QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

Justiça manda soltar empresário que matou esposa a facadas após briga por jogo de futebol

Juíza entendeu que houve excesso de prazo para o MP oferecer denúncia. Crime ocorreu no apartamento do casal na capital paulista em janeiro. MP diz que inquérito não terminou porque surgiram novos elementos a serem investigados e que apura suspeita de feminicídio.

Publicado em 

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (25) a soltura do empresário Leonardo Souza Ceschini, de 34 anos, acusado de matar a facadas da esposa, a representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini, em dia 31 de janeiro, um dia após a final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Santos.

Érica era palmeirense e o marido, corintiano. O Palmeiras venceu a partida. O crime ocorreu após uma suposta briga por futebol no apartamento do casal no bairro São Domingos, Zona Oeste da capital.

Na decisão que mandou soltar o marido, assassino confesso, a juíza Giovanna Christina Colares, da 5ª Vara do Júri de São Paulo, entendeu que houve excesso de prazo na manutenção da prisão preventiva. Ela afirmou que o Ministério Público foi alertado várias vezes de que deveria oferecer a denúncia no prazo estabelecido pela legislação.

"Verifico que já se encontra em muito ultrapassado o prazo para o oferecimento da denúncia, estabelecido no artigo 46 do Código de Processo Penal, razão pela qual a prisão do indiciado representa nítido constrangimento ilegal, devendo ser imediatamente relaxada, consoante artigo 5º, inciso LXV, da Constituição Federal, que dispõe que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária", escreveu a magistrada na decisão.

O promotor responsável pelo caso, Fernando Bolque, nega inércia do Ministério Público no processo e diz que o inquérito policial só não foi concluído ainda porque investiga novas informações que surgiram, e provas que ainda devem ser colhidas para se concluir o que houve.

O promotor pediu a quebra do sigilo telefônico do acusado e da vítima e diz que apura a suspeita de feminicídio e de que o crime possa ter sido premeditado.

Quinze dias antes, porém, a mesma juíza havia rejeitado um outro pedido de habeas corpus da defesa do empresário, que alegava problemas de saúde. Na decisão anterior, Giovanna determinou que o réu continuasse preso e que tivesse acesso a consultas médicas regulares na penitenciária em que está preso na capital paulista.

A Polícia Civil investiga se, após o assassinato, o sogro da vítima furtou do apartamento o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto teria sido cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram levados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. As crianças estão provisoriamente com os avós maternos.

O crime

Leonardo matou Érica no dia seguinte à vitória do Palmeiras, na Taça Libertadores da América, em 30 de janeiro, em São Paulo. A Polícia Militar (PM) foi chamada pelos vizinhos do casal, e quando chegou ao prédio encontrou a mulher caída no chão da cozinha do apartamento. Foi realizado atendimento, mas a representante comercial não resistiu e morreu. Ela tinha 34 anos.

O empresário Leonardo, também de 34 anos, foi preso em flagrante e indiciado por homicídio doloso contra a esposa. Segundo a PM, após dar duas versões diferentes para o crime, ele confessou ter matado a esposa após "desavenças devido cada um ser torcedor de time de futebol diferente".

Leonardo havia dito inicialmente Érica tinha esfaqueado ele e cometido suicídio. Depois falou que ela o feriu com a faca e que ele conseguiu pegá-la e a esfaqueou com "vários golpes que causaram a morte dela".

Aline também espera que Leonardo seja julgado rapidamente pela Justiça por causa do assassinato da irmã. "Queremos justiça. O que nos faz perceber que tudo isso não são meros juízos de valor e sim fatos. "

A família de Érica não acredita que o motivo do crime tenha sido briga por causa de times rivais de futebol, como está no boletim de ocorrência do caso.

"Não sabemos ao certo, porém não acreditamos que foi futebol. Leonardo se aproveitava muito financeiramente de minha irmã pelo fato de ela ganhar muito mais que ele", afirmou Aline. "Minha irmã chegou a comentar com minha mãe que ela estava cansada e pretendia se separar. Só queremos que ele pague pelo que fez."

Roubo dos pertences da vítima

Além do crime, A Polícia Civil investiga o furto dos bens da representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini. O sogro da vítima e pai do assassino, Alexandre Estevam Ceschini, é o principal suspeito de levar o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto foi cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

Até a última atualização desta reportagem, os bens da vítima ainda não tinham sido devolvidos. Também não foi informado o porquê de eles terem sido levados. O assassino, no entanto, continuava preso, mas permanecia internado num hospital por causa dos ferimentos. A faca que ele usou foi apreendida.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram furtados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. Os meninos estão provisoriamente com os avós maternos.

Procurado pelo G1, o autônomo Alexandre não havia comentado o assunto até a publicação desta reportagem. Por telefone, o sogro de Érica havia dito pela manhã que não poderia falar. "Estou dirigindo. Só poderei falar ao final da tarde", falou na terça-feira (8).

A reportagem não conseguiu contato com a mulher citada no registro policial feito no 33º Distrito Policial (DP), Pirituba, como sendo a advogada responsável por levar do imóvel o telefone de Érica e documentos dos filhos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Operação das Divisas resulta na prisão de proprietário e na apreensão de entorpecentes e veículo.
10
Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Acidente grave entre Hyundai Santa Fe e Yamaha mobiliza equipe do Samu no bairro Agenor Martins de Carvalho
14
Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Operação apreendeu cerca de 150 cigarros eletrônicos próximos a escola.
10
Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Condutor realizou manobras perigosas e tentou se esconder em residência.
14
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Trabalhadores que ganham até R$ 5 mil já estão isentos.
L

Estreias da semana no Cine Araújo e promoção de Sexta-feira 13 agitam Porto Velho

Cinemas recebem dois novos filmes e oferecem ingressos promocionais em ação especial de Sexta-feira 13, além da já tradicional Dobradona válida em dias úteis em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Diagnóstico precoce precisa ser prioridade em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, diz deputada.
L
Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Proposta da deputada visa centralizar atendimentos estaduais e federais em um único local, reduzindo burocracia para a população.
L
Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Solicitação atende pedido do vereador Thiago Viola para patrolamento e cascalhamento da estrada B-40 Sul, visando facilitar o escoamento da produção rural
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Família de vítimas deverá complementar documentos para que processo continue.
12
Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Suspeito tentou fugir de barreira montada pela PM em via rural.
10
Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Acidente ocorreu na Avenida Florianópolis na manhã desta quarta-feira.
14
PM recupera ferramentas furtadas de obra pública em Nova Brasilândia

PM recupera ferramentas furtadas de obra pública em Nova Brasilândia

Adolescente foi apreendido com os objetos no centro da cidade.
10
Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Crime foi registrado por câmeras de segurança na região central da cidade.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio

Decreto inclui Ligue 180 no Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio

Serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
L
Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Município executa recursos da Lei Paulo Gustavo e do 1º ciclo da PNAB, fortalece artistas locais e garante continuidade de políticas culturais estruturantes.
L
OAB RO amplia fiscalização com 8 mil advogados irregulares

OAB RO amplia fiscalização com 8 mil advogados irregulares

Corregedoria intensifica notificações para regularização de inscrições suplementares e reforça ética, legalidade e concorrência leal na advocacia rondoniense.
L
MPRO homenageia Miguel Mônico por legado ambiental

MPRO homenageia Miguel Mônico por legado ambiental

Desembargador aposentado é reconhecido por atuação no Ministério Público e no TJRO, com decisões marcantes na defesa do meio ambiente e dos direitos coletivos.
L
Discord reforça regras de segurança para adolescentes na plataforma

Discord reforça regras de segurança para adolescentes na plataforma

Novas exigências incluem verificação de idade e restrições de acesso.
L
Prefeitura esclarece que danos na Calama e Caúla não são da Seinfra

Prefeitura esclarece que danos na Calama e Caúla não são da Seinfra

Vistorias técnicas apontam que falhas na compactação de valas, realizadas por terceiros, comprometeram o asfalto durante o período chuvoso.
L
Recuperação ambiental em Porto Velho recebe plantio de 2.500 mudas no Assentamento Nova Conquista

Recuperação ambiental em Porto Velho recebe plantio de 2.500 mudas no Assentamento Nova Conquista

Parceria entre Prefeitura, Ecoporé e Bloco Pirarucu do Madeira utiliza técnica de muvuca para restaurar reserva legal no Ramal São Domingos.
L
Transporte inter-hospitalar vira alvo de questionamentos

Transporte inter-hospitalar vira alvo de questionamentos

Documentos oficiais apontam atrasos na entrega de exigências contratuais por empresa em Rondônia e levantam debate sobre fiscalização, prazos e legalidade.
L
Semias apresenta o Plano Municipal de Assistência Social 2026–2029 ao Conselho em Porto Velho

Semias apresenta o Plano Municipal de Assistência Social 2026–2029 ao Conselho em Porto Velho

Secretaria detalha metas e estratégias para a política socioassistencial que norteará as ações de inclusão e proteção pelos próximos três anos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.