TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

Caso Henry: Em carta, mãe diz que pode ter sido dopada por Dr. Jairinho na noite da morte do menino

“Estou sofrendo muito. Não há um dia que eu não chore pela morte do meu filho”. É assim que começa a carta de Monique Medeiros.

Publicado em 

Pela primeira vez, desde que assumiu uma nova linha de defesa para o crime, a professora Monique Medeiros, a mãe de Henry Borel, de 4 anos, mudou a versão para o assassinato do filho, ocorrido na madrugada de 8 de março. Presa sob suspeita do homicídio duplamente qualificado, ela entregou uma carta de 29 páginas que seu novo advogado, Thiago Minagé, cedeu ao “Fantástico” da TV Globo. Nela, a mãe de Henry relata uma história diferente da que contou à polícia sobre o dia do crime. No depoimento, ela confirmou o relato de seu companheiro Jairo dos Santos Souza Júnior, o médico e vereador Dr. Jairinho. Agora, Monique diz que pode ter sido dopada, pouco antes de dormir, pelo político.

“Estou sofrendo muito. Não há um dia que eu não chore pela morte do meu filho”. É assim que começa a carta de Monique Medeiros. Ela também busca desfazer algumas impressões sobre seu comportamento após a morte do filho, como o fato de ter feito uma selfie na 16ª DP (Barra da Tijuca), que investiga o caso, no dia do depoimento, e ter ido a um salão de cabeleireiro um dia após o sepultamento de Henry. A defesa conta que a ida ao salão foi por pressão do político, que exigia que a professora, que tinha emagrecido e arrancado tufos de cabelos — ela usa megahair —, se mostrasse “apresentável”.

Jairinho achou menino

Sobre o assassinato, Monique repete a parte da primeira versão de que ela e Jairinho tinham passado a noite vendo série na TV e depois foram dormir. Mas, em vez de relatar que acordou no meio da noite e encontrou o filho caído no quarto, ela dá outra versão. A professora agora conta que, naquela noite, Henry tinha acordado três vezes, mas voltara a dormir, e que o casal, depois de ver televisão, foi deitar por volta de 1h30 da madrugada. Jairinho, diz, lhe deu remédios. “Me deu dois medicamentos que ele estava acostumado a me dar, pois dizia que eu dormia melhor, mas eu não o vi tomando. Logo, eu adormeci. (…) De madrugada ele me acordou, dizendo para eu ir até o quarto, que ele pegou o Henry no chão, o colocou na cama e que meu filho estava respirando mal. Fui correndo até o quarto, meu filho estava de barriga pra cima, descoberto, com a boca aberta, olhando para o nada e pensei que tivesse desmaiado”, diz, acrescentando: “Notei que Henry estava com as mãos e os pés gelados e perguntei como ele tinha visto Henry caído no chão?! Ele disse que escutou um barulho que chamou sua atenção e acordou para ver. Então enrolei o Henry numa manta e corremos para a emergência. (…) Mas em nenhum momento eu achava que estava carregando meu filho morto nos braços”. À polícia, Monique tinha dito que não havia tomado medicamentos no dia da morte da criança, que não acreditava que Jairinho pudesse ter feito algum mal ao filho e que o político “sempre tentava cativar o amor de Henry”.

Nesse novo relato, Monique Medeiros se coloca como vítima de agressões e do ciúme doentio de Jairinho. De acordo com Minagé, após ser presa, a mãe de Henry, se sentiu segura para falar a verdade. “A Monique estava sempre com alguém, nunca esteve sozinha, no sentido de ter a liberdade de poder falar aquilo que ela queria dizer, precisava dizer”, afirma o advogado para quem a cliente parecia estar sendo “manipulada”. Minagé sustenta que Monique estava sob pressão. Mas, para a polícia, Monique não apresentava qualquer sinal de que poderia estar sendo ameaçada quando foi ouvida na delegacia. Houve até a suspeita de que o casal poderia tentar uma fuga. Ela e Jairinho foram presos no dia 8 de abril em Bangu,no imóvel de parentes, cujo endereço não tinha sido fornecido à polícia.

Segundo a carta de Monique, a realidade que passou para os investigadores é muito diferente da que vivia ao lado de Jairinho e que temia pela vida da família. A intensidade do relacionamento abusivo, de acordo com ela, foi crescendo. “Jairinho começou a ter ciúme de eu ir na academia e até colocou gente pra me seguir e tirar foto de mim malhando pra saber com qual roupa eu estava indo treinar. Daí, os ciúmes foram só piorando”, diz Monique que atribui a esta atitude do vereador o fato de passar a ter crises de ansiedade e picos de pressão. Foi então que ele passou a medicá-la com duas miligramas de ansiolítico e remédio para dormir.

Enforcada de noite

Ela se referiu a um episódio de violência ocorrido em dezembro do ano passado quando, muito irritado, Jairinho teria invadido a casa de sua família em Bangu, porque ela dormiu e não atendeu a ligação dele. Acordada por ele, a professora lembra “de ser acordada no meio da madrugada, sendo enforcada enquanto eu dormia na cama ao lado do meu filho…. quase sem ar…”. No dia seguinte, Jairinho teria lhe pedido desculpas e dito que a amava. Os dois foram morar na Barra da Tijuca. Monique afirma ter imaginado que tudo ia melhorar e estava realizando um sonho de dar uma vida melhor a Henry. “Mas foi o início de um pesadelo”.

Monique admite que, nesse período, Henry surgiu correndo na cozinha para dizer que o “tio” tinha lhe dado uma “banda” e uma “moca”. Ela diz ter ido à sala perguntar o que tinha acontecido e que Jairinho respondeu que o filho era um “bobalhão”, que apenas tinha feito uma brincadeira. Monique conta que brigou com o vereador. Em 12 de fevereiro, a babá Thayna Oliveira contou aos policiais que presenciou quando Jairinho trancou Henry no quarto, de onde a criança saiu mancando. Thayna mandou mensagem de celular, por volta das 16h, para Monique, que estava no shopping. O próprio Henry teria lhe contado tudo e pedido para a mãe voltar para casa. Mas a professora leva cerca de três horas para chegar, segundo a polícia.

Monique conta que, outra vez, flagrou Jairinho colocando remédio escondido e seu copo e houve discussão e agressões, que a deixaram com manchas roxas. “Fiquei apavorada com o tamanho descontrole”, diz.

A Polícia Civil e o Ministério Público não quiseram comentar a nova versão de Monique. A defesa de Jairinho diz que só irá se pronunciar após o oferecimento da denúncia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

BPTAR prende foragido vendendo drogas em frente de distribuidora

Durante a revista pessoal, os policiais encontraram 18 porções de cocaína.
10
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona sul

O crime aconteceu na Rua Melquias Nabuco, bairro Cidade Nova.
12
Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

Trabalhador é atacado a tiros por criminosos encapuzados em chácara atrás de presídio

O homem baleado foi socorrido em uma caminhonete particular e levado ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende traficante com drogas e simulacros na zona Leste

O flagrante ocorreu na Rua Caetano Donizete, bairro Aponiã.
12
Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Igreja católica no bairro Areia Branca é invadida e furtada

Suspeito acaba agredido por moradores
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: O céu vai ter que esperar!

Resenha de uma história sobre amor, morte e tudo o que vem depois.
L

Dois padrões climáticos distintos trarão chuvas para Rondônia já nas próximas 24 horas

De acordo com a MetSul Meteorologia, essa intensificação é resultado da aproximação de uma frente fria.
L

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega de certificados da Escola do Legislativo em Guajará-Mirim

Cursos em Preparação para o Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional e Inteligência Financeira formaram 49 alunos, promovendo qualificação profissional e educação financeira.
L
Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Obras da nova garagem do 6º BPM em Guajará-Mirim são acompanhadas pela deputada Dra. Taíssa

Estrutura, viabilizada por emenda e Indicação nº 8183/24, garantirá melhores condições de trabalho para a Polícia Militar e mais segurança à população.
L
Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Cláudia de Jesus cobra atendimento humanizado a pacientes do interior em Porto Velho

Deputada solicitou à Sesau oferta de refeições, espaços de descanso e acolhimento para moradores do interior que buscam tratamento médico na capital.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa prestigia Duelo de Laço em Vila da Penha e destaca a força do agro em Rondônia

Evento tradicional reuniu cavaleiros, famílias e comunidade no distrito de Porto Velho; deputada ressaltou importância do agro para a cultura e economia do estado.
L
Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Deputada Dra. Taíssa celebra pavimentação histórica da RO-420 em Jacinópolis

Obra aguardada há décadas contou com R$ 2 milhões de emenda da deputada Dra. Taíssa e R$ 5 milhões do Governo de Rondônia, transformando a vida da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Ação da PF resultou no fechamento de uma empresa de segurança privada sem autorização para atuar, após uma denúncia anônima; responsáveis foram notificados e a empresa foi interditada.
L
Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia prendeu J.P. da S., conhecido como “Zé da Paca”, suspeito de um homicídio ocorrido na capital em agosto deste ano, cumprindo um mandado de prisão.
12
Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Ação da polícia de Rondônia resulta na captura de K.A., que agora fica à disposição da Justiça; um mandado de prisão havia sido expedido contra o foragido.
10
Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Testemunhas contaram que o indivíduo armado com uma faca entrou no estabelecimento comercial e depois de agredir a ex-mulher com tapas e puxões de cabelo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Investimento de R$ 825 mil, via emenda da deputada Cristiane Lopes, reforça atendimentos de saúde, vacinação e urgência em regiões isoladas.
L

Governo do Brasil cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União
L
Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Governo de Rondônia assume liderança no combate ao desmatamento da Amazônia Legal

Sedam, por meio do secretário Marco Antonio Lagos, passa a coordenar estratégias regionais de enfrentamento ao desmatamento no GCF Brasil.
L

Fies: publicado edital para oferta de vagas remanescentes

Mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para preencher as informações necessárias à participação
L

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.