para eu ir até o quarto, que ele pegou o Henry no chão, o colocou na cama e que meu filho estava respirando mal”, diz um trecho da carta.

CASO HENRY: Mãe de Henry muda versão sobre morte do filho e diz que Jairinho é violento - News Rondônia

Monique acusa Jairinho de ser um homem possessivo e descontrolado. Ela descreve uma rotina de ciúmes e violência ao lado de Jairinho. E diz que foi ameaçada.

“Eu tentava a todo custo me afastar e me desvincular dele, mas fui diversas vezes ameaçada e minha família também", relata outro trecho da carta.

Monique e o vereador Jairo de Souza Santos são suspeitos do homicídio duplamente qualificado de Henry Borel, de 4 anos, filho dela. A primeira versão de Monique foi apresentada em depoimento à polícia 10 dias após a morte de Henry. Foram 12 horas na delegacia, ela tirou uma selfie e foi embora de mãos dadas com Jairinho.

Na época, na polícia, Monique disse "não acreditar que Jairinho tenha feito qualquer coisa contra seu filho e que a relação entre eles era boa e ele sempre tentava cativar o amor de Henry". Agora, Monique conta outra história e que rompeu com o vereador.

Hugo, Thaise e Thiago assumiram a defesa de Monique depois que ela foi presa. Eles conversaram com o Fantástico.

Fantástico: Por que só agora a Monique está contando essa nova versão?

Thiago Minagé: A Monique a todo momento ela sempre estava com alguém, nunca esteve sozinha, no sentido de ter a liberdade de poder falar aquilo que ela teria a dizer, precisava dizer.

Fantástico: Como ela foi convencida a proteger o Jairinho, e aderir a essa primeira versão apresentada no primeiro depoimento?

Hugo Novais: Passa por todo histórico e desenvolvimento do relacionamento abusivo que Monique tinha com Jairinho. Após a trágica morte de seu filho, Monique também permaneceu manipulada por ele, dizendo que ela não poderia ter condições de contratar um advogado, que os dois sairiam juntos daquela situação, mas sempre com intuito de protegê-lo, e fazer com que Monique estivesse naquela cena do crime.

Em um trecho da carta, Monique diz:

"Meus pais são pessoas boas, humildes, com caráter, mas não têm outro lugar para ficar. Temo pela vida deles!".Eu tentava a todo custo me afastar e me desvincular dele, mas fui diversas vezes ameaçada e minha família também."

Em outro trecho, Monique afirma que Jairinho pediu que ela apagasse fotos das redes sociais e bloqueasse amigos homens.

"Jairinho começou a ter ciúme de eu ir na academia e até colocou gente pra me seguir e tirar foto de mim malhando pra saber com qual roupa eu estava indo treinar. Aí os ciúmes foram só piorando."

Nessa época, Monique estava se divorciando de Leniel, o pai de Henry: "Só que o divórcio demora. Eu estava sendo pressionada e ele [Jairinho] estava brigando muito comigo. Passei a ter crises de ansiedade com tantas cobranças e picos de pressão e ele começou a me receitar um ansiolítico e remédio para dormir."

Monique afirma que, em dezembro de 2020, irritado porque ela tinha dormido e não atendido a uma ligação dele, Jairinho invadiu a casa da família dela, em Bangu.

"Lembro de ser acordada no meio da madrugada, sendo enforcada enquanto eu dormia na cama ao lado do meu filho… Quase sem ar, ele jogou telefone em cima de mim, perguntando, me xingando e me ofendendo. Ou seja, ele invadiu minha casa, leu minhas mensagens do meu celular e por um ataque ridículo de ciúme com meu ex- marido, me enforcou dormindo. No dia seguinte ele pediu desculpas, disse que me amava muito".

As brigas e desconfianças, segundo a carta, continuaram: "Aceitava e engolia os desaforos, pois finalmente conseguia proporcionar uma vida melhor para o Henry." Em outro trecho, Monique afirma que o filho reclamou de uma agressão do padrasto.

"Henry veio correndo até a cozinha (…) dizendo que o tio tinha dado uma 'banda' nele e uma 'moca'. Fui até a sala perguntar o que tinha acontecido Jairinho disse que ele era um 'bobalhão', que segurou ele pelos braços brincando e passou a perna, mas que Henry nem caiu pois ele estava segurando-o. (…) Eu pedi que Jairinho pedisse desculpas ao meu filho e que nunca mais o chamasse de 'bobalhão'. Não vi como algo maldoso, era brincadeira de menino, mas meu filho não estava acostumado com isso."

No dia 12 de fevereiro, em uma troca de mensagens com Thayná Oliveira, a babá de Henry, Monique ficou sabendo que Jairinho se fechou no quarto com o filho. E Monique relata a ocasião na carta.

"Nisso a Thayná me liga de vídeo com ele choramingando me perguntando se ele atrapalhava?! (…) Na mesma hora eu liguei enfurecida para o Jairinho e disse que não permitiria que ele dissesse que meu filho me atrapalhava. (…) Ele não tinha esse direito de falar isso pro Henry".

A polícia afirma que a conversa com a babá começou por volta de 16h10. E que Monique só voltou pra casa às 19h.

"Subi, briguei com o Jairinho e ele ficou sentado no sofá da sala dizendo que eu estava muito alterada e não tinha acontecido nada. (…) Que colocou Henry em cima da cama, ligou no desenho, mas que Henry ficou assustado porque ele fechou a porta pra ir ao banheiro e ele saiu correndo, escorregou da cama e bateu joelho no chão. Peguei as coisas do meu filho e fui para casa dos meus pais. No carro perguntei se estava bem (…) pra ele confiar na mamãe e me contar toda a verdade. Contei para os meus pais, para o meu irmão (…) mas não tínhamos certeza porque o Henry não tinha nenhuma marquinha e ainda não tinha nos contado que havia acontecido."

Os advogados afirmam que Monique escreveu essa carta entre a tarde de quinta (22) e a manhã da última sexta-feira (23) no Hospital Penitenciário em Bangu, onde está internada com Covid. Ao fim das 29 páginas, ela fala sobre os últimos momentos antes da morte de Henry.

"Preciso prestar novo de depoimento, pois fui orientada a mentir sobre a noite da morte do meu filho. Fui treinada por dias para contar uma versão mentirosa por me convencerem de que eu não teria como pagar um advogado de defesa e que eu deveria proteger o Jairinho, já que ele se diz inocente."

A polícia considera que Monique já teve oportunidade de prestar depoimento. E não falou a verdade. O diretor da Polícia Civil do Rio disse, em entrevista à rádio CBN, que não há indícios de ameaças contra Monique.

"Nos autos da investigação até o presente momento, nós não encontramos nenhum indício que a mãe do menino Henry estivesse sendo ameaçada pelo companheiro dela, o vereador Dr. Jairinho. Pelo contrário. A todo momento eles pareciam estar bastante unidos", destaca o delegado Antenor Lopes.

No primeiro depoimento, Monique negou que tivesse tomado remédios para dormir na noite do crime. Contou que ela acordou primeiro quando viu a TV ligada e Jairo dormindo ao seu lado, que ela foi ao quarto do casal e lá se deparou com o filho caído no chão. Agora, a história é outra, descrita na carta.

"Henry acordou três vezes e fui colocá-lo para dormir novamente. Quando cansamos de assistir a série, por volta de 01h30, disse para irmos ao quarto dormir. (…) Me deu dois medicamentos que ele estava acostumado a me dar, pois dizia que eu dormia melhor, mas eu não o vi tomando. Logo, eu adormeci. (…) De madrugada, ele me acordou dizendo para eu ir até o quarto, que ele pegou o Henry no chão, o colocou na cama e que meu filho estava respirando mal. Fui correndo até o quarto, meu filho estava de barriga pra cima, descoberto, com a boca aberta, olhos olhando para o nada e pensei que tivesse desmaiado".

"Notei que Henry estava com as mãos e os pés gelados e perguntei como ele tinha visto Henry caído no chão. Ele disse que escutou um barulho que chamou sua atenção e acordou pra ver. Que Henry tinha caído da cama! Então, enrolei o Henry numa manta e corremos para a emergência. (…) Mas em nenhum momento eu achava que estava carregando meu filho morto nos braços".

Na carta, Monique dedica à morte do filho pouco mais de duas páginas. E não faz comentários sobre o que aconteceu depois da tragédia. Os advogados dizem que a mãe de Henry continua escrevendo na prisão.

A Polícia Civil e o Ministério Público não quiseram comentar a nova versão de Monique. Em entrevista ao Fantástico, há duas semanas, o promotor do caso, Marcos Kac, disse que era obrigação legal dela proteger o filho.

A defesa de Jairinho informou que somente irá se pronunciar após o oferecimento da denúncia.

O advogado do pai de Henry, Leonardo Barreto, contesta a versão que Monique apresenta na carta. "Ela está se vitimizando e não esclareceu o fato de como ele morreu, ela não trouxe elementos disso. Ela falou o seguinte: tava dormindo, vi o Jairinho no quarto. Isso aí ela vai ter que comprovar que ela tava realmente dopada, que isso aconteceu de fato. Ela mudou a versão. Ela não trouxe verdade".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mulher é derrubada de bike elétrica após motorista abrir porta em Porto Velho

Mulher é derrubada de bike elétrica após motorista abrir porta em Porto Velho

Acidente na Avenida Abunã deixa mulher de 45 anos ferida
12
Idoso morre eletrocutado em propriedade rural na BR-364 em Porto Velho

Idoso morre eletrocutado em propriedade rural na BR-364 em Porto Velho

No entanto, na casa do idoso ficou ocorrendo curtos circuitos no padrão de energia, momento que vítima tentou desligar o disjuntor e acabou morrendo eletrocutado.
18
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por homicídio em Calama

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por homicídio em Calama

Após diligências, as equipes localizaram e prenderam os investigados, que foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
12
Polícia Civil prende condenado por homicídio qualificado em Seringueiras

Polícia Civil prende condenado por homicídio qualificado em Seringueiras

O preso foi conduzido à unidade policial para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
10
Atropelamento de estudante com bicicleta elétrica em Porto Velho

Atropelamento de estudante com bicicleta elétrica em Porto Velho

Jovem é atropelado por motocicleta na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Tancredo Neves, enquanto fazia uma conversão de bicicleta elétrica.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Bajaj dobra capacidade produtiva com expansão da fábrica em Manaus

Bajaj dobra capacidade produtiva com expansão da fábrica em Manaus

Parcerias estratégicas e novos investimentos elevam produção anual para 48 mil motocicletas no Polo Industrial de Manaus.
L
Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Ministro Luiz Fux, do STF, vota contra a tipificação do crime de organização criminosa na ação penal sobre suposta trama para manter Bolsonaro no poder.
L

RONDÔNIA: INMET emite comunicado sobre chuvas intensas e baixa umidade do ar

Comunicado abrange parte de Rondônia, do Amazonas e todo o Acre.
L
Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

O ministro, que já havia questionado a competência do STF, afirmou que o grande volume de dados e o pouco tempo para análise prejudicaram a defesa dos réus.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli defende proteção a caminhoneiros contra penalizações indevidas

Jaime Bagattoli defende proteção a caminhoneiros contra penalizações indevidas

Senador propõe PEC 22/2025 para corrigir contradições na lei e garantir segurança jurídica e infraestrutura aos caminhoneiros
L
Câmara aprova urgência para vale-refeição de entregadores

Câmara aprova urgência para vale-refeição de entregadores

Projeto de Lei que garante o pagamento de R$ 20 por dia para trabalhadores de aplicativos teve aprovação na Câmara e segue para votação em plenário.
L
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Novo órgão terá atuação no combate à violência, discriminação e promoção da cidadania feminina, absorvendo atividades do Chameron.
L
Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Evento reuniu autoridades e empresários; Gazin amplia atuação em Porto Velho com novo Centro de Distribuição e 12ª loja, gerando empregos e investimentos.
L

Investimentos em infraestrutura de Escolas Famílias Agrícolas são solicitados por Cláudia de Jesus

Requerimento da deputada estadual pede reformas, ampliações e construção de quadras e salas em unidades de cinco municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão atropela motociclista na Avenida Mamoré

Caminhão atropela motociclista na Avenida Mamoré

Acidente de trânsito envolvendo caminhão e moto causa atropelamento de mulher em Porto Velho, no bairro Lagoinha.
12
Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Caminhão atinge mãe e filha em moto no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (10) após veículo de entregas invadir a preferencial na Avenida Pinheiro Machado.
10
Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

Ação conjunta da FICCO prende em SP acusado de tentar matar Policial Penal Federal em Porto Velho

O crime aconteceu em maio do ano passado em Porto Velho. A prisão ocorreu em Paraisópolis-SP, zona sul da capital.
10
Acidente na Avenida Mamoré deixa duas pessoas feridas em Porto Velho

Acidente na Avenida Mamoré deixa duas pessoas feridas em Porto Velho

O amigo do rapaz, que estava na moto, deixou o local levando a motocicleta, e não se sabe se possuía documentação do veículo.
14
Receita Federal deflagra operação contra sonegação de R$ 244 milhões

Receita Federal deflagra operação contra sonegação de R$ 244 milhões

Ação conjunta com a Polícia Federal mira falsa consultoria que lavava dinheiro e causou prejuízo de mais de R$ 244 milhões aos cofres públicos.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, um dos réus envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
L
Estratégia e técnica: Jackson Chediak transforma a defesa criminal em Rondônia

Estratégia e técnica: Jackson Chediak transforma a defesa criminal em Rondônia

O advogado Jackson Chediak se tornou referência no cenário jurídico de Rondônia, destacando-se por sua combinação de estudo aprofundado e estratégias precisas, que o levaram a atuar em alguns dos casos mais emblemáticos do estado.
L

A escola do tempo: lições de paciência, por Clotilde Rocha

Fala-se de paciência como se fosse apenas uma virtude de vitrine. No entanto, na vida real, ela é mais que palavra repetida em sermões e conselhos: é uma disciplina que só o tempo ensina.
L
Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto Velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto Velho

Alunos criaram memorial simbólico com cartazes, poesias e laços lilás como parte de campanha de conscientização contra a violência de gênero.
L
Câmara aprova urgência de projeto que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

Câmara aprova urgência de projeto que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

PLP permite uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal fora do cálculo de meta fiscal e pode ser votado direto no plenário.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AGE: COOPERATIVA MISTA AGROECOLOGICA DA AMAZONIA

dia 22 de setembro de 2025
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE INSTALAÇÃO: CONDOMÍNIO SANTORINI RESIDENCE CLUB

Instalação Condominio – Eleição do Síndico – Eleição Subsindico – Eleição Conselheiros – Deliberação e aprovação previsão orçamentaria
L
Trump anuncia morte do ativista Charlie Kirk após ataque a tiros

VÍDEO: Trump anuncia morte do ativista Charlie Kirk após ataque a tiros

O líder conservador e aliado de Donald Trump, Charlie Kirk, não resistiu aos ferimentos após ser baleado durante um discurso na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos.
18
Ministro Fux vota por condenar Mauro Cid por abolição da democracia

Ministro Fux vota por condenar Mauro Cid por abolição da democracia

Em seu voto, o ministro do STF, Luiz Fux, considerou que, mesmo sendo delator, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro teve participação ativa na trama golpista de 2022.
L
Ministro Flávio Dino pede apuração de ameaças à PF

Ministro Flávio Dino pede apuração de ameaças à PF

Após votar pela condenação de Bolsonaro no STF, o ministro Flávio Dino denunciou ter sido alvo de ameaças graves contra sua vida e integridade física nas redes sociais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.