SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

BANCÁRIO DESCOBRE TRAIÇÃO DA MULHER COM PADRE E TIRA A PRÓPRIA VIDA

Caso aconteceu em Goiânia (GO). Além de pároco, sacerdote era professor de Filosofia da PUC Goiás e foi afastado da igreja

Publicado em 

Goiânia (GO) – Vizinhos da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (foto em destaque), no Setor Sudoeste de Goiânia, comentam com sussurros o caso que levou um dos fiéis a tirar a própria vida no último domingo de fevereiro, dia 24. Pouco antes, ele descobrira que a esposa estava tendo um romance com o padre da igreja que o casal frequentava e denunciou o caso em seu perfil no Facebook.

Veja:

Todas as semanas, em um dos 36 bancos distribuídos em duas fileiras da igreja, sentava-se o bancário Pedro Nélio Batista, 41 anos, que acabou tirando a própria vida. Ao lado, ficava a sua esposa, identificada apenas como Mara, e o filho do casal, 7. Juntos, eles assistiam às missas celebradas por Antônio Rocha Souza. O pároco é sacerdote e professor canônico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Segundo o irmão de Pedro, Júnior Batista, 40, o bancário descobriu o caso pouco mais de um mês antes de morrer. “Ele foi ficando alegre e triste. No domingo, fizemos um churrasco na casa dele. Estava apreensivo porque a igreja apenas suspendeu o padre e não o expulsou”, contou.

Júnior, que viu o relato de Pedro logo após a postagem na rede social (veja acima), correu para a casa do irmão, mas já era tarde. “Tentei fazer massagem [de reanimação]. Vi meu irmão morrendo, por isso cobro que o responsável pela morte seja expulso da igreja”, desabafa Júnior.

Acusação pública

Ao publicar no Facebook, horas antes da tragédia, que a mulher tinha um caso amoroso com o clérigo, Pedro, conhecido como Pedrão, despertou a atenção e a curiosidade dos paroquianos. A história se espalhou e foi agregando fofocas e invencionices. Uma delas de que o filho de 7 anos não seria de Pedro. Júnior, no entanto, desmente. “Um exame de DNA concluiu que meu irmão é o pai”, assegurou.

A mulher, que era secretária do padre no turno da manhã desde que o religioso foi designado pela Arquidiocese de Goiânia para o paróquia há quatro anos, não foi encontrada pela reportagem.

O padre é considerado “exemplar”, “atencioso” e “inteligente” pelos fiéis, mas no texto de Pedro, ganha outros adjetivos: “canalha”, “traidor” e “maquiavélico”.

No relato, Pedro revelou que ele e Mara procuraram o sacerdote para tentar salvar o casamento, que estava em crise. “[…] a pessoa que devia salvar uma crise no meu casamento, usou da sua inteligência maquiavélica para iludir e seduzir minha esposa, num evento religioso, a festa da padroeira, em maio de 2018 […]”, escreveu.

Ainda segundo o desabafo, o sacerdote teria ido, com a esposa de Pedro, para Correntina (BA), em uma espécie de “lua de mel”.

“Temente a Deus”

Secretária, Mara ficava em uma sala no térreo do prédio de dois andares da igreja. Era vista, pelo menos pelos frequentadores que falaram com a reportagem, como uma “boa mãe”, “atenciosa” e “temente a Deus”.

O padre morava no andar de cima, com a mãe. Do lado de fora da paróquia, ainda hoje é possível ver uma cortina azul na janela de onde, quando em vez, o padre aparecia para espiar o céu e a rua, segundo relatos de frequentadores.

O prédio é quase um labirinto de salas e corredores mal iluminados, com santos, velas apagadas e quadros com imagens de Jesus Cristo. No altar da igreja, há um mosaico de barro com várias feições do messias. Na maioria, Cristo parece olhar de soslaio, para baixo, entristecido – como em uma escultura maior no centro da tela, que parece espiar um crucifixo abandonado ao lado de uma lata de refrigerante em cima do segundo banco à esquerda.

Para a reportagem, apenas um fiel da igreja quis comentar o assunto sem resguardar a sua identidade. Geraldo Rodrigues, de 64 anos, viu a transmutação da pequena capela, feita de taipa e folhas de bananeira, na atual paróquia, frequentada por centenas de pessoas.

Quando soube que jornalistas queriam entender a trágica histórica do bancário, da mulher e do padre, tratou de apontar e sentenciar um culpado. “Olha, o diabo faz isso. É coisa da carne”, acusou ele, dentro da oficina que funciona na garagem da casa a quatro quadras da igreja.

Negro, barba por fazer, calvo, com o pouco que lhe resta de cabelo mais branco do que preto, barrigudo e com pouco mais de 1,60m de altura, o mecânico teceu elogios ao padre. Para Geraldo Rodrigues, o religioso não demonstrava nada que o desabonasse diante da comunidade católica e não católica. “Era um homem que prezava a liturgia. Ele dizia que tinha ideia para escrever um livro”, contou.

Foi na oficina de Rodrigues que, durante meses, ficou estacionado um fusca do padre para reforma. “Ele era muito simples, não tinha luxo nenhum”, lembra o mecânico, que prefere atribuir as responsabilidades à natureza da espécie: “Não vou culpar nem ele nem ela. Errar é humano”.

Igreja sabia

Sob anonimato, dois fiéis disseram que a igreja – ou seja, os superiores do padre – já sabia do ocorrido antes do suicídio do bancário Pedro, mas manteve sigilo. Apenas no dia 14 de fevereiro, o arcebispo dom Washington Cruz optou pela “suspensão preventiva canônica total do uso de ordens do padre Antônio Rocha de Souza”.

A Arquidiocese não soube responder se Pedro foi acompanhado por um profissional de psicologia quando a história veio à tona. Em nota enviada ao Metrópoles, a Arquidiocese de Goiânia informou que, em janeiro de 2019, recebeu do padre “a solicitação de afastamento de suas atividades como administrador da Paróquia Auxílio dos Cristãos, por motivo pessoal.” Um novo sacerdote foi colocado em seu lugar.

A nota não revelou se deu o afastamento. Contudo, a Arquidiocese afirmou que, “enquanto isso, surgiram algumas denúncias contra o Pe. Antônio Rocha de Souza, que levou a Arquidiocese a suspender preventivamente o referido sacerdote de suas atividades sacerdotais para melhor investigar estas alegações (cf. Decreto 05/2019).”

Em um segundo e-mail, a reportagem quis saber se a família de Pedro, inclusive o filho, têm recebido algum acompanhamento por parte da igreja. “As famílias estão sendo assistidas por um padre, atual responsável pela Paróquia Auxílio dos Cristãos”, respondeu a Arquidiocese.

Nomeado desde o 1º de fevereiro pelo arcebispo dom Washington Cruz para ser o novo pároco da congregação, o padre Rodrigo de Castro Ferreira não foi encontrado pela reportagem.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Goiás afirmou que a ocorrência da morte de Pedro Nélio Batista foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Goiânia, como suicídio.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Polícia Federal destrói draga de garimpo ilegal no Rio Madeira

Operação Iterum II neutraliza estrutura completa de extração de ouro em Rondônia; ação conjunta com Ibama combate crimes ambientais no leito do rio.
10
Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

Casal de 24 anos acaba na delegacia após briga doméstica

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, onde a mulher relatou ter sido agredida com chutes e xingamentos antes de reagir para se defender do marido.
16
Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

Polícia prende homem de 27 anos na BR-364 com carregamento de pasta base de cocaína em ônibus interestadual
12
Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Apenado de alta periculosidade, foi localizado por policiais militares enquanto tentava fugir de Porto Velho
12
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Renato Fernandes Caetano debate o ecossistema editorial na Amazônia

A conversa deve abordar desde os desafios enfrentados por autores, editoras e pesquisadores da região até as possibilidades de ampliar a presença do livro amazônico nos espaços educacionais, culturais e científicos.
L
MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

MPT e Meta firmam acordo para combater o trabalho infantil online

Empresa deverá identificar perfis de crianças sem autorização judicial nas redes sociais; multas por descumprimento podem chegar a R$ 100 mil por menor.
L
Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Fazenda planeja alternativas para conter o preço do diesel

Dario Durigan assume ministério e propõe isenção de ICMS sobre importação para mitigar os impactos da crise no Oriente Médio.
L

Bora Ali: Thaiana Lima revela bastidores do Hotel Pelicano

A empresária também vai destacar a importância do empreendimento dentro da rota turística de Porto Velho, apresentar informações sobre pacotes, tarifas, reservas e explicar a localização do hotel. Uma entrevista que promete inspirar empreendedores e mostrar novas perspectivas para o turismo regional.
L
Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Presidente propõe estoque regulador para proteger o país de crises internacionais; Petrobras anuncia R$ 9 bilhões em investimentos em Minas Gerais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Moraes solicita parecer da PGR sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ex-presidente está internado com pneumonia bacteriana após relatório de presídio apontar risco de morte; defesa aguarda decisão do STF.
L
Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Relator do caso Banco Master defende serenidade em decisões judiciais; ministro assumiu inquérito após saída de Dias Toffoli.
L
Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Pastor João do Cerna se filia ao partido em Rolim de Moura e reforça atuação social voltada à recuperação de dependentes químicos.
L

Cabixi recebe nova ambulância e Cláudia de Jesus reforça compromisso com a saúde

Deputada estadual Cláudia de Jesus destina emenda de R$ 450 mil para aquisição de veículo de urgência e emergência no município
L
Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Ministro defende que Supremo crie tese nacional sobre constrangimento ilegal de vítimas em processos de crimes sexuais; julgamento virtual segue até o dia 27.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Acidente fatal na Avenida Brasil envolveu motocicleta e um veículo Prisma; condutora alegou que placa de sinalização estava encoberta no momento do impacto.
18
Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Poliana Santos Gonçalves, de 31 anos, foi achada amarrada e vendada dentro de casa; Polícia Civil investiga o caso como latrocínio ou homicídio qualificado após sumiço de bens.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Banco Central comunica exposição de dados de 28 mil chaves Pix

Incidente em sistemas da Pefisa S.A. expôs informações cadastrais de clientes; autarquia afirma que senhas e saldos bancários permanecem protegidos.
L
Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Porto Velho recebe 2ª edição da Semana S do Comércio

Evento do Sistema Fecomércio acontece em maio com serviços gratuitos, palestras e atrações culturais; expectativa é superar 13 mil atendimentos.
L
Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Conmebol altera critérios de desempate da Libertadores

Confronto direto passa a ser o primeiro parâmetro de classificação na fase de grupos; mudança vale para a edição de 2026 e afeta também a Sul-Americana.
L
Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Fome recua em lares do Bolsa Família chefiados por mulheres

Estudo da FGV revela que 71% dos domicílios que atingiram segurança alimentar são liderados por figuras femininas; impacto é maior entre mulheres negras.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Jaru abre inscrições para o Barco Cross e Corrida de Caiaque

Competições tradicionais no Rio Jaru acontecem em abril; evento terá shows artísticos e categorias de remo e velocidade.
L
Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Vitória Morão leva arte amazônica ao Agenda News

Artista visual de Porto Velho compartilhou trajetória, desafios e conquistas em entrevista marcada por identidade e valorização cultural.
L
O agente secreto disputa oito troféus no prêmio Platino

O agente secreto disputa oito troféus no prêmio Platino

Longa de Kleber Mendonça Filho é destaque em premiação no México com indicações para Wagner Moura e melhor direção; Brasil tem sete obras finalistas.
L