SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

BANCÁRIO DESCOBRE TRAIÇÃO DA MULHER COM PADRE E TIRA A PRÓPRIA VIDA

Caso aconteceu em Goiânia (GO). Além de pároco, sacerdote era professor de Filosofia da PUC Goiás e foi afastado da igreja

Publicado em 

Goiânia (GO) – Vizinhos da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (foto em destaque), no Setor Sudoeste de Goiânia, comentam com sussurros o caso que levou um dos fiéis a tirar a própria vida no último domingo de fevereiro, dia 24. Pouco antes, ele descobrira que a esposa estava tendo um romance com o padre da igreja que o casal frequentava e denunciou o caso em seu perfil no Facebook.

Veja:

Todas as semanas, em um dos 36 bancos distribuídos em duas fileiras da igreja, sentava-se o bancário Pedro Nélio Batista, 41 anos, que acabou tirando a própria vida. Ao lado, ficava a sua esposa, identificada apenas como Mara, e o filho do casal, 7. Juntos, eles assistiam às missas celebradas por Antônio Rocha Souza. O pároco é sacerdote e professor canônico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Segundo o irmão de Pedro, Júnior Batista, 40, o bancário descobriu o caso pouco mais de um mês antes de morrer. “Ele foi ficando alegre e triste. No domingo, fizemos um churrasco na casa dele. Estava apreensivo porque a igreja apenas suspendeu o padre e não o expulsou”, contou.

Júnior, que viu o relato de Pedro logo após a postagem na rede social (veja acima), correu para a casa do irmão, mas já era tarde. “Tentei fazer massagem [de reanimação]. Vi meu irmão morrendo, por isso cobro que o responsável pela morte seja expulso da igreja”, desabafa Júnior.

Acusação pública

Ao publicar no Facebook, horas antes da tragédia, que a mulher tinha um caso amoroso com o clérigo, Pedro, conhecido como Pedrão, despertou a atenção e a curiosidade dos paroquianos. A história se espalhou e foi agregando fofocas e invencionices. Uma delas de que o filho de 7 anos não seria de Pedro. Júnior, no entanto, desmente. “Um exame de DNA concluiu que meu irmão é o pai”, assegurou.

A mulher, que era secretária do padre no turno da manhã desde que o religioso foi designado pela Arquidiocese de Goiânia para o paróquia há quatro anos, não foi encontrada pela reportagem.

O padre é considerado “exemplar”, “atencioso” e “inteligente” pelos fiéis, mas no texto de Pedro, ganha outros adjetivos: “canalha”, “traidor” e “maquiavélico”.

No relato, Pedro revelou que ele e Mara procuraram o sacerdote para tentar salvar o casamento, que estava em crise. “[…] a pessoa que devia salvar uma crise no meu casamento, usou da sua inteligência maquiavélica para iludir e seduzir minha esposa, num evento religioso, a festa da padroeira, em maio de 2018 […]”, escreveu.

Ainda segundo o desabafo, o sacerdote teria ido, com a esposa de Pedro, para Correntina (BA), em uma espécie de “lua de mel”.

“Temente a Deus”

Secretária, Mara ficava em uma sala no térreo do prédio de dois andares da igreja. Era vista, pelo menos pelos frequentadores que falaram com a reportagem, como uma “boa mãe”, “atenciosa” e “temente a Deus”.

O padre morava no andar de cima, com a mãe. Do lado de fora da paróquia, ainda hoje é possível ver uma cortina azul na janela de onde, quando em vez, o padre aparecia para espiar o céu e a rua, segundo relatos de frequentadores.

O prédio é quase um labirinto de salas e corredores mal iluminados, com santos, velas apagadas e quadros com imagens de Jesus Cristo. No altar da igreja, há um mosaico de barro com várias feições do messias. Na maioria, Cristo parece olhar de soslaio, para baixo, entristecido – como em uma escultura maior no centro da tela, que parece espiar um crucifixo abandonado ao lado de uma lata de refrigerante em cima do segundo banco à esquerda.

Para a reportagem, apenas um fiel da igreja quis comentar o assunto sem resguardar a sua identidade. Geraldo Rodrigues, de 64 anos, viu a transmutação da pequena capela, feita de taipa e folhas de bananeira, na atual paróquia, frequentada por centenas de pessoas.

Quando soube que jornalistas queriam entender a trágica histórica do bancário, da mulher e do padre, tratou de apontar e sentenciar um culpado. “Olha, o diabo faz isso. É coisa da carne”, acusou ele, dentro da oficina que funciona na garagem da casa a quatro quadras da igreja.

Negro, barba por fazer, calvo, com o pouco que lhe resta de cabelo mais branco do que preto, barrigudo e com pouco mais de 1,60m de altura, o mecânico teceu elogios ao padre. Para Geraldo Rodrigues, o religioso não demonstrava nada que o desabonasse diante da comunidade católica e não católica. “Era um homem que prezava a liturgia. Ele dizia que tinha ideia para escrever um livro”, contou.

Foi na oficina de Rodrigues que, durante meses, ficou estacionado um fusca do padre para reforma. “Ele era muito simples, não tinha luxo nenhum”, lembra o mecânico, que prefere atribuir as responsabilidades à natureza da espécie: “Não vou culpar nem ele nem ela. Errar é humano”.

Igreja sabia

Sob anonimato, dois fiéis disseram que a igreja – ou seja, os superiores do padre – já sabia do ocorrido antes do suicídio do bancário Pedro, mas manteve sigilo. Apenas no dia 14 de fevereiro, o arcebispo dom Washington Cruz optou pela “suspensão preventiva canônica total do uso de ordens do padre Antônio Rocha de Souza”.

A Arquidiocese não soube responder se Pedro foi acompanhado por um profissional de psicologia quando a história veio à tona. Em nota enviada ao Metrópoles, a Arquidiocese de Goiânia informou que, em janeiro de 2019, recebeu do padre “a solicitação de afastamento de suas atividades como administrador da Paróquia Auxílio dos Cristãos, por motivo pessoal.” Um novo sacerdote foi colocado em seu lugar.

A nota não revelou se deu o afastamento. Contudo, a Arquidiocese afirmou que, “enquanto isso, surgiram algumas denúncias contra o Pe. Antônio Rocha de Souza, que levou a Arquidiocese a suspender preventivamente o referido sacerdote de suas atividades sacerdotais para melhor investigar estas alegações (cf. Decreto 05/2019).”

Em um segundo e-mail, a reportagem quis saber se a família de Pedro, inclusive o filho, têm recebido algum acompanhamento por parte da igreja. “As famílias estão sendo assistidas por um padre, atual responsável pela Paróquia Auxílio dos Cristãos”, respondeu a Arquidiocese.

Nomeado desde o 1º de fevereiro pelo arcebispo dom Washington Cruz para ser o novo pároco da congregação, o padre Rodrigo de Castro Ferreira não foi encontrado pela reportagem.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Goiás afirmou que a ocorrência da morte de Pedro Nélio Batista foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Goiânia, como suicídio.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Sorteio: Ingressos para a Festa Corsário Revival

Participe e concorra a 3 pares de ingressos para a festa que celebra os 30 anos do DJ Leudson!
L

Agenda News: Grego Original agita a semana com rock, feijoada e festa

Happy hour, shows ao vivo, almoço com rock e Réveillon inesquecível no pub mais vibrante de Porto Velho.
L

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Estado amplia testagem, prevenção e acesso a tratamento, enquanto Assembleia fortalece orçamento para políticas de saúde
L
Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Governo de Rondônia economiza quase R$ 5 milhões em gastos administrativos e moderniza atendimento ao público
L
Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Governo de RO acelera modernização urbana e fortalece maior ciclo de obras da história em Pimenta Bueno

Mais de R$ 127 milhões são aplicados em pavimentação, iluminação, revitalização de espaços públicos e melhorias viárias
L
MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

MPRO recebe Selo Diamante de Transparência Pública em reconhecimento nacional

Ministério Público de Rondônia é destacado pela Atricon por práticas de transparência e acesso à informação.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Política, energia e celebrações marcam destaques em Rondônia nesta semana

Investimentos em energia, movimentações políticas e eventos culturais marcam a semana em Rondônia, entre homenagens, debates e preparativos para o Natal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Vítima, identificada como João Pedro Costa da Silva, 28, foi morta na noite de quinta-feira em Porto Velho, após ser perseguida por um suspeito encapuzado até dentro de casa.
18
Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

O Departamento de Narcóticos de Rondônia integrou a ação nacional que apreendeu mais de 10 toneladas de drogas e causou o prejuízo de mais de R$ 242 milhões ao narcotráfico.
12
Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

A ação, batizada de Operação Descarrilho II, mobilizou mais de 200 policiais para desarticular uma organização criminosa com atuação em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
10
Motoboy é perseguido e executado a tiros na zona leste

Motoboy é perseguido e executado a tiros na zona leste

A vítima ainda tentou fugir, correndo para dentro de uma casa na região.
18
PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como As Novas Plataformas De Trading De CFDs Estão Mudando O Mercado Financeiro

O impacto das novas plataformas de trading de CFDs no mercado
L
STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

STF define o julgamento dos acusados pela morte de Marielle e Anderson

O ministro Flávio Dino marcou três sessões para fevereiro de 2026 para analisar o assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, com a primeira sessão iniciando em 24 de fevereiro.
L
Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Agenda News: Corsário Revival celebra DJ Leudson na Deep Club

Festa nostálgica marca os 30 anos de carreira do DJ Leudson com clássicos eletrônicos e convidados especiais.
L
Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Energisa leva mutirão de negociação à zona Sul de Porto Velho com descontos de até 80%

Ação “Energisa na Comunidade” oferece regularização de débitos e orientações jurídicas neste sábado (06/12)
L
Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Netflix anuncia acordo bilionário para comprar Warner Bros. Discovery, incluindo HBO Max

Negócio de US$ 82,7 bilhões permitirá à Netflix assumir estúdios, canais e franquias icônicas; conclusão depende de aprovação regulatória
L
Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Evento em Cacoal destaca produção de alta qualidade e fortalece visibilidade do estado no cenário agrícola nacional
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.