QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

Justiça manda soltar empresário que matou esposa a facadas após briga por jogo de futebol

Juíza entendeu que houve excesso de prazo para o MP oferecer denúncia. Crime ocorreu no apartamento do casal na capital paulista em janeiro. MP diz que inquérito não terminou porque surgiram novos elementos a serem investigados e que apura suspeita de feminicídio.

Publicado em 

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (25) a soltura do empresário Leonardo Souza Ceschini, de 34 anos, acusado de matar a facadas da esposa, a representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini, em dia 31 de janeiro, um dia após a final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Santos.

Érica era palmeirense e o marido, corintiano. O Palmeiras venceu a partida. O crime ocorreu após uma suposta briga por futebol no apartamento do casal no bairro São Domingos, Zona Oeste da capital.

Na decisão que mandou soltar o marido, assassino confesso, a juíza Giovanna Christina Colares, da 5ª Vara do Júri de São Paulo, entendeu que houve excesso de prazo na manutenção da prisão preventiva. Ela afirmou que o Ministério Público foi alertado várias vezes de que deveria oferecer a denúncia no prazo estabelecido pela legislação.

"Verifico que já se encontra em muito ultrapassado o prazo para o oferecimento da denúncia, estabelecido no artigo 46 do Código de Processo Penal, razão pela qual a prisão do indiciado representa nítido constrangimento ilegal, devendo ser imediatamente relaxada, consoante artigo 5º, inciso LXV, da Constituição Federal, que dispõe que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária", escreveu a magistrada na decisão.

O promotor responsável pelo caso, Fernando Bolque, nega inércia do Ministério Público no processo e diz que o inquérito policial só não foi concluído ainda porque investiga novas informações que surgiram, e provas que ainda devem ser colhidas para se concluir o que houve.

O promotor pediu a quebra do sigilo telefônico do acusado e da vítima e diz que apura a suspeita de feminicídio e de que o crime possa ter sido premeditado.

Quinze dias antes, porém, a mesma juíza havia rejeitado um outro pedido de habeas corpus da defesa do empresário, que alegava problemas de saúde. Na decisão anterior, Giovanna determinou que o réu continuasse preso e que tivesse acesso a consultas médicas regulares na penitenciária em que está preso na capital paulista.

A Polícia Civil investiga se, após o assassinato, o sogro da vítima furtou do apartamento o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto teria sido cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram levados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. As crianças estão provisoriamente com os avós maternos.

O crime

Leonardo matou Érica no dia seguinte à vitória do Palmeiras, na Taça Libertadores da América, em 30 de janeiro, em São Paulo. A Polícia Militar (PM) foi chamada pelos vizinhos do casal, e quando chegou ao prédio encontrou a mulher caída no chão da cozinha do apartamento. Foi realizado atendimento, mas a representante comercial não resistiu e morreu. Ela tinha 34 anos.

O empresário Leonardo, também de 34 anos, foi preso em flagrante e indiciado por homicídio doloso contra a esposa. Segundo a PM, após dar duas versões diferentes para o crime, ele confessou ter matado a esposa após "desavenças devido cada um ser torcedor de time de futebol diferente".

Leonardo havia dito inicialmente Érica tinha esfaqueado ele e cometido suicídio. Depois falou que ela o feriu com a faca e que ele conseguiu pegá-la e a esfaqueou com "vários golpes que causaram a morte dela".

Aline também espera que Leonardo seja julgado rapidamente pela Justiça por causa do assassinato da irmã. "Queremos justiça. O que nos faz perceber que tudo isso não são meros juízos de valor e sim fatos. "

A família de Érica não acredita que o motivo do crime tenha sido briga por causa de times rivais de futebol, como está no boletim de ocorrência do caso.

"Não sabemos ao certo, porém não acreditamos que foi futebol. Leonardo se aproveitava muito financeiramente de minha irmã pelo fato de ela ganhar muito mais que ele", afirmou Aline. "Minha irmã chegou a comentar com minha mãe que ela estava cansada e pretendia se separar. Só queremos que ele pague pelo que fez."

Roubo dos pertences da vítima

Além do crime, A Polícia Civil investiga o furto dos bens da representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini. O sogro da vítima e pai do assassino, Alexandre Estevam Ceschini, é o principal suspeito de levar o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto foi cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

Até a última atualização desta reportagem, os bens da vítima ainda não tinham sido devolvidos. Também não foi informado o porquê de eles terem sido levados. O assassino, no entanto, continuava preso, mas permanecia internado num hospital por causa dos ferimentos. A faca que ele usou foi apreendida.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram furtados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. Os meninos estão provisoriamente com os avós maternos.

Procurado pelo G1, o autônomo Alexandre não havia comentado o assunto até a publicação desta reportagem. Por telefone, o sogro de Érica havia dito pela manhã que não poderia falar. "Estou dirigindo. Só poderei falar ao final da tarde", falou na terça-feira (8).

A reportagem não conseguiu contato com a mulher citada no registro policial feito no 33º Distrito Policial (DP), Pirituba, como sendo a advogada responsável por levar do imóvel o telefone de Érica e documentos dos filhos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Motociclista quebra perna em acidente com carro elétrico na zona leste de Porto Velho

Um motociclista ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro elétrico na noite desta quarta-feira (25), no cruzamento das ruas Piratininga e Piracanjuba, bairro Lagoa, na zona leste de Porto Velho.
14
VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

VÍDEO: Hilux invade cruzamento e causa grave acidente com capotamento no centro

Acidente com três feridos ocorreu na Avenida Abunã com Guanabara, em Porto Velho.
10
Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Dupla é presa por tráfico em estabelecimento no bairro Planalto

Homens de 23 e 43 anos foram flagrados com cocaína, maconha e crack durante ação da PM na zona Leste
12
PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

PATAMO prende suspeito por tráfico na zona Sul de Porto Velho

Homem de 27 anos foi flagrado com porções de maconha no bairro Caladinho
10

Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal em RO e MT

Ação realizada entre 23 e 25 de fevereiro mirou a Terra Indígena 7 de Setembro, entre Cacoal e Rondolândia, com inutilização de máquinas e foco na proteção do bioma e dos povos indígenas.
10
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões nesta quinta-feira

Apostas para o concurso 2.977 podem ser feitas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira, 26/02/2026: decisões conscientes e organização prática marcam o dia

Quinta-feira favorece escolhas estratégicas, disciplina e comunicação clara.
L

Calor intensifica instabilidades e eleva risco de chuvas de nível 3 em Rondônia

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos aponta tempestades severas no noroeste e sudoeste do estado, com impacto em Porto Velho e na região da Ponta do Abunã ainda na noite de hoje.
L

Visita histórica: Camilo Santana se torna o primeiro ministro da Educação a ir à Unir em 44 anos

Em Porto Velho, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou no fim da tarde desta quarta-feira (25) a obra do Teatro Universitário no campus José Ribeiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
L
Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Alex Redano pede recuperação da RO-464 entre Theobroma e Jaru

Indicação de Alex Redano ao governo de Rondônia solicita manutenção urgente na RO-464, principal ligação com a BR-364 e corredor logístico da região.
L
Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Brasil suspende importação de cacau da Costa do Marfim

Medida temporária visa evitar entrada de pragas por meio de grãos de países vizinhos; suspensão vale para amêndoas fermentadas e secas do maior produtor mundial.
L

Pré-candidato a Deputado Federal Jônatas França reúne grandes lideranças políticas de Ji-Paraná

Reunião de alinhamento estratégico em Ji-Paraná juntou parlamentares, vereadores, lideranças religiosas e comunitárias para consolidar o projeto político e ampliar o diálogo com a população rondoniense.
L
Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é esfaqueada na zona leste

Mulher é esfaqueada na zona leste

Vítima foi atingida nas costas na Rua Debreth, bairro Pantanal
12
Capotamento deixa três feridos no Centro de Porto Velho

Capotamento deixa três feridos no Centro de Porto Velho

Acidente entre Hilux e Renault Kwid ocorreu, no cruzamento da Avenida Abunã com Guanabara.
14
Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Acidente envolveu dois veículos no cruzamento das ruas Capitão Natanael de Aguiar e Cléa Mercês; apesar do impacto, motoristas e uma criança saíram ilesos.
16
PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

Ação na BR-364 resultou na descoberta de 20 tabletes da droga escondidos em mala de passageiro; suspeito apresentou nervosismo durante abordagem policial.
10
Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Crime ocorreu no distrito de Garimpo Bom Futuro; neta teria pedido para o casal sentar no sofá antes de iniciar os disparos pelas costas das vítimas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9 nesta quinta

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9 nesta quinta

Valor médio do benefício atinge R$ 690,01 em fevereiro; programa contempla mais de 18 milhões de famílias com investimentos de R$ 13 bilhões.
L
Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Número de mortos sobe para 49 após temporais em Juiz de Fora e Ubá

Zona da Mata mineira registra milhares de desabrigados e desaparecidos; previsão de frente fria mantém alerta para novos deslizamentos na região.
L
Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Número de jornalistas mortos em 2025 é o maior em 30 anos

Relatório do CPJ aponta 129 assassinatos de profissionais de imprensa; maioria das mortes ocorreu em Gaza e foi atribuída às forças de defesa de Israel.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Pacote da Conab será apresentado em Capão do Leão durante a 36ª Abertura da Colheita, com foco na comercialização da safra e garantia de renda aos produtores.
L
Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Governo Central registra superávit de R$ 86,9 bilhões em janeiro

Resultado positivo supera expectativas do mercado financeiro; Tesouro Nacional aponta arrecadação recorde, apesar de queda real em comparação a 2025.
L
Conab anuncia medidas para o setor do arroz na Abertura da Colheita

Conab realiza agenda em Brejo Grande: entrega máquinas e reforça produção de arroz

Ação da Conab em Brejo Grande inclui entrega de mini colheitadeiras, doação para cozinhas solidárias e anúncio de compras públicas para fortalecer renda no Nordeste.
L
Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Empregadores devem entregar informe de rendimentos até sábado

Documento é fundamental para a declaração do IRPF 2026; instituições financeiras também precisam fornecer dados de aplicações no mesmo prazo.
L
FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER intensifica articulação por isonomia nas ALCs: PL 2.697 avança no Senado

FACER articula no Congresso apoio ao PL 2.697/2023 para garantir isonomia tributária às Áreas de Livre Comércio e segurança jurídica às empresas do Norte.
L
Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Amazônia Legal concentra quase metade dos conflitos de terra

Estudo da Oxfam Brasil associa violência no campo a baixos índices sociais e aponta Pará e Maranhão como os estados mais afetados por disputas fundiárias.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.