TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

BANCÁRIO DESCOBRE TRAIÇÃO DA MULHER COM PADRE E TIRA A PRÓPRIA VIDA

Caso aconteceu em Goiânia (GO). Além de pároco, sacerdote era professor de Filosofia da PUC Goiás e foi afastado da igreja

Publicado em 

Goiânia (GO) – Vizinhos da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (foto em destaque), no Setor Sudoeste de Goiânia, comentam com sussurros o caso que levou um dos fiéis a tirar a própria vida no último domingo de fevereiro, dia 24. Pouco antes, ele descobrira que a esposa estava tendo um romance com o padre da igreja que o casal frequentava e denunciou o caso em seu perfil no Facebook.

Veja:

Todas as semanas, em um dos 36 bancos distribuídos em duas fileiras da igreja, sentava-se o bancário Pedro Nélio Batista, 41 anos, que acabou tirando a própria vida. Ao lado, ficava a sua esposa, identificada apenas como Mara, e o filho do casal, 7. Juntos, eles assistiam às missas celebradas por Antônio Rocha Souza. O pároco é sacerdote e professor canônico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Segundo o irmão de Pedro, Júnior Batista, 40, o bancário descobriu o caso pouco mais de um mês antes de morrer. “Ele foi ficando alegre e triste. No domingo, fizemos um churrasco na casa dele. Estava apreensivo porque a igreja apenas suspendeu o padre e não o expulsou”, contou.

Júnior, que viu o relato de Pedro logo após a postagem na rede social (veja acima), correu para a casa do irmão, mas já era tarde. “Tentei fazer massagem [de reanimação]. Vi meu irmão morrendo, por isso cobro que o responsável pela morte seja expulso da igreja”, desabafa Júnior.

Acusação pública

Ao publicar no Facebook, horas antes da tragédia, que a mulher tinha um caso amoroso com o clérigo, Pedro, conhecido como Pedrão, despertou a atenção e a curiosidade dos paroquianos. A história se espalhou e foi agregando fofocas e invencionices. Uma delas de que o filho de 7 anos não seria de Pedro. Júnior, no entanto, desmente. “Um exame de DNA concluiu que meu irmão é o pai”, assegurou.

A mulher, que era secretária do padre no turno da manhã desde que o religioso foi designado pela Arquidiocese de Goiânia para o paróquia há quatro anos, não foi encontrada pela reportagem.

O padre é considerado “exemplar”, “atencioso” e “inteligente” pelos fiéis, mas no texto de Pedro, ganha outros adjetivos: “canalha”, “traidor” e “maquiavélico”.

No relato, Pedro revelou que ele e Mara procuraram o sacerdote para tentar salvar o casamento, que estava em crise. “[…] a pessoa que devia salvar uma crise no meu casamento, usou da sua inteligência maquiavélica para iludir e seduzir minha esposa, num evento religioso, a festa da padroeira, em maio de 2018 […]”, escreveu.

Ainda segundo o desabafo, o sacerdote teria ido, com a esposa de Pedro, para Correntina (BA), em uma espécie de “lua de mel”.

“Temente a Deus”

Secretária, Mara ficava em uma sala no térreo do prédio de dois andares da igreja. Era vista, pelo menos pelos frequentadores que falaram com a reportagem, como uma “boa mãe”, “atenciosa” e “temente a Deus”.

O padre morava no andar de cima, com a mãe. Do lado de fora da paróquia, ainda hoje é possível ver uma cortina azul na janela de onde, quando em vez, o padre aparecia para espiar o céu e a rua, segundo relatos de frequentadores.

O prédio é quase um labirinto de salas e corredores mal iluminados, com santos, velas apagadas e quadros com imagens de Jesus Cristo. No altar da igreja, há um mosaico de barro com várias feições do messias. Na maioria, Cristo parece olhar de soslaio, para baixo, entristecido – como em uma escultura maior no centro da tela, que parece espiar um crucifixo abandonado ao lado de uma lata de refrigerante em cima do segundo banco à esquerda.

Para a reportagem, apenas um fiel da igreja quis comentar o assunto sem resguardar a sua identidade. Geraldo Rodrigues, de 64 anos, viu a transmutação da pequena capela, feita de taipa e folhas de bananeira, na atual paróquia, frequentada por centenas de pessoas.

Quando soube que jornalistas queriam entender a trágica histórica do bancário, da mulher e do padre, tratou de apontar e sentenciar um culpado. “Olha, o diabo faz isso. É coisa da carne”, acusou ele, dentro da oficina que funciona na garagem da casa a quatro quadras da igreja.

Negro, barba por fazer, calvo, com o pouco que lhe resta de cabelo mais branco do que preto, barrigudo e com pouco mais de 1,60m de altura, o mecânico teceu elogios ao padre. Para Geraldo Rodrigues, o religioso não demonstrava nada que o desabonasse diante da comunidade católica e não católica. “Era um homem que prezava a liturgia. Ele dizia que tinha ideia para escrever um livro”, contou.

Foi na oficina de Rodrigues que, durante meses, ficou estacionado um fusca do padre para reforma. “Ele era muito simples, não tinha luxo nenhum”, lembra o mecânico, que prefere atribuir as responsabilidades à natureza da espécie: “Não vou culpar nem ele nem ela. Errar é humano”.

Igreja sabia

Sob anonimato, dois fiéis disseram que a igreja – ou seja, os superiores do padre – já sabia do ocorrido antes do suicídio do bancário Pedro, mas manteve sigilo. Apenas no dia 14 de fevereiro, o arcebispo dom Washington Cruz optou pela “suspensão preventiva canônica total do uso de ordens do padre Antônio Rocha de Souza”.

A Arquidiocese não soube responder se Pedro foi acompanhado por um profissional de psicologia quando a história veio à tona. Em nota enviada ao Metrópoles, a Arquidiocese de Goiânia informou que, em janeiro de 2019, recebeu do padre “a solicitação de afastamento de suas atividades como administrador da Paróquia Auxílio dos Cristãos, por motivo pessoal.” Um novo sacerdote foi colocado em seu lugar.

A nota não revelou se deu o afastamento. Contudo, a Arquidiocese afirmou que, “enquanto isso, surgiram algumas denúncias contra o Pe. Antônio Rocha de Souza, que levou a Arquidiocese a suspender preventivamente o referido sacerdote de suas atividades sacerdotais para melhor investigar estas alegações (cf. Decreto 05/2019).”

Em um segundo e-mail, a reportagem quis saber se a família de Pedro, inclusive o filho, têm recebido algum acompanhamento por parte da igreja. “As famílias estão sendo assistidas por um padre, atual responsável pela Paróquia Auxílio dos Cristãos”, respondeu a Arquidiocese.

Nomeado desde o 1º de fevereiro pelo arcebispo dom Washington Cruz para ser o novo pároco da congregação, o padre Rodrigo de Castro Ferreira não foi encontrado pela reportagem.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Goiás afirmou que a ocorrência da morte de Pedro Nélio Batista foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Goiânia, como suicídio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Polícia apreende 50 porções de maconha com jovem ligado ao Comando Vermelho.
16
Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Operação da PRF registrou 1.196 acidentes entre os dias 23 e 28 de dezembro.
12
Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Veículo estava escondido em área de difícil acesso no bairro Riachuelo.
12
Ji-Paraná: PM apreende drogas e motocicleta com restrição

Ji-Paraná: PM apreende drogas e motocicleta com restrição

Ocorrência foi registrada em área isolada da zona urbana.
14
Theobroma: veículo atropela animal na RO-464

Theobroma: veículo atropela animal na RO-464

Acidente ocorreu na zona rural e não deixou vítimas humanas.
14
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enchente fora de época atinge 12 mil pessoas em Rio Branco: 130 famílias estão desabrigadas

A cheia histórica do Rio Acre ultrapassa 15 metros em Rio Branco, desalojando famílias, inundando comunidades ribeirinhas e mobilizando Defesa Civil, Exército e prefeitura em ações emergenciais de apoio e abrigo.
L
Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

IGP-M registra baixa e indica menor pressão de custos para 2026.
L

Operação “Acerto Mortal” resulta na prisão de suspeito por homicídio em Nova Mamoré

A Polícia Civil de Rondônia prendeu um suspeito envolvido no desaparecimento e morte de um fazendeiro em Nova Mamoré, após investigações que revelaram execução por dívida financeira.
10

Em algum lugar da Amazônia – Vestido de luto

Entre perdas, desalojamento e dor coletiva, a força feminina ribeirinha resiste ao colapso causado pela desigualdade e pela violência do poder econômico, transformando luto em memória e dignidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Políticas e programas do Governo do Brasil beneficiaram milhares de rondonienses em 2025.
L
Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Ex-presidente passa por procedimento para conter crises de soluços em Brasília.
L
Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Veto integral devolve projeto ao Congresso Nacional.
L
Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão planeja decidir entre Lula e Flávio Bolsonaro.
L
Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jaru: caminhonete colide com caminhão na Curva da Morte

Jaru: caminhonete colide com caminhão na Curva da Morte

Acidente deixou três pessoas feridas; colisão ocorreu na BR-364.
14
Jovem de 24 anos é assassinado a facadas e facão em Mirante da Serra

Jovem de 24 anos é assassinado a facadas e facão em Mirante da Serra

Crime ocorreu próximo ao Hospital Municipal; vítima não resistiu aos ferimentos.
18
Corpo encontrado em carro em Nova União não apresenta indícios de homicídio

Corpo encontrado em carro em Nova União não apresenta indícios de homicídio

Auxiliar de serviços gerais estava desaparecido e perícia descartou crime.
18
Mulher denuncia tentativa de abuso sexual em Ji-Paraná

Mulher denuncia tentativa de abuso sexual em Ji-Paraná

Companheiro tentou tirar a roupa da vítima, que acionou a polícia.
16
Laudo descarta afogamento de agricultor em Ji-Paraná

Laudo descarta afogamento de agricultor em Ji-Paraná

IML aponta mal súbito como causa provável da morte de João Mariano.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Viradão do Béra terá Espaço Inclusivo para garantir acessibilidade no Réveillon

Viradão do Béra terá Espaço Inclusivo para garantir acessibilidade no Réveillon

Área reservada para pessoas com deficiência e neurodivergentes é confirmada por Lidiane Silva para o Viradão do Béra
L
Nota de pesar – Valdivino Crispim de Souza

Nota de pesar – Valdivino Crispim de Souza

Luto oficial de três dias é decretado após a morte do conselheiro do TCE-RO.
L

Ministério da Saúde destina mais de R$ 2 milhões a filantrópicos de RO

Programa Agora Tem Especialistas garante recursos para ampliar atendimento especializado no SUS e reduzir filas em Rondônia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Jornalista assume papel estratégico na FENACOM e fortalece protagonismo feminino.
L
Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Evento cultural reuniu alunos, professores e comunidade escolar em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.