SEXTA-FEIRA, 16/05/2025

Basília Rodrigues é vítima de racismo na CNN: "Insuportável"

Basília Rodrigues fala sobre ataque racista que sofreu na CNN: “O racismo e o negro convivem dia a dia. É uma relação insuportável. Às vezes, me pergunto, haverá ponto final?”

Publicado em 

Basília Rodrigues é vítima de racismo na CNN: "Insuportável" - News Rondônia

“Se ela fosse loira e de olho azul, você não estava enchendo o saco dela”, disse uma funcionária da CNN para outra colaboradora responsável pela edição das entradas ao vivo. Segundo relatos, a jornalista Basília Rodrigues foi alvo de uma perseguição com motivação racista, o que gerou incômodo entre profissionais da emissora.

Basília Rodrigues é vítima de racismo na CNN: "Insuportável" - News Rondônia

Basília é comentarista política da CNN desde março de 2020 e faz entradas ao vivo com informações dos bastidores de Brasília. Acostumada a fazer aparições em locais símbolos da capital federal, a jornalista passou a participar dos programas remotamente de sua casa, por conta do agravamento da pandemia da Covid-19.

Desde então, funcionários relataram uma espécie de perseguição à jornalista. A edição do jornal Novo Dia chegou a reclamar da comentarista estar “descabelada”. De acordo com as fontes ouvidas, Basília mudou o cabelo de um lado para o outro, o que deixou uma parte mais volumosa. Os funcionários dizem ser comum orientar as pessoas, quando estão ao vivo, a arrumar o cabelo.

“Eu já cansei de ver esse tipo de orientação quando a pessoa está na bancada. Era a mesma coisa que deveriam ter feito: ‘Basília, quando você mexeu o seu cabelo de um lado para o outro, ele ficou fora do lugar. Só mexer ele de novo’. É um briefing e um cuidado para se ter com qualquer tipo de apresentador, e não tiveram com ela”, conta.

Nesse momento, um dos trabalhadores questionou: “Se ela fosse loira e de olho azul, você não estava enchendo o saco dela”. A pessoa responsável pelas reclamações, conhecida pela função de “fechadora”, é apontada como Tatiana Mocelin. Ela disse que apenas estava repassando as insatisfações da chefia de edição da TV. O jornal Novo Dia tem como editor-chefe Igor Peixoto, que está no cargo há 1 ano e 6 meses.

Em recentes participações ao vivo de Basília Rodrigues, os editores de imagem também optaram por ocultar a comentarista, deixar apenas a voz dela e se utilizar de imagens de apoio para ilustrar as entradas ao vivo.

“Quando a pessoa começa a falar, você a deixa em tela cheia e tira os demais participantes. O normal é colocar um pouco de imagens ilustrativas do fato na tela, reduzir um pouco o quadro e fazer uma alternância, com ora mais destaque para as imagens de ilustração, ora do jornalista. Quando ia encher a tela com a Basília, pedia para não encher a tela e deixar só as imagens de ilustração. Esse foi outro fato que chamou atenção”, detalha a fonte ouvida pela reportagem.

Incomodados, alguns funcionários comentaram “só não enxerga quem não quer”, em referência ao tratamento negativo e diferenciado dado à comentarista.

Segundo a apuração, houve também reclamações acerca das participações de Basília por conta do fundo do vídeo da sua casa, uma parede toda branca. No dia seguinte, a comentarista estava à frente de uma prateleira, o que também gerou reclamações. “Um dia reclamaram da parede branca, depois reclamaram que ela estava à frente de uma prateleira. A gente vê pessoas em um caos, com a parede repleta de coisas, e entra sem qualquer tipo de problema”, salienta um funcionário.

Em outra entrada ao vivo da comentarista, a reclamação foi de que ela “estava olhando para cima no vídeo”. Segundo os profissionais ouvidos, diversas reclamações direcionadas ao trabalho da jornalista seriam resolvidas com um pedido de ajuste ou chamada. “Nesta situação faltou um briefing”, diz um dos entrevistados.

Racismo estrutural

A jornalista, professora e doutoranda Tatiana Oliveira recorda que Basília Rodrigues é uma jornalista renomada, que adentra espaços políticos e confronta representantes do poder executivo, legislativo e judiciário. Apesar disso, a pesquisadora acredita que a comentarista está passando por violência racial, principalmente por conta da curvatura de seu cabelo.

“O cabelo padrão é sempre liso, haja visto inclusive que as mulheres, brancas ou não, geralmente recorrem a esse recurso estético. E inúmeros relatos de mulheres negras denunciam o quanto elas são agredidas desde a infância por conta do cabelo”, pondera.

Para a professora, os comentários feitos sobre Basília – relatados por colegas de profissão – são exemplos de como o racismo estrutural se mostra em meio à imprensa. A especialista usa o raciocínio de Muniz Sodré, na obra “Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil” para demonstrar algumas etapas comuns do racismo na imprensa.

A primeira delas é a negação, ou seja, o racismo não é apresentado como uma questão estrutural e se noticiam apenas as situações de violência racial, geralmente como casos de “suspeitas de racismo”. Outra etapa que Tatiana avalia é a estigmatização, que marca a diferença racial, ou seja: se o padrão estético da mídia brasileira é branco – apesar da maioria da população ser negra – os traços fenótipos de pessoas não brancas são inferiorizados, e o cabelo geralmente é o primeiro alvo.

A professora também explica outro fator, que é a indiferença profissional nos meios de comunicação. Ela apresenta o número reduzido de jornalistas negros nas redações e geralmente com cargos de pouca visibilidade como uma prova desse processo. Tatiana acredita, contudo, que a inclusão não é toda a resolução do problema.

“Quando os jornalistas negros estão na linha de frente acabam por cumprir um papel de representatividade e cria-se uma noção de ‘simulacro de democracia racial’, mas cabe lembrar: a ‘democracia racial’ é um mito criado para apaziguar os conflitos raciais”, avalia

Nas redes sociais, Basília divulgou uma nota dizendo que o caso está sendo apurado. Confira a íntegra

Agradeço às mensagens de solidariedade e apoio que recebi aqui de tantos amigos pessoais, colegas de trabalho e também de pessoas que não me conhecem. Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil.

O relato é grave e está sendo apurado. Deixa reflexões para todos sobre o que não queremos ser, parecer, nem deixar dúvidas, sobre o que não queremos para nós, nem para os outros.

Em 2020, optei por sair do meio rádio e ir para TV, o que trouxe um elemento novo para minha carreira: a imagem. Isso após 12 anos de Jornalismo até então feito apenas pela voz.

A CNN me escolheu e eu escolhi estar nela. Nos tempos de hoje, poder escolher mudar é um luxo, já que temos sido afogados pelos acontecimentos. Porém, não é fácil mudar. Decidi pegar uma via diferente que me pareceu (e é) mais desafiadora e evolutiva, como pessoa e jornalista.

Por fim, dizer a vocês que o racismo e o negro convivem dia a dia. É uma relação insuportável, uma companhia inconveniente que está à bordo, em uma mesma viagem. Às vezes, me pergunto, haverá ponto final? Logo, penso que esse não é o mal do negro, esse é o mal do racismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após ataque de cão, mulher enfrenta trauma e linchamento virtual

Mesmo sendo vítima de mordida grave, Natani Santos sofre ameaças nas redes sociais e só soube da eutanásia do animal dias depois
12
Acidente entre carreta e carro deixa quatro feridos na BR-364

Acidente entre carreta e carro deixa quatro feridos na BR-364

A colisão ocorreu nas proximidades de um restaurante localizado a cerca de 25 km da área urbana.
16
PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia

PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia

Três das ordens judiciais possuíam natureza penal, enquanto uma delas era relativa à pensão alimentícia
12
PRF apreende 100kg de drogas em caminhão

PRF apreende 100kg de drogas em caminhão

Condutor tinha, ainda, 48 comprimidos de anfetamina
10

Briga entre moradores de rua deixa dois esfaqueados em casa de apoio

A PM foi chamada e teve trabalho para conter os envolvidos, sendo necessário o uso de spray de pimenta e força moderada.
12
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lei Maria da Penha: novas leis ampliam proteção às mulheres e facilitam acesso à Justiça em Porto Velho

Este artigo apresenta as principais atualizações e orienta sobre como as mulheres de Porto Velho podem acessar a justiça e os serviços de proteção disponíveis na cidade.
L

Agenda News: Rock, diversão e boas vibrações – o fim de semana perfeito no Grego Original Pub!

De happy hour a feijoada com música ao vivo, o Grego preparou uma programação imperdível para quem ama rock and roll, bons drinks e momentos descontraídos com os amigos.
L

Exame de proficiência: uma ponte para o futuro da medicina brasileira

Com a crescente abertura de faculdades de medicina sem critérios rigorosos, projeto de lei propõe exame nacional para assegurar a qualidade dos profissionais e proteger a saúde da população.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entevista Dr. Cristiano Mazzini

Nesta sexta-feira, 16 de maio, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista o juiz Dr. Cristiano Gomes Mazzini, mestre e doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.
L

Unir investe em energia solar de olho na redução da conta de luz

A partir da geração de energia pelo sistema fotovoltaico, a Universidade pretende economizar cerca de 30% na conta, cujos gastos mensalmente chegam a R$ 330 mil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L

Assembleia aprova R$ 40 milhões para ações de combate à pobreza em Rondônia

Recursos serão aplicados em ações de segurança alimentar e nutricional.
L

Espigão do Oeste terá mais segurança viária com indicação atendida da deputada Dra. Taissa

Indicação da parlamentar, a pedido do vereador Pedro Mandioca, resulta em avanços na RO-387.
L

Dra. Taissa solicita ao DNIT instalação de redutores de velocidade na BR-364, próximo ao Ramal do Sargento, em Vista Alegre do Abunã

Parlamentar solicita providências urgentes para aumentar a segurança de motoristas e moradores da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia realiza 2 prisões em flagrante por tráfico de drogas dentro de 15 minutos

PRF em Rondônia realiza 2 prisões em flagrante por tráfico de drogas dentro de 15 minutos

Apreensões foram feitas na mesma unidade operacional
10
Moradora da zona rural perde R$ 3 mil em golpe de falsa advogada de hospital

Moradora da zona rural perde R$ 3 mil em golpe de falsa advogada de hospital

A vítima relatou à Polícia Militar que recebeu uma ligação de uma mulher que se apresentou como advogada do hospital onde ela faz tratamento médico.
14
Idosa de 84 anos morre por causas naturais em residência no Setor 03

Idosa de 84 anos morre por causas naturais em residência no Setor 03

Segundo relatos iniciais, por volta das 12h50, a mulher, que estava em repouso, começou a gritar dizendo que se sentia mal e acreditava que iria morrer. A cuidadora, que estava presente na casa, correu até o quarto e a encontrou já sem sinais vitais.
18
Adolescente detona artefato caseiro próximo a escola e fere colegas

Adolescente detona artefato caseiro próximo a escola e fere colegas

A explosão causou ferimentos leves em alguns estudantes, atingidos por estilhaços.
12
Mulher é vítima de golpe por falso advogado em Governador Jorge Teixeira

Mulher é vítima de golpe por falso advogado em Governador Jorge Teixeira

A vítima, identificada como M.L.S., procurou a Polícia Militar após perceber que havia sido enganada por um criminoso que se passou por seu advogado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia em alerta: combate à violência contra a mulher em pauta no Em Cima da Hora

Renata Camurça conduz debate essencial com professora Agna Souza e coronel PM Estrela sobre o enfrentamento da violência contra a mulher em Rondônia, abordando desafios, avanços e a importância da informação na proteção das vítimas.
L

Recebimento da Licença Ambiental: LAWRENCE MACHADO CIRURGIA PLASTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00056.004/2025-SUL
L

Brasil inicia aplicação de terapia genética contra AME pelo SUS

Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo, é disponibilizado gratuitamente por meio de acordo inovador com a fabricante
L

Recebimento da Licença Ambiental: M FRUAUF LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00030.004/2025-SUL
L

Requerimento de Dispensa de Licenciamento Ambiental: ANIMA ANCAR

Dispensa de Licenciamento Ambiental
L
COMO UMA ONDA: obra faz reflexão sobre a comunicação pós-pandemia

COMO UMA ONDA: obra faz reflexão sobre a comunicação pós-pandemia

A obra divide-se em duas partes principais.
L

Povoado Nerd | Entrevista Cristiano Sousa – Sharingan toys

Cristiano Sousa é o convidado do Povoado Nerd nesta sexta-feira, às 17h.
L
Segundo encontro Brasil-África debate segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural

Segundo encontro Brasil-África debate segurança alimentar, combate à fome e desenvolvimento rural

A abertura da programação será promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
L
Prefeitura de Jaru trabalha na recuperação e manutenção de mais de 500 quilômetros de estradas na região de Tarilândia

Prefeitura de Jaru trabalha na recuperação e manutenção de mais de 500 quilômetros de estradas na região de Tarilândia

De acordo com o prefeito, a ação está sendo realizada com recursos, equipe e maquinário próprios da prefeitura, e prevê a recuperação de mais de 500 quilômetros de vias rurais.
L
MPRO garante condenação de homem por feminicídio em Espigão D'Oeste

MPRO garante condenação de homem por feminicídio em Espigão D’Oeste

O réu foi sentenciado a 25 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão pelos crimes de feminicídio qualificado, incêndio e fraude processual.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.