QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ALERTA SOBRE CUIDADOS QUE PODEM EVITAR FURTOS E ROUBOS

Final de ano costuma registrar mais movimento de consumidores em áreas comerciais das grandes e também pequenas cidades.

Publicado em 

POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ALERTA SOBRE CUIDADOS QUE PODEM EVITAR FURTOS E ROUBOS - News Rondônia

Final de ano costuma registrar mais movimento de consumidores em áreas comerciais das grandes e também pequenas cidades. A boa notícia, que impulsiona esse movimento, é que o mês de dezembro costuma ser de festa e de incremento financeiro tanto na indústria, quanto no comércio e também para os trabalhadores. Mas o que pode transformar a alegria em tristeza são as possíveis ações criminosas, como roubos e furtos cometidos por criminosos, atentos a qualquer distração do cidadão. O meio termo no assunto é que muitos incidentes podem ser evitados, basta para isso alguns cuidados, pequenos hábitos que podem ser adquiridos e colocados em prática por qualquer pessoa, segundo o coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, comandante geral da Polícia Militar.

POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ALERTA SOBRE CUIDADOS QUE PODEM EVITAR FURTOS E ROUBOS - News Rondônia

A primeira dica recorre a um assunto que costuma ser campeão em infrações de trânsito: o uso indevido do aparelho celular. Desta vez, não com a ótica do trânsito, e sim, com atenção à exposição do aparelho. O comandante Ronaldo Flores detalha que furtos e roubos de celulares representam 70% das denúncias que chegam às Centrais de Polícia, mas um detalhe chama a atenção das guarnições: muitos casos acontecem por distração e falta de preocupação do usuário em relação à sua segurança e ao uso dessa ferramenta. “Há casos que o usuário facilita para o bandido agir por isso, a dica é: não carregue seu celular à mostra em ruas ou avenidas, de maneira nenhuma. Não converse ou responda mensagens na rua. Na cabeça de criminoso, até mesmo o iPhone que ele não consegue usar, destrói e vende as peças”, alerta.

Em relação ao uso de veículos, o principal cuidado é garantir que o alarme foi acionado. Isso mesmo. Ultimamente os bandidos utilizam um dispositivo chamado “chapolin”, que consiste em bloquear o alarme dos veículos. Funciona mais ou menos assim: uma pessoa mal intencionada observa, a certa distância, um veículo sendo estacionado, o motorista desce e aciona o alarme, mas o bandido acionou anteriormente o dispositivo que bloqueia o funcionamento do alarme. Sem perceber o motorista sai do local e deixa o veículo aberto, o que facilita o furto. “Confirme, sempre, se realmente a porta do veículo foi travada”, recomenda o comandante.

Ainda em relação ao uso de veículos, outra dica é: entrar, acionar o cinto de segurança, travar as portas, ligar o veículo e sair do local imediatamente. “Não é nada prudente ficar no carro parado fazendo ligações telefônicas ou checando o whatsapp”, alerta.

Para fazer compras, o recomendado é uso de cartões de crédito ou débito, mas se houver realmente necessidade de saque, a técnica é ficar atento a todo movimento ao redor. Segundo o comandante, as próprias pessoas dão indícios se estão mal intencionadas, são os chamados movimentos suspeitos, como por exemplo, se observa demais as ações de uma pessoa na fila. Até mesmo o uso do celular pode ser indício de atitude suspeita, ou seja, que uma pessoa mal intencionada esteja repassando informações para outro bandido do lado de fora da agência. “Nunca conte dinheiro na agência, não dê essa pista para o bandido porque ele facilmente informará para o comparsa, que está do lado de fora, suas características e até o valor do saque”, ressalta.

USO DE BOLSAS

Pode parecer infantil a abordagem sobre o uso de bolsas, podendo ser sociais, esportivas e até mochilas. As recomendações do comandante, principalmente para as mulheres que usam bolsas tiracolo (seguras ao ombro) é que sempre use esse acessório seguro ao corpo e sempre para o lado da calçada. Nunca virada para a rua ou avenida, pois dessa maneira é mais fácil ser puxada. Marina Aguiar, dona de casa, garante que usa a bolsa de maneira correta e sempre está atenta. “Às vezes até exagero, quando sei que vou andar por locais que me sinto insegura, levo uma bolsa pequena, dentro de uma sacola”, diz.

Também há recomendações do comandante Ronaldo Flores para as pessoas ou famílias que pretendem viajar este final de ano: em relação à segurança do patrimônio. O recomendado é informar aos vizinhos o período que estará fora e preferencialmente deixar alguém no domicílio. “Compensa mais pagar certo valor para uma pessoa cuidar do imóvel, a gastar mais com a perda de bens, caso aconteça ação criminosa”, compara.

Para colaborar com o policiamento essa época do ano, os efetivos da Polícia Militar já estão em maior número nas ruas tanto da capital, Porto Velho, quanto nas cidades do interior. O policiamento reforçado tanto de policiais nas ruas, nos centros comerciais, quanto de viaturas se dará no decorrer do ano. “Além de operações, que estamos realizando, visando maior segurança à população do Estado”, assegura Flores.

Mas a orientação caso aconteça o assalto é nunca reaja e se possível redobre a atenção em suas funções cognitivas, principalmente a visão, observando placa de veículo, detalhes sobre a roupa, manchas no corpo, qualquer característica que possa facilitar a identificação do suspeito futuramente. “Nunca reaja, porque o bandido pode estar mais nervoso que a vítima”, recomenda.

E a recomendação final é vigilância, pois existe até nome para as ações, que contribuem com a prática de crimes: chama-se vitimologia e qualquer pessoa que estiver distraída pode cometer. De acordo com o comandante Ronaldo, o aconselhável é que as pessoas desenvolvam mais a atenção, frente ao crescente número de crimes ocorridos em quase todas as cidades de Rondônia. “O ideal era que não existisse esse tipo de crime em nossa sociedade, mas já que existe, a população pode colaborar, adotando um pouco mais de atenção quanto à sua própria segurança”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Colisão entre táxi e moto na Rua Buenos Aires com Rua Jaci-Paraná deixa mulher ferida.
10
Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Colisão violenta na interseção com a Rua Buenos Aires deixa pedestre com ferimentos graves e levanta alerta sobre segurança no trânsito.
16
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Brasília, Léo Moraes busca recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras prioritárias em Porto Velho

A capital ocupa o segundo lugar entre as cidades brasileiras em número de projetos do PAC.
L

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende quase 33 kg de maconha em Ônibus

PRF em Rondônia apreende quase 33 kg de maconha em Ônibus

Droga, despachada em Porto Velho com destino a Goiás, foi encontrada em bagageiro de veículo interestadual, após fiscalização da PRF.
12
Força-Tarefa em Colorado do Oeste prende sete por crime organizado

Força-Tarefa em Colorado do Oeste prende sete por crime organizado

Ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar de Rondônia combate tráfico de drogas, extorsão e ameaças na região.
14
PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia em um dia

PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia em um dia

Operações em Ariquemes e Guajará-Mirim resultaram na detenção de homens entre 40 e 51 anos procurados por roubo, pensão alimentícia, associação criminosa e crimes ambientais.
10
Polícia apreende droga e detém dois irmãos em operação contra o tráfico em Jaru

Polícia apreende droga e detém dois irmãos em operação contra o tráfico em Jaru

Ação conjunta da PM e Polícia Civil prende suspeito no Setor 03 e seu irmão, após investigações apontarem entrega de entorpecentes em Jaru.
12
Veículo tomba após motorista perder controle em retorno em Jaru

Veículo tomba após motorista perder controle em retorno em Jaru

Acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, 9 de julho, no cruzamento das Avenidas Tiradentes e Florianópolis; condutora de 55 anos saiu ilesa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Governo de RO e Prefeitura de Porto Velho ampliam projeto Sentinela para reforçar combate às queimadas

Parceria fortalece uso do projeto Sentinela, integrando tecnologia e ações conjuntas para combater queimadas em Porto Velho.
L
aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L
Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Com estreia marcada para domingo (13) contra a Venezuela, às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil, a equipe busca seu nono título e vagas olímpicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.