QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

RETROSPECTIVA – Polícia Militar pontua ações contra o crime, avanço em tecnologia e estrutura moderna para atender a população de Rondônia

Os efeitos das ações rigorosas podem ser conferidos na redução de crimes que todos os anos atormentam o rondoniense, como roubo.

Publicado em 

RETROSPECTIVA - Polícia Militar pontua ações contra o crime, avanço em tecnologia e estrutura moderna para atender a população de Rondônia - News Rondônia

O avanço nas ações implementadas pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 2020 revela que os indicadores criminais tiveram uma redução significativa, somados às novas aquisições de viaturas modernas, combate à criminalidade e medidas que vão ao encontro do cumprimento aos decretos publicados pelo Governo de Rondônia no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O balanço das ações desencadeadas pela Corporação este ano, em todo Estado, apresenta reduções em crimes como roubo e resposta rigorosa na apreensão de armas de fogo, recuperação de veículos, prisão de foragidos e outras ocorrências atendidas pela Polícia Militar no intuito de garantir a segurança da sociedade rondoniense.

RETROSPECTIVA - Polícia Militar pontua ações contra o crime, avanço em tecnologia e estrutura moderna para atender a população de Rondônia - News Rondônia

Os efeitos das ações rigorosas podem ser conferidos na redução de crimes que todos os anos atormentam o rondoniense, como roubo. Em todas as unidades da Polícia Militar do Estado, foram registradas 4.983 ocorrências desse tipo de crime até outubro deste ano. Em 2019, foram registradas 6.409 ocorrências de roubos.

O ano de 2020 foi marcado por uma intensa guerra contra a criminalidade e o coronavírus. Mesmo diante do enfrentamento à pandemia, a PM reforçou o policiamento ostensivo em todo Estado, em cumprimento ao Plano Estratégico do Governo, no eixo que engloba medidas que previnem e reprimem as ações violentas ao patrimônio e aos indivíduos, compreendendo todo o sistema estadual de Segurança Pública, conforme defendido pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.

Até o mês de outubro deste ano, a PMRO registrou 62.787 atendimentos à sociedade. Foram apreendidas, neste período, 1.012 armas de fogo, ou seja, armamentos que deixaram de servir ao crime.

Dando sequência a constantes operações, a Polícia Militar deu resposta à sociedade recapturando 1.589 foragidos da Justiça, isso em função do reforço no policiamento ostensivo somado ao núcleo de inteligência, que resultam em ações mais precisas e rápidas na prisão de foragidos.

Ações rápidas da Corporação também resultaram na recuperação de 1.942 veículos até outubro deste ano no Estado, ou seja, veículos roubados ou furtados que, em sua maioria, seriam levados para a fronteira com a Bolívia e serviriam de moeda de troca por drogas. Destaque também para prisões relacionadas com tráfico e posse de entorpecentes, que somados chegam a 1.894 ocorrências registradas.

ALTERNATIVAS EM MEIO À PANDEMIA

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, destaca que mesmo com as ações voltadas ao cumprimento dos decretos governamentais que preveem o enfrentamento ao coronavírus, a PM não deixou desassistido o policiamento ostensivo de rotina, bem como as demais atividades que estavam programadas para este ano, citando como exemplo os cursos de aperfeiçoamento que garantem ao policial ter uma progressão dentro da Corporação.

Ao tecer comentários sobre a questão dos cursos, o comandante-geral fala do uso da tecnologia que tem fortalecido as ações desenvolvidas pela Polícia Militar em várias frentes de atuação, devido à pandemia do coronavírus que impossibilitou o formato presencial e, consequentemente, sendo realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), tendo se mostrado altamente eficaz na capacitação dos policiais.

Isso quer dizer que, mesmo com a pandemia, os cursos de aperfeiçoamento não deixaram de acontecer.  Neste ano, cursos já foram concluídos e outros estão em andamento, tais como: Curso de Formação de Sargentos – 217 novos sargentos (concluído); Curso de Formação de Cabos – com 56 alunos (em andamento); Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) – com 74 participantes (em andamento); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – 66 participantes (em andamento).

NOVAS VIATURAS

Em 2020, ano que comemorou seu 45º aniversário, a Polícia Militar recebeu novas viaturas para o serviço de policiamento ostensivo, apresentando alto grau de tecnologia empregado nos veículos.

São vários os avanços conquistados pela Polícia Militar, como a utilização de sistema mobile (tablets) pelas equipes, para o registro de ocorrências, aquisição de armamento, munição e equipamentos balísticos; bem como novas viaturas entregues com forte aparato tecnológico, totalizando 209 veículos, resultado de novo contrato firmado pelo Governo de Rondônia para atender a Segurança Pública do Estado.

As viaturas adquiridas este ano já vêm com a nova identidade visual da Polícia Militar. Com um layout mais limpo, o design que foi projetado pela Diretoria de Apoio Administrativo e Logístico, ressaltam símbolos de valor da história da Corporação, cujo significado remete à identidade policial militar do próprio Estado de Rondônia, mediante a forma, cores e traçados, relembrando o patrimônio histórico cultural rondoniense como a Bandeira do Estado, o Forte Príncipe da Beira.

APARELHAGEM BÉLICA

A Polícia Militar também recebeu do Governo do Estado, novas armas de fogo, coletes balísticos e outros equipamentos utilizados na rotina do policial militar na missão de garantir a segurança da sociedade.

Mantendo o foco na modernização estratégica da Segurança Pública, o Governo do Estado oficializou, com ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a entrega de 333 coletes balísticos distribuídos para atender e reforçar os equipamentos da Polícia Militar do Estado de Rondônia e da Polícia Civil.

Ainda este ano, a rede de comunicação móvel da PMRO começou a ser reforçada com a chegada de nova tecnologia de transmissão com rádios HTs modernos e digitais. O equipamento é o mesmo utilizado pelo Exército Brasileiro e agências de segurança nos Estados Unidos da América, que utiliza o sistema P25.

As aquisições não param. O Governo do Estado adquiriu novos Escudos de Proteção Balística de Nível III-A, armamentos, veículos, munições, coletes, entre outros aparelhos bélicos. No início de novembro, a Polícia Militar recebeu mais 21 armas de fogo do tipo carabina ia2 5,56 que atendem aos requisitos estabelecidos pelo Exército Brasileiro, além de 63 carregadores.

PRINCIPAIS OPERAÇÕES NO ANO 2020

A Polícia Militar também se manteve firme nas operações realizadas este ano, com destaque para as denominadas: Hórus; Paz no Campo; C-19 (com medidas adotadas para o cumprimento dos decretos governamentais sobre o enfrentamento à Covid-19); Verde Brasil 2 (do Governo Federal); Términus I; Trianon; Paz no Trânsito; Eleições Municipais. Além das operações, a PMRO participou diretamente em 28 ocorrências de reintegrações de posse.

O Batalhão de Fronteiras e Divisas (BPFron) participa das Operações Hórus – Rondônia que faz parte do Projeto Vigia – Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Operação Iara, no rio Guaporé e rio Mamoré, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O Batalhão de Fronteiras e Divisas, em trabalho conjunto com a Secretária de Estado de Finanças (Sefin), evitou o crime de sonegação fiscal. Outra ação de destaque desenvolvida pela PMRO refere-se à Operação Hiléia, que tem como objetivo combater o desmatamento e as queimadas no Estado e vem sendo desenvolvida desde o mês de março. Nesta operação, o BPA atua em conjunto com a Sedam e outros órgãos de proteção ambiental, identificando e autuando os responsáveis nos locais onde ocorreram desmatamentos.

Para repressão e prevenção ao desmatamento ilegal na Amazônia, a Polícia Militar de Rondônia também compôs forças com outras entidades e participou da operação deflagrada pelo Governo Federal, em maio, denominada Verde Brasil 2.

A Operação Paz no Trânsito aconteceu em todo o Estado de Rondônia simultaneamente no período de 29 e 30 de outubro e nos dias 1º e 2 de novembro. Com atuação direta do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e demais batalhões de Polícia Militar no interior do Estado, as ações da operação objetivam o combate à violência no trânsito, sendo que a segunda etapa já está sendo planejada.

A Polícia Militar em análise ao índice de acidentes que vem aumentando, mobilizou uma força tarefa para coibir o desrespeito no trânsito, bem como reduzir os índices e minimizar as demandas de entradas de pessoas feridas em hospitais advindas de ocorrências relacionadas ao trânsito.

ENFRENTAMENTO À COVID-19

O inimigo é invisível, mas a Polícia Militar manteve firme a força-tarefa no enfrentamento ao coronavírus em todo Estado. De forma planejada e instituindo a Patrulha C-19 (em referência à Covid-19) a Corporação tem atendido todas as denúncias relativas ao descumprimento dos decretos governamentais, que estabelecem regras de distanciamento social e medidas de higiene e sanitárias, para a população em geral e para os estabelecimentos comerciais.

Dessa forma, a Polícia Militar tem empregado forças para combater as aglomerações e reitera a importância da população colaborar por meio da observância dos decretos estaduais para evitar a proliferação pela Covid-19.

TERMO CIRCUNSTANCIADO 

A atuação da Polícia Militar de Rondônia com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) representa para o Estado um avanço tecnológico que resulta em economia. A sociedade se beneficia com a transparência nas ações em campo, viabilizadas por meio da tecnologia embarcada, que aponta a Corporação como referência nacional em Segurança Pública. De janeiro a outubro deste ano 2020, a Polícia Militar efetuou o registro de 6.534 Termos Circunstanciados.

A realização do TCO tornou-se eficaz por meio do Sistema Mobile, possibilitando que as ocorrências sejam registradas no local do delito, sem necessidade de deslocamento do policial militar e dos envolvidos nos casos ate a delegacia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Um cerco policial resultou na prisão de um homem suspeito de furto em uma loja de engenharia na zona Leste da capital rondoniense; o restante do bando fugiu em um carro.
14
Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Na ocasião, moradores próximos contaram que a mulher chegou em um carro, sendo arrastada por vários indivíduos até uma área de mata, depois foi executada a tiros.
18
Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Em ação contra o tráfico de drogas, sargento Machado e equipe do 5º Batalhão prendem Francisco R. C. S. e Divanildo, o ‘Espanta’, na zona Leste da capital rondoniense.
12
PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

Policiais do BPTAR, BPChoque e 1º BPM agiram rapidamente após denúncia e capturaram um suspeito escondido em caixa d’água; comparsa segue foragido.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação policial no bairro Três Marias resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de entorpecentes escondidos nos fundos do imóvel.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido

REFAZ 2025 oferece aos empresários de Rondônia descontos de até 95% em multas e juros e parcelamento em até 180 meses para quitação de débitos de ICMS, abrindo chance histórica de reequilíbrio financeiro.
L

Nota de pesar: Carlos Serrano de Albuquerque

Com pesar, familiares e amigos lamentam a partida de Carlos Serrano de Albuquerque, o querido Carlito, deixando um legado de carinho, paixão pelo futebol e amor aos animais.
L

Talismã 21 esclarece que não tem ligação com investigações da Polícia Federal em Porto Velho

Em nota oficial, a casa de shows reafirma sua independência, integridade e informa que a transição de nome fantasia não afeta a agenda de eventos.
L

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Formatura do BPFron marca reforço na segurança pública e proteção das divisas de Rondônia.
L
6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

Parlamentar reconheceu policiais e integrantes da Polícia Mirim com Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa.
L
Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

O crime ocorreu nesta terça-feira (16) no bairro Aeroclube, em Porto Velho.
18
Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Homem tentou evitar batida com caminhonete e acabou caindo debaixo de um caminhão guincho estacionado na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Nova Porto Velho.
12
Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, moradores próximos teriam visto vários indivíduos carregando o cadáver e depois ateado fogo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oito em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

Sete em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

O uso de inteligência artificial por estudantes brasileiros é alto, mas a orientação sobre a tecnologia ainda é baixa nas escolas, segundo pesquisa TIC Educação.
L
Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Onze projetos culturais, incluindo a Casa Escrevivência e a Casa de Tia Ciata, recebem R$ 5 milhões para valorizar e preservar a herança e a memória africanas no Rio de Janeiro.
L
CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

Após 35 anos, Conselho Nacional de Justiça determina retificação das certidões de óbito de 11 jovens, atribuindo a morte a “agente do Estado brasileiro”.
L
Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Crescimento na desnutrição infantil em Gaza preocupa a ONU; em agosto, proporção recorde de crianças foi diagnosticada com a doença, segundo o Unicef.
L
Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Finep selecionam 88 propostas para centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o país.
L
Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Festival de sustentabilidade chega a sua 15ª edição na capital paulista com programação descentralizada e gratuita que marca o aniversário do evento.
L
Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

O ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas é fundamental para combater o preconceito, defendem mestres como Isabel Casimira.
L
Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Taxa de desemprego atinge recorde de baixa e mostra cenário positivo no mercado de trabalho, com aumento de vagas formais.
L

Amazônia Gente e Justiça discute privatizações e saneamento em Rondônia

Em entrevista, o professor Erasmo Moreira, da UNIR, explica modelos de concessão, alerta para transparência nos leilões e cobra participação social no debate sobre a CAERD, BR 364 e serviços essenciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.