QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

Mulheres agredidas por policiais em barco no Pará choram ao relatar violência – VÍDEO

Lília Batista diz ter sido pisoteada pelos policiais. A irmã e a sobrinha dela também foram atacadas. Briga começou por causa de uma rede

Publicado em 

Mulheres agredidas por policiais em barco no Pará choram ao relatar violência - VÍDEO - News Rondônia

Espancada por policiais civis na última quarta-feira (16/12), em uma embarcação que fazia o trajeto de Breves, na Ilha do Marajó, a Belém (PA), a autônoma Lília Batista, de 34 anos, relata um misto de dor, insônia e medo. Ela ia para a capital do Pará para realizar um tratamento, uma vez que estava com hemorragia e ainda apresentava ainda sintomas do novo coronavírus, mas foi parar na delegacia após a confusão com os agentes.

Tudo começou por causa da colocação de uma rede – como a viagem dura horas, é comum que passageiros montem redes para descansarem durante o trajeto. Lília teria pedido para uma mulher se afastar para o lado, mas as duas se desentenderam, e os policiais civis que estavam na embarcação intervieram na discussão, deram voz de prisão à autônoma e ainda a agrediram. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram trechos da ação.

Mulheres agredidas por policiais em barco no Pará choram ao relatar violência - VÍDEO - News Rondônia

“Eu não tinha feito nada, mas fui esganada, pisoteada, totalmente agredida pelos policiais. Como que a gente vai dormir?”, questionou Lília, em conversa com o Metrópoles, nessa sexta-feira (18/12). “O choque continua. É complicado: pela covardia, pelo constrangimento, por tudo que eu passei. Eu fico com medo. Se no meio de muita gente fizeram aquilo, imagina se eu estivesse só?”, complementa a mulher.

Lília Batista diz se sentir injustiçada, indignada e, o pior de tudo, frustrada, “porque o nosso direito como cidadão não funciona”. Os policiais estavam armados e chegaram a levantar a arma contra a mulher. Nas imagens, é possível ver que um deles chega a puxar os cabelos da autônoma.

Após a agressão, os policiais teriam a levado para uma delegacia e, supostamente, a obrigado a gravar um vídeo com pedidos de desculpa.

“Falaram simplesmente para eu sair do barco porque eu estava presa, mas eu não tinha feito nada. Aí, quando chegou lá na delegacia, eles me coagiram, simplesmente. Eu fui ouvida pelo delegado, mas o delegado falou para mim que isso não ia dar em nada, mas que se eu quisesse era bom parar por ali, porque eu ia me cansar, porque não ia dar em nada, pois os dois são policiais”, conta.

Os três policiais civis – dois investigadores e um escrivão lotados na cidade de Portel, no Marajó – foram afastados das funções após serem autuados em flagrante pelo artigo 33 da lei 13.869, que trata sobre abuso de autoridade, e pelo artigo 129 do Código Penal Brasileiro, pelo crime de lesão corporal. Eles também responderão um Procedimento Administrativo Disciplinar.

“Além da justiça de Deus, isso não vai ficar impune. Se eu me calar, vão fazer isso com várias e várias e várias pessoas. E eles [policiais] são seres humanos como nós, apesar de terem uma arma e um símbolo que mostra que são da polícia. Mas não têm direito de fazer isso com ninguém, independentemente se é negro, branco, rico, pobre… Eu estou com meu pescoço todo roxo, com a minha língua cortada”, prossegue a vítima.

Jessica e Sielle Souza, sobrinha e irmã de Lília, estavam no navio e também foram agredidas ao tentarem ajudar a parente. “No momento que vi que eles estavam enforcando a minha irmã e ela estava ficando sem ar, eu gritei, pedi por favor, se eles podiam soltar ela, mas eles partiram para cima de mim, me deram um tapa no meu rosto e fiquei muito atordoada, porque foi tão forte e eu não sabia os motivos”, conta a sobrinha.

Jessica conta também que está muito abalada com a situação, e que ainda não conseguiu dormir nem comer desde quarta-feira. Ela tem ficado ao lado da tia nesses momentos, e disse que todas estão “à base de remédios”. As três deixaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nessa quinta-feira (17/12). “Não sei o que eu faço agora. Vou viver com medo, com um trauma. Vou ter que passar por psicólogo”, relata a jovem.

“As cenas não saem da minha cabeça”, complementa Sielle. “O que eu presenciei, o que esse monstro fez com minha irmã, para mim não está sendo nada fácil. Eu vi ele tentando estrangular ela e, depois, ele me deu também um empurrão e me puxou. Estou com meus braço inchados. Não consegui dormir naquela noite, ontem também não consegui dormir. Fiquei traumatizada”, conta a mulher, ao parar o relato para chorar.

“Acredito que, se eu não tivesse me metido, não sei o que teriam feito, porque ninguém quis tentar intervir, pois eles estavam intimidando as pessoas que estavam ali. O que eu vi ali foi que ele ia matar ela. Como ela ia sair do barco se ele estava dando a gravata nela e ela revirando os olhos? E eu dizendo: ‘Larga ela, larga ela’. Foram cenas, sinceramente, para mim, cenas de terror”, finaliza a mulher.

Versão oficial

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará, os três policiais foram abordados por uma equipe da Divisão de Crimes Funcionais (Decrif) assim que a embarcação atracou no porto da capital, e encaminhados para a Delegacia Geral, onde houve as oitivas de todos os envolvidos.

“Eles foram afastados de suas atividades fins, sendo retirados as carteiras funcionais e armamentos para que eles possam aguardar a conclusão desses procedimentos sem exercer as suas atividades, como prevê a lei. Os três estão à disposição da corregedoria até que os fatos sejam apurados. Foi arbitrada fiança, como prevê a lei, para crimes que não somam quatro anos de penalidade”, prosseguiu a corporação.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, lamentou o ocorrido, e informou que todas as medidas foram tomadas de forma imediata. “Primeiramente, é lamentável o episódio ocorrido dentro da embarcação no Marajó, fato dessa natureza não caracteriza atuação de quaisquer das forças de segurança do Estado”, sustentou.

“Com relação ao vídeo gravado no interior da Delegacia de Breves, esse fato está sendo apurado pela corregedoria regional de Breves. De fato é o episódio que foge à regra dos procedimentos. Se houve algum acordo interno na delegacia entre as partes isso deveria ter ficado registrado formalmente e não em um vídeo gravado pelas partes. Essa conduta da gravação de um vídeo no interior da delegacia sem procedimento correto está sendo apurado pela corregedoria regional de Breves em procedimento à parte”, destacou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Suspeito é preso após furto em loja de Porto Velho

Um cerco policial resultou na prisão de um homem suspeito de furto em uma loja de engenharia na zona Leste da capital rondoniense; o restante do bando fugiu em um carro.
14
Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Polícia identifica mulher morta a tiros em área de mata na zona sul

Na ocasião, moradores próximos contaram que a mulher chegou em um carro, sendo arrastada por vários indivíduos até uma área de mata, depois foi executada a tiros.
18
Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Operação da PM prende dupla com 10kg de drogas em Porto Velho

Em ação contra o tráfico de drogas, sargento Machado e equipe do 5º Batalhão prendem Francisco R. C. S. e Divanildo, o ‘Espanta’, na zona Leste da capital rondoniense.
12
PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

Policiais do BPTAR, BPChoque e 1º BPM agiram rapidamente após denúncia e capturaram um suspeito escondido em caixa d’água; comparsa segue foragido.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação policial no bairro Três Marias resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de entorpecentes escondidos nos fundos do imóvel.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido

REFAZ 2025 oferece aos empresários de Rondônia descontos de até 95% em multas e juros e parcelamento em até 180 meses para quitação de débitos de ICMS, abrindo chance histórica de reequilíbrio financeiro.
L

Nota de pesar: Carlos Serrano de Albuquerque

Com pesar, familiares e amigos lamentam a partida de Carlos Serrano de Albuquerque, o querido Carlito, deixando um legado de carinho, paixão pelo futebol e amor aos animais.
L

Talismã 21 esclarece que não tem ligação com investigações da Polícia Federal em Porto Velho

Em nota oficial, a casa de shows reafirma sua independência, integridade e informa que a transição de nome fantasia não afeta a agenda de eventos.
L

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Formatura do BPFron marca reforço na segurança pública e proteção das divisas de Rondônia.
L
6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

Parlamentar reconheceu policiais e integrantes da Polícia Mirim com Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa.
L
Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

O crime ocorreu nesta terça-feira (16) no bairro Aeroclube, em Porto Velho.
18
Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Homem tentou evitar batida com caminhonete e acabou caindo debaixo de um caminhão guincho estacionado na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Nova Porto Velho.
12
Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, moradores próximos teriam visto vários indivíduos carregando o cadáver e depois ateado fogo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oito em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

Sete em cada dez estudantes do ensino médio usam IA em pesquisas

O uso de inteligência artificial por estudantes brasileiros é alto, mas a orientação sobre a tecnologia ainda é baixa nas escolas, segundo pesquisa TIC Educação.
L
Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Projetos culturais na Pequena África recebem R$ 5 mi

Onze projetos culturais, incluindo a Casa Escrevivência e a Casa de Tia Ciata, recebem R$ 5 milhões para valorizar e preservar a herança e a memória africanas no Rio de Janeiro.
L
CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

Após 35 anos, Conselho Nacional de Justiça determina retificação das certidões de óbito de 11 jovens, atribuindo a morte a “agente do Estado brasileiro”.
L
Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Crescimento na desnutrição infantil em Gaza preocupa a ONU; em agosto, proporção recorde de crianças foi diagnosticada com a doença, segundo o Unicef.
L
Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Finep selecionam 88 propostas para centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o país.
L
Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Festival de sustentabilidade chega a sua 15ª edição na capital paulista com programação descentralizada e gratuita que marca o aniversário do evento.
L
Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

O ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas é fundamental para combater o preconceito, defendem mestres como Isabel Casimira.
L
Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Taxa de desemprego atinge recorde de baixa e mostra cenário positivo no mercado de trabalho, com aumento de vagas formais.
L

Amazônia Gente e Justiça discute privatizações e saneamento em Rondônia

Em entrevista, o professor Erasmo Moreira, da UNIR, explica modelos de concessão, alerta para transparência nos leilões e cobra participação social no debate sobre a CAERD, BR 364 e serviços essenciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.