QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

COMO PCC RECRUTA ‘EXÉRCITO’ PARA FAZER ATAQUES NAS RUAS

Agentes de segurança pública ficaram alertas com a possibilidade de a facção realizar ataques nas ruas em forma de protesto e represália.

Publicado em 

A transferência de 22 líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), incluíndo seu líder, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, para presídios federais colocou as forças de segurança de São Paulo em alerta.

Agentes de segurança pública ficaram alertas com a possibilidade de a facção realizar ataques nas ruas em forma de protesto e represália. O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que a operação de transferência se preparou para conter “qualquer reação por parte do crime organizado”.

Todo esse temor e mobilização ocorrem porque uma operação semelhante de transferência de presos do PCC para a prisão de segurança máxima de Presidente Venceslau em 2006 causou uma onda de guerra velada entre a polícia paulista e a facção. Na época, 59 agentes de segurança foram mortos em cinco dias e mais de 500 civis foram assassinados nos dez dias seguintes.

Mas quem são essas pessoas que atuam fora dos presídios sob as ordens do PCC? A BBC News Brasil entrevistou especialistas em segurança pública, sociólogos e agentes do sistema penitenciário para entender como funciona o “exército do crime”.

Segundo agentes penitenciários e especialistas em PCC, essas pessoas são recrutadas de diversas formas. As principais são quando internos são “batizados” pela facção ao chegar nos presídios ou fazem dívidas com o crime.

“Quando o preso chega na cadeia, ele facilmente consegue drogas e celular. Se ele não tem dinheiro para pagar, hoje ele não vai ser morto pelo PCC, mas geralmente é transformado em ‘soldado’. Essa pessoa tem sua dívida perdoada em troca de ficar à disposição para ser recrutada para, por exemplo, matar um agente penitenciário ou policial militar quando estiverem em liberdade. Se recusarem, são mortos pela facção”, disse um funcionário com vasta experiência no sistema penitenciário. Para especialista, PCC não deve voltar a fazer ataques nas ruas como em 2006.

As dívidas e o medo constante fazem com que, segundo agentes penitenciários, esses “recrutas” mantenham um laço com a facção mesmo quando deixam as cadeias.

Mas algumas das “missões” passadas pelo PCC, como incendiar ônibus e promover ataques a delegacias ou batalhões, podem ser feitas também pelos próprios membros do PCC em liberdade, mesmo que não tenham dívidas.

Mas é possível que o PCC faça ataques em série?

Autora de livros sobre o PCC e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Violência da USP, Camila Nunes Dias confirma que existe esse processo de recrutamento, mas não acredita que a facção volte a fazer grandes ataques como em 2006. Segundo ela, o comando considera que aqueles atos não trouxeram tantos benefícios para eles.

“Os ataques tiveram uma reação da polícia que acabou sendo muito prejudicial, tanto para o próprio PCC quanto para as pessoas. Desta forma, as reações às transferências recentes não ocorrerão imediatamente porque agora todo mundo (do governo) está voltado para isso. Seria absolutamente inadequada e contraproducente uma reação neste momento, já que todas as forças de segurança estão preparadas”, afirmou.

Dias afirmou que uma das possibilidades é que a facção adote a estratégia usada em 2012, quando mais de cem policiais foram mortos em 11 meses, em ataques executados a conta gotas ao longo do ano.

“O PCC tem demonstrado uma enorme capacidade de adaptação e de responder ao governo de maneiras diferentes. A facção acha importante expressar sua mudança estratégica também para proteger a população que mora nos bairros mais pobres, onde está boa parte de sua base”, afirmou a pesquisadora.

Por outro lado, pessoas que convivem diariamente com presos da facção nas penitenciárias do Estado de São Paulo dizem que esse silêncio nas ruas incomoda parte da base do PCC. Eles afirmam que a massa carcerária sente uma necessidade de fazer grandes demonstrações de poder e violência em oposição a decisões do Estado.

Mesmo sem previsão para ataques, nos últimos dois dias diversas correntes de WhatsApp divulgaram notícias falsas sobre ataques promovidos pela facção. Uma das mensagens dizia que ocorria uma rebelião num presídio no Belém, na zona leste de São Paulo. Outra apontava que um delegado da cidade de Mongaguá, no litoral paulista, dizia que tinha monitorado presos planejando ataques na cidade.

O governo de São Paulo afirmou que ambas as mensagens são falsas.

Mas agentes e diretores de presídios – que pediram para não ser identificados -, dizem que o respeito ao PCC e outras facções dentro das cadeias se dá principalmente por causa da violência. Quando isso não ocorre, eles perdem seguidores.

Pesquisadora diz que as forças de segurança estão preparadas para conter possíveis ataques do PCC nas ruas

Eles citam como exemplo o crescimento das outras 12 facções que atuam no Estado de São Paulo além do PCC, como a Família do Norte, a Amigos dos Amigos (ADA) e o Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC). A maior parte dessas pessoas veio de outros Estados e estão absorvendo integrantes em presídios paulistas.

A pesquisadora Camila Nunes confirma que as bases pressionam por uma onda de violência, mas que esse tipo de comportamento é contido pelas lideranças principalmente por interesses econômicos. Especialistas dizem que o policiamento ostensivo causado pelos ataques em 2006 prejudicou o comércio de drogas em São Paulo durante meses.

“Em 2006, o PCC já tinha uma base no sistema prisional, mas ainda não tinha demonstrado sua presença e capilaridade. Hoje, eu vejo que isso é desnecessário para a sua base porque ela já está consolidada. Até por isso o PCC passou a adotar a estratégia do silêncio, sem chamar a atenção do Estado. Ela é economicamente muito mais adequada para a sua expansão e o lucro”, afirmou.

A pesquisadora diz que a facção trata as ações do governo como um jogo de xadrez. Seus líderes avaliam o que podem ganhar e perder por conta de cada uma das ações tomadas nos presídios e nas ruas.

Eles levam em conta a postura das autoridades, e avaliam se pode haver alguma negociação.

“Mas eles têm algo a oferecer? Tem cartas para colocar na mesa? Se tiver, agora é o melhor momento para usá-las? É fato que eles têm uma rede extensa com muitos jovens dispostos a matar em todas as regiões do país. A questão é que a estratégia é diferente do Rio, onde eles costumam ir sempre para o tudo ou nada”, afirmou Dias.

Como ocorreu a transferência de líderes do PCC?

Na madrugada de quarta-feira, as polícias civil e militar, em conjunto com agentes federais, fizeram uma megaoperação para transferir Marcola e outras 21 pessoas para presídios federais. Eles foram enviados para unidades em Brasília, Rondônia e Rio Grande do Norte.

A megaoperação realizada nos presídios de Presidente Venceslau e Presidente Bernardes, no interior paulista, bloqueou rodovias, fechou aeroportos e envolveu centenas de agentes de segurança. Foram encaminhados para a região policiais da Rota – a tropa de elite da PM paulista -, helicópteros, caminhões da Tropa de Choque e diversos agentes de inteligência da Polícia Civil.

A operação ainda conta com soldados da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, Coordenação de Aviação Operacional e Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também participam agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O Governo de São Paulo informou que fez as transferências em cumprimento a decisão da Justiça após pedido do Ministério Público (SP). A Promotoria fez a solicitação no dia 28 de novembro de 2018, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A decisão foi aceita pela Justiça na última semana.

Em nota, o governo disse que “o isolamento de lideranças é estratégia necessária para o enfrentamento e o desmantelamento de organizações criminosas.”

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Vagner B. C. é encontrado morto em residência com arma no bairro Cristal da Calama.
18
Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Acidente deixa mãe e filha feridas com motorista preso por embriaguez

Embriaguez do motorista causa acidente e deixa mãe e filha feridas em Porto Velho.
14
Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Policial e amigo são presos com moto furtada em Porto Velho

Prisão de policial e amigo envolve receptação de moto furtada no centro.
16
Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Vítima de 37 anos não resistiu aos ferimentos após acidente no bairro Três Marias.
18
Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

O horóscopo de 31 de dezembro de 2025 marca o fechamento de ciclos, com reflexões profundas, escolhas conscientes e expectativas voltadas para a chegada de 2026.
L

Coluna do Simpi – Feliz 2026! Mas prepare-se, pois senão irá quebrar

Em meio a um ano difícil para os microempreendedores, o Simpi alerta que 2026 exigirá ainda mais organização, atenção às novas regras e preparo para evitar prejuízos e riscos à continuidade dos negócios.
L

News Rondônia 15 anos, Carlos Caldeira celebra história e legado do portal

Ao celebrar 15 anos, o News Rondônia recebe homenagem do jornalista Carlos Caldeira, que destaca trajetória, legado e agradecimentos.
L

News Rondônia 15 anos, André Henrico destaca ousadia, inovação e força em rede na trajetória

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador André Henrico ressalta a importância da ousadia, do trabalho em rede, das parcerias estratégicas e do compromisso em entregar valor, resultados e desenvolvimento empresarial.
L

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro pode ter alta na quinta-feira após procedimento médico.
L
Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Balanço anual da deputada Cláudia de Jesus destaca aprovação de leis para servidores, apoio à agricultura familiar e recorde de recursos para municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

O distrito de Brinati para receber demandas sobre implementos agrícolas e infraestrutura para a agricultura familiar.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Deputada formaliza pedido à concessionária para reparos em redes de alta e baixa tensão, visando proteger moradores, ribeirinhos e indígenas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Falecimento de Valdecir Martins da Silva comove família e amigos em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Falecimento de Maria Sônia Teles de Negreiros marca despedida de Porto Velho.
L
Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Stranger Things encerra saga; episódio final estreia às 22h

Último capítulo de Stranger Things estreia às 22h na Netflix.
L
Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Barraca é interditada após agressão a turistas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem medidas emergenciais após ataque a casal.
L
Taxa de desemprego cai para 5,2% no Brasil

Taxa de desemprego cai para 5,2% no Brasil

desemprego registra menor nível desde 2012, segundo o IBGE.
L
Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo

Anac reforça fiscalização e orienta passageiros na alta temporada.
L
Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo conquista títulos e lidera temporada histórica em 2025.
L
Mais Saúde com Agente forma 109 mil profissionais no país

Mais Saúde com Agente forma 109 mil profissionais no país

Mais Saúde com Agente conclui capacitação para atenção primária e endemias.
L
Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Deputada defende política estadual de contracepção para jovens em vulnerabilidade e critica veto do governo a projeto de saúde preventiva.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.