DOMINGO, 02/11/2025

Em destaque

Justiça manda soltar empresário que matou esposa a facadas após briga por jogo de futebol

Juíza entendeu que houve excesso de prazo para o MP oferecer denúncia. Crime ocorreu no apartamento do casal na capital paulista em janeiro. MP diz que inquérito não terminou porque surgiram novos elementos a serem investigados e que apura suspeita de feminicídio.

Publicado em 

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (25) a soltura do empresário Leonardo Souza Ceschini, de 34 anos, acusado de matar a facadas da esposa, a representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini, em dia 31 de janeiro, um dia após a final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Santos.

Continua após a publicidade

Érica era palmeirense e o marido, corintiano. O Palmeiras venceu a partida. O crime ocorreu após uma suposta briga por futebol no apartamento do casal no bairro São Domingos, Zona Oeste da capital.

Na decisão que mandou soltar o marido, assassino confesso, a juíza Giovanna Christina Colares, da 5ª Vara do Júri de São Paulo, entendeu que houve excesso de prazo na manutenção da prisão preventiva. Ela afirmou que o Ministério Público foi alertado várias vezes de que deveria oferecer a denúncia no prazo estabelecido pela legislação.

"Verifico que já se encontra em muito ultrapassado o prazo para o oferecimento da denúncia, estabelecido no artigo 46 do Código de Processo Penal, razão pela qual a prisão do indiciado representa nítido constrangimento ilegal, devendo ser imediatamente relaxada, consoante artigo 5º, inciso LXV, da Constituição Federal, que dispõe que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária", escreveu a magistrada na decisão.

O promotor responsável pelo caso, Fernando Bolque, nega inércia do Ministério Público no processo e diz que o inquérito policial só não foi concluído ainda porque investiga novas informações que surgiram, e provas que ainda devem ser colhidas para se concluir o que houve.

O promotor pediu a quebra do sigilo telefônico do acusado e da vítima e diz que apura a suspeita de feminicídio e de que o crime possa ter sido premeditado.

Quinze dias antes, porém, a mesma juíza havia rejeitado um outro pedido de habeas corpus da defesa do empresário, que alegava problemas de saúde. Na decisão anterior, Giovanna determinou que o réu continuasse preso e que tivesse acesso a consultas médicas regulares na penitenciária em que está preso na capital paulista.

A Polícia Civil investiga se, após o assassinato, o sogro da vítima furtou do apartamento o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto teria sido cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram levados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. As crianças estão provisoriamente com os avós maternos.

O crime

Leonardo matou Érica no dia seguinte à vitória do Palmeiras, na Taça Libertadores da América, em 30 de janeiro, em São Paulo. A Polícia Militar (PM) foi chamada pelos vizinhos do casal, e quando chegou ao prédio encontrou a mulher caída no chão da cozinha do apartamento. Foi realizado atendimento, mas a representante comercial não resistiu e morreu. Ela tinha 34 anos.

O empresário Leonardo, também de 34 anos, foi preso em flagrante e indiciado por homicídio doloso contra a esposa. Segundo a PM, após dar duas versões diferentes para o crime, ele confessou ter matado a esposa após "desavenças devido cada um ser torcedor de time de futebol diferente".

Leonardo havia dito inicialmente Érica tinha esfaqueado ele e cometido suicídio. Depois falou que ela o feriu com a faca e que ele conseguiu pegá-la e a esfaqueou com "vários golpes que causaram a morte dela".

Aline também espera que Leonardo seja julgado rapidamente pela Justiça por causa do assassinato da irmã. "Queremos justiça. O que nos faz perceber que tudo isso não são meros juízos de valor e sim fatos. "

A família de Érica não acredita que o motivo do crime tenha sido briga por causa de times rivais de futebol, como está no boletim de ocorrência do caso.

"Não sabemos ao certo, porém não acreditamos que foi futebol. Leonardo se aproveitava muito financeiramente de minha irmã pelo fato de ela ganhar muito mais que ele", afirmou Aline. "Minha irmã chegou a comentar com minha mãe que ela estava cansada e pretendia se separar. Só queremos que ele pague pelo que fez."

Roubo dos pertences da vítima

Além do crime, A Polícia Civil investiga o furto dos bens da representante comercial Érica Fernandes Alves Ceschini. O sogro da vítima e pai do assassino, Alexandre Estevam Ceschini, é o principal suspeito de levar o carro dela, duas TVs, um micro-ondas, eletroeletrônicos e joias. O furto foi cometido enquanto o corpo da representante comercial era velado e sepultado no dia 1º de fevereiro.

Até a última atualização desta reportagem, os bens da vítima ainda não tinham sido devolvidos. Também não foi informado o porquê de eles terem sido levados. O assassino, no entanto, continuava preso, mas permanecia internado num hospital por causa dos ferimentos. A faca que ele usou foi apreendida.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado por parentes da representante comercial assassinada, o sogro de Érica e outras pessoas levaram os bens que estavam dentro do apartamento onde o casal morava com os filhos gêmeos de 2 anos.

Até o celular da vítima e documentos das crianças foram furtados por uma mulher que seria advogada da família do marido, ainda segundo a polícia. Os meninos estão provisoriamente com os avós maternos.

Procurado pelo G1, o autônomo Alexandre não havia comentado o assunto até a publicação desta reportagem. Por telefone, o sogro de Érica havia dito pela manhã que não poderia falar. "Estou dirigindo. Só poderei falar ao final da tarde", falou na terça-feira (8).

A reportagem não conseguiu contato com a mulher citada no registro policial feito no 33º Distrito Policial (DP), Pirituba, como sendo a advogada responsável por levar do imóvel o telefone de Érica e documentos dos filhos.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comando Vermelho nasceu no 'Caldeirão do Inferno' de Ilha Grande

Comando Vermelho nasceu no ‘Caldeirão do Inferno’ de Ilha Grande

A facção surgiu na prisão Cândido Mendes, entre 1970 e 1980. O CV é alvo da megaoperação que resultou em 121 mortes e marca a disputa histórica pelo controle de territórios no Rio de Janeiro.
L
Câmeras e drones mostram confrontos da megaoperação no Rio

Câmeras e drones mostram confrontos da megaoperação no Rio

Imagens exclusivas revelam tiroteio intenso, progressão em becos e o socorro a feridos na Operação Contenção. A ação do Bope e da Polícia Civil deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.
L
Operação no Rio apreende 93 fuzis de 7 modelos diferentes

Operação no Rio apreende 93 fuzis de 7 modelos diferentes

A polícia apreendeu fuzis AK, AR e FAL durante a Megaoperação Contenção contra o Comando Vermelho. Especialista alerta para as “armas fantasmas”, indicando que o armamento está sendo montado dentro do Brasil.
L
Casal é preso por roubo a gari em Porto Velho

Casal é preso por roubo a gari em Porto Velho

Tiago C. P. e Isadora S. O., ambos de 31 anos, foram detidos na Zona Leste de Porto Velho após uma perseguição, horas depois de assaltarem um gari na Zona Sul.
10
Polícia Militar do Setor 15 do 5º BPM apreende motocicleta clonada na zona Leste

Filho agride o pai e leva tv da casa para trocar por drogas na zona leste

Segundo a PM, o suspeito teria chegado na casa sob efeito de drogas, querendo pegar objetos para trocar por drogas, momento que o pai tentou impedir.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Temporal causa desabamento de tenda em festa universitária

VÍDEO: Temporal causa desabamento de tenda em festa universitária

Um homem, Marcelo Giglio de Souza, de 47 anos, morreu e quase 60 pessoas ficaram feridas após a estrutura metálica de um evento em Regente Feijó desabar durante uma tempestade com ventos de quase 100 km/h.
L
Sucuri de 4 metros é resgatada em bairro de Porto Velho

Sucuri de 4 metros é resgatada em bairro de Porto Velho

O biólogo Marcos Fernandes removeu o réptil do bairro Três Marias após solicitação dos Bombeiros. A presença da sucuri na área urbana está relacionada ao aumento do nível dos igarapés com as chuvas.
L
Corpos de mortos em operação no Rio deixam IML sob denúncias

Corpos de mortos em operação no Rio deixam IML sob denúncias

Familiares de vítimas da Operação Contenção, nos complexos da Penha e do Alemão, relatam indignação e acusam a polícia de execuções ilegais na ação de alta letalidade.
L
Mais de 358 mil pessoas estão em situação de rua no Brasil

Mais de 358 mil pessoas estão em situação de rua no Brasil

O Observatório Brasileiro de Políticas Públicas aponta que 60% da população de rua do país está na Região Sudeste, com o estado de São Paulo se aproximando das 100 mil pessoas.
L
Salário médio de animadores no Brasil cai 12,1% em seis anos

Salário médio de animadores no Brasil cai 12,1% em seis anos

O 2º Mapeamento da Animação no Brasil revela a desvalorização do setor. Coordenadora Alessandra Meleiro destaca a alta taxa de freelancers e o baixo foco na internacionalização de conteúdos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L

POLÍTICA

Retroescavadeira entregue pelo senador Bagattoli fortalece pequenos produtores do setor chacareiro de Porto Velho

Retroescavadeira entregue pelo senador Bagattoli fortalece pequenos produtores do setor chacareiro de Porto Velho

Associação ASBOAS agora conta com maquinário próprio para ajudar na infraestrutura e melhoria das propriedades
L

Vereadora do PSOL afirma que traficantes são “trabalhadores”

Parlamentar defendeu que as drogas são uma mercadoria como o açúcar e o café.
L
Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Evento 1º Baila 60+ reuniu a terceira idade em uma noite de confraternização e contou com a presença de autoridades municipais e do deputado federal Coronel Chrisóstomo.
L
Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Proposta assinada pelo presidente Lula prevê maior rigor para integrantes de facções e instrumentos de investigação mais eficazes.
L
Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

A Câmara dos Deputados prepara a votação de um projeto que visa instituir o voto distrital misto com voto único para a eleição de deputados e vereadores, a partir das eleições de 2030, buscando aproximar eleitor e eleito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 1º BPM prende suspeito de roubo e recupera celular de adolescente no Centro de Porto Velho

Força Tática do 1º BPM prende suspeito de roubo e recupera celular de adolescente no Centro de Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes, onde ficou à disposição da Justiça.
10
Repórter policial Rosinaldo Guedes é ameaçado de morte

Repórter policial Rosinaldo Guedes é ameaçado de morte

Suspeito que se apresentou como policial civil foi detido em flagrante pela PRF.
10
Homem é preso com rifle calibre .44 após ameaçar vizinho na zona Leste

Homem é preso com rifle calibre .44 após ameaçar vizinho na zona Leste

A arma apreendida foi entregue à Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
10

Condenado por estupro é preso pela PCRO

A ordem judicial foi expedida pelo Poder Judiciário, após a conclusão do processo criminal que reconheceu o acusado como autor do crime previsto no artigo 217-A do Código Penal.
14

Mãe pede ajuda para encontrar filho adolescente que fugiu de casa após ficar sem celular

“Eu tirei o celular dele porque ele não me respeitava mais, só queria saber de jogo. Aí, hoje, pulou o muro e sumiu”, contou a mãe, desesperada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Sebastião Alves de Carvalho

Nota de pesar: Sebastião Alves de Carvalho

Sebastião dedicou grande parte de sua vida à profissão de maquinista, sempre atuando com responsabilidade e honra. Vascaíno de coração, acompanhava e vibrava com seu time, fazendo disso um de seus momentos de alegria e descontração.
L
Conheça Neo: o robô que lava, dobra e passa roupas

Conheça Neo: o robô que lava, dobra e passa roupas

O Neo, humanoide criado pela americana 1X Technologies, do Vale do Silício, pode ser adquirido por US$ 20 mil na compra ou alugado por US$ 499 mensais. Ele também entende e responde a comandos de voz.
L
Vídeo mostra avião perdendo altitude antes de cair

Vídeo mostra avião perdendo altitude antes de cair

A queda da aeronave em uma fazenda em Fátima (TO) deixou um morto, o piloto Diomedio Aires da Silva Filho, e um ferido. Moradores relataram barulho forte do motor antes do impacto. O CENIPA foi acionado para investigar o acidente.
L
Pílula de emagrecimento perigosa e barata viraliza entre jovens russos

Pílula de emagrecimento perigosa e barata viraliza entre jovens russos

O medicamento Molecule, popularizado no TikTok por prometer perda de peso rápida, contém sibutramina, uma substância proibida em muitos países e que causa efeitos colaterais graves, como ansiedade e risco cardíaco.
L
Especialistas criticam retórica de governadores em combate ao crime

Especialistas criticam retórica de governadores em combate ao crime

Sociólogos e cientistas políticos apontam que termos como “Consórcio da Paz” e “narcoterrorismo” são estratégias políticas que desviam o foco da letalidade policial e fragilizam a democracia.
L
Ataque com faca em trem de Cambridge deixa nove feridos graves

Ataque com faca em trem de Cambridge deixa nove feridos graves

Dez passageiros foram feridos a facadas em um trem no Reino Unido. A polícia deteve dois suspeitos britânicos e, embora apure o caso com o Antiterrorismo, não há indícios de atentado.
L
Campanha do CBO alerta sobre risco da diabetes à visão

Campanha do CBO alerta sobre risco da diabetes à visão

Iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia visa conscientizar sobre a retinopatia diabética, doença que pode causar cegueira, e incentivar exames preventivos no mês de novembro.
L
Ativista Marcele Oliveira defende justiça climática na COP30

Ativista Marcele Oliveira defende justiça climática na COP30

A Campeã de Juventude da conferência, Marcele Oliveira, de 26 anos, quer que os debates em Belém se concentrem na implementação de ações e na valorização das soluções das periferias.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 41 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 41 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas no sábado. O próximo sorteio da Mega-Sena, com prêmio milionário, será realizado no dia 4 de novembro.
L
Nova Mamoré celebra o Dia do Servidor Público com festa, sorteio de R$ 11 mil e anúncio da construção de clube de lazer para os servidores

Nova Mamoré celebra o Dia do Servidor Público com festa, sorteio de R$ 11 mil e anúncio da construção de clube de lazer para os servidores

O evento reuniu centenas de trabalhadores municipais e suas famílias no Espaço Alternativo, novo ponto de encontro da cidade, que ainda não foi inaugurado oficialmente, mas pôde receber o evento por estar com as obras avançadas e próximas da finalização, garantindo qualidade e segurança aos participantes.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.