QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

BANCÁRIO DESCOBRE TRAIÇÃO DA MULHER COM PADRE E TIRA A PRÓPRIA VIDA

Caso aconteceu em Goiânia (GO). Além de pároco, sacerdote era professor de Filosofia da PUC Goiás e foi afastado da igreja

Publicado em 

Goiânia (GO) – Vizinhos da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (foto em destaque), no Setor Sudoeste de Goiânia, comentam com sussurros o caso que levou um dos fiéis a tirar a própria vida no último domingo de fevereiro, dia 24. Pouco antes, ele descobrira que a esposa estava tendo um romance com o padre da igreja que o casal frequentava e denunciou o caso em seu perfil no Facebook.

Veja:

Todas as semanas, em um dos 36 bancos distribuídos em duas fileiras da igreja, sentava-se o bancário Pedro Nélio Batista, 41 anos, que acabou tirando a própria vida. Ao lado, ficava a sua esposa, identificada apenas como Mara, e o filho do casal, 7. Juntos, eles assistiam às missas celebradas por Antônio Rocha Souza. O pároco é sacerdote e professor canônico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Segundo o irmão de Pedro, Júnior Batista, 40, o bancário descobriu o caso pouco mais de um mês antes de morrer. “Ele foi ficando alegre e triste. No domingo, fizemos um churrasco na casa dele. Estava apreensivo porque a igreja apenas suspendeu o padre e não o expulsou”, contou.

Júnior, que viu o relato de Pedro logo após a postagem na rede social (veja acima), correu para a casa do irmão, mas já era tarde. “Tentei fazer massagem [de reanimação]. Vi meu irmão morrendo, por isso cobro que o responsável pela morte seja expulso da igreja”, desabafa Júnior.

Acusação pública

Ao publicar no Facebook, horas antes da tragédia, que a mulher tinha um caso amoroso com o clérigo, Pedro, conhecido como Pedrão, despertou a atenção e a curiosidade dos paroquianos. A história se espalhou e foi agregando fofocas e invencionices. Uma delas de que o filho de 7 anos não seria de Pedro. Júnior, no entanto, desmente. “Um exame de DNA concluiu que meu irmão é o pai”, assegurou.

A mulher, que era secretária do padre no turno da manhã desde que o religioso foi designado pela Arquidiocese de Goiânia para o paróquia há quatro anos, não foi encontrada pela reportagem.

O padre é considerado “exemplar”, “atencioso” e “inteligente” pelos fiéis, mas no texto de Pedro, ganha outros adjetivos: “canalha”, “traidor” e “maquiavélico”.

No relato, Pedro revelou que ele e Mara procuraram o sacerdote para tentar salvar o casamento, que estava em crise. “[…] a pessoa que devia salvar uma crise no meu casamento, usou da sua inteligência maquiavélica para iludir e seduzir minha esposa, num evento religioso, a festa da padroeira, em maio de 2018 […]”, escreveu.

Ainda segundo o desabafo, o sacerdote teria ido, com a esposa de Pedro, para Correntina (BA), em uma espécie de “lua de mel”.

“Temente a Deus”

Secretária, Mara ficava em uma sala no térreo do prédio de dois andares da igreja. Era vista, pelo menos pelos frequentadores que falaram com a reportagem, como uma “boa mãe”, “atenciosa” e “temente a Deus”.

O padre morava no andar de cima, com a mãe. Do lado de fora da paróquia, ainda hoje é possível ver uma cortina azul na janela de onde, quando em vez, o padre aparecia para espiar o céu e a rua, segundo relatos de frequentadores.

O prédio é quase um labirinto de salas e corredores mal iluminados, com santos, velas apagadas e quadros com imagens de Jesus Cristo. No altar da igreja, há um mosaico de barro com várias feições do messias. Na maioria, Cristo parece olhar de soslaio, para baixo, entristecido – como em uma escultura maior no centro da tela, que parece espiar um crucifixo abandonado ao lado de uma lata de refrigerante em cima do segundo banco à esquerda.

Para a reportagem, apenas um fiel da igreja quis comentar o assunto sem resguardar a sua identidade. Geraldo Rodrigues, de 64 anos, viu a transmutação da pequena capela, feita de taipa e folhas de bananeira, na atual paróquia, frequentada por centenas de pessoas.

Quando soube que jornalistas queriam entender a trágica histórica do bancário, da mulher e do padre, tratou de apontar e sentenciar um culpado. “Olha, o diabo faz isso. É coisa da carne”, acusou ele, dentro da oficina que funciona na garagem da casa a quatro quadras da igreja.

Negro, barba por fazer, calvo, com o pouco que lhe resta de cabelo mais branco do que preto, barrigudo e com pouco mais de 1,60m de altura, o mecânico teceu elogios ao padre. Para Geraldo Rodrigues, o religioso não demonstrava nada que o desabonasse diante da comunidade católica e não católica. “Era um homem que prezava a liturgia. Ele dizia que tinha ideia para escrever um livro”, contou.

Foi na oficina de Rodrigues que, durante meses, ficou estacionado um fusca do padre para reforma. “Ele era muito simples, não tinha luxo nenhum”, lembra o mecânico, que prefere atribuir as responsabilidades à natureza da espécie: “Não vou culpar nem ele nem ela. Errar é humano”.

Igreja sabia

Sob anonimato, dois fiéis disseram que a igreja – ou seja, os superiores do padre – já sabia do ocorrido antes do suicídio do bancário Pedro, mas manteve sigilo. Apenas no dia 14 de fevereiro, o arcebispo dom Washington Cruz optou pela “suspensão preventiva canônica total do uso de ordens do padre Antônio Rocha de Souza”.

A Arquidiocese não soube responder se Pedro foi acompanhado por um profissional de psicologia quando a história veio à tona. Em nota enviada ao Metrópoles, a Arquidiocese de Goiânia informou que, em janeiro de 2019, recebeu do padre “a solicitação de afastamento de suas atividades como administrador da Paróquia Auxílio dos Cristãos, por motivo pessoal.” Um novo sacerdote foi colocado em seu lugar.

A nota não revelou se deu o afastamento. Contudo, a Arquidiocese afirmou que, “enquanto isso, surgiram algumas denúncias contra o Pe. Antônio Rocha de Souza, que levou a Arquidiocese a suspender preventivamente o referido sacerdote de suas atividades sacerdotais para melhor investigar estas alegações (cf. Decreto 05/2019).”

Em um segundo e-mail, a reportagem quis saber se a família de Pedro, inclusive o filho, têm recebido algum acompanhamento por parte da igreja. “As famílias estão sendo assistidas por um padre, atual responsável pela Paróquia Auxílio dos Cristãos”, respondeu a Arquidiocese.

Nomeado desde o 1º de fevereiro pelo arcebispo dom Washington Cruz para ser o novo pároco da congregação, o padre Rodrigo de Castro Ferreira não foi encontrado pela reportagem.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Goiás afirmou que a ocorrência da morte de Pedro Nélio Batista foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Goiânia, como suicídio.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

A ação, teve como objetivo cumprir medidas judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em homicídios, sequestros, ocultação de cadáver, lavagem de capitais e tráfico de drogas na região de Naviraí e Itaquiraí/MS.
10
Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Tráfico: Apenado monitorado foi detido por policiais do BPTAR após tentar despistar equipe em área conhecida por venda de drogas.
14
Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping mobilizou a Polícia Militar na noite desta terça-feira (2), após um homem ser flagrado furtando roupas na loja C&A do Porto Velho Shopping, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
14
Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Jéssica P. S., de 35 anos, tentou escapar pela janela ao ver a chegada da PM, mas sofreu fratura e foi detida no bairro Socialista.
16
Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Vítima, que utilizava tornozeleira eletrônica e vivia em situação de rua, foi atacada durante a madrugada no centro de Porto Velho.
16
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação, garantindo imunidade tributária para carros, caminhonetes e veículos mistos antigos.
L
Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Vara de Execuções Penais do DF calcula que o ex-presidente terá direito ao regime semiaberto em 2033; Jair Bolsonaro foi condenado por trama golpista.
L
MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

Ampliação da cobertura na educação básica para todos os territórios, avanço na alfabetização e acesso à internet são prioridades do Ministério da Educação.
L
Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

A medida estende até 2030 a isenção de taxas sobre estações de telecomunicações de aplicações de internet das coisas, e o texto segue para sanção presidencial.
L
Planalto rejeita texto que mantém escala 6x1 na Câmara

Planalto rejeita texto que mantém escala 6×1 na Câmara

Ministros defendem o fim da escala de trabalho e a redução da jornada para 40 horas semanais, priorizando a qualidade de vida do trabalhador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ambulância tipo C: deputada busca apoio da Sesau para reforçar atendimento.
L
Pedro Fernandes acompanha Dia da Alegria em Buritis e reforça apoio às famílias

Pedro Fernandes acompanha Dia da Alegria em Buritis e reforça apoio às famílias

Evento reuniu crianças e comunidade em atividades de recreação e integração, com participação do deputado Pedro Fernandes.
L
TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

Selo Diamante reforça excelência do Tribunal em governança, inovação e eficiência.
L
Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Projeto de lei garante o aproveitamento dos trabalhadores da Eletrobras e de outras empresas elétricas em companhias públicas, evitando demissões em massa.
L
FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

Hidrovia do Madeira é tema de audiência na Câmara com foco em logística e impactos regionais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

Idoso é atropelado por carro no centro de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Campos Sales com a Rua Almirante Barroso.
12
VÍDEO: Câmera registra dupla executando Betão da borracharia na zona leste

VÍDEO: Câmera registra dupla executando Betão da borracharia na zona leste

O vídeo revela o momento em que dois indivíduos surgem, ambos usando capacetes.
10
Betão da borracharia é morto a tiros na zona leste

Betão da borracharia é morto a tiros na zona leste

As primeiras informações indicam que a execução a tiros foi realizada por dois indivíduos.
18

Fio Engatado na Moto Causa Queda e Fratura no Punho

Segundo as informações, o fio engatou subitamente na motocicleta. Isso fez com que o condutor perdesse o controle e caísse ao chão.
10
Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: T H C BRUM TABACARIA E EVENTOS

LAS – Licença Ambiental Simplificada
L
Serviço de saúde ocupacional muda para novo endereço

Serviço de saúde ocupacional muda para novo endereço

Saúde ocupacional: novo espaço amplia atendimento aos servidores.
L
Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect: evento reúne formação, mercado e conexões no estado.
L

Estátua de Hércules é descoberta em Ibiza após 1.700 anos durante obra no centro da cidade

Escultura de madeira do século III d.C., encontrada por construtores, surpreende arqueólogos pela preservação incomum em área que abrigará apartamentos sociais.
L

CNH mais barata: nova regra reduz custo em até 80% ao eliminar obrigatoriedade de autoescola

Resolução do Contran permite formação teórica gratuita e aulas práticas com instrutor autônomo; modelo promete baratear e desburocratizar a emissão da CNH
L
Série Evolut 2026 marca novo ciclo de implementos rodoviários da Librelato

Série Evolut 2026 marca novo ciclo de implementos rodoviários da Librelato

Projeto desenvolvido com escuta ativa de clientes orientou melhorias técnicas da nova linha
L

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SPINOLA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L
Rede de atendimento a mulheres é reforçada em Rondônia

Rede de atendimento a mulheres é reforçada em Rondônia

Violência contra mulheres: capacitação forma mais de mil profissionais no estado.
L
Escritora Eva Potiguara é destaque em seminário no IFRO

Escritora Eva Potiguara é destaque em seminário no IFRO

A palestra da escritora indígena Eva Potiguara no ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia promoveu o debate sobre a literatura contracolonial e a Educação das Relações Étnico-Raciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.