SEXTA-FEIRA, 26/12/2025

Em destaque

63 MILHÕES DE BRASILEIROS PODERIAM COMPRAR ARMAS COM NOVAS REGRAS

Promessa de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a revogação do Estatuto do Desarmamento deve ganhar força com a posse dos novos parlamentares, em Fevereiro.

Publicado em 

Promessa de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a revogação do Estatuto do Desarmamento deve ganhar força com a posse dos novos parlamentares, em fevereiro. A medida, uma das mais polêmicas em debate na vida política nacional e na sociedade, coloca em jogo as estratégias de segurança pública e pode lançar o Brasil num caminho incerto no enfrentamento da violência. Especialistas criticam a iniciativa, apontando que as estratégias para combater o crime devem passar por melhorias no sistema de investigação, pelo aumento do efetivo policial e pelo avanço nas políticas sociais. Nos bastidores, deputados e senadores desta e da próxima legislatura se articulam para fazer a proposta avançar.

Um cruzamento de dados, realizado pelo Correio, com base no cadastro nacional de habilitados e em informações levantadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra que se o projeto de lei que trata do assunto for aprovado no Congresso, pelo menos 63 milhões de brasileiros estarão aptos a comprar uma arma de fogo. Atualmente, a mais avançada proposta que pretende revogar as leis que endurecem a obtenção de porte de armas é o projeto de lei 3.722/2012, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). O texto está pronto para ser votado em plenário. Há mais  97 propostas sobre o assunto.

Pelo projeto, para conseguir posse de arma de fogo é necessário ter 21 anos completos e realizar teste de aptidão psicológica. Outro requisito é não ser alvo de acusação na Justiça ou investigação por crime doloso. Esses pontos podem ser alterados durante a votação no plenário. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil tem mais de 66 milhões de pessoas com mais de 21 anos autorizadas a dirigir.

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação, é necessário que o motorista realize teste de aptidão psicológica, semelhante ao que seria aplicado para obter a posse de arma, caso ocorra a flexibilização das regras. O motorista deve repetir o exame a cada cinco anos para renovação da autorização para dirigir.

De acordo com dados do “Relatório Justiça em Números”, em 2016, 3 milhões de novos casos criminais ingressaram na Justiça, sendo que 1,4 milhão de execuções penais estavam pendentes de cumprimento ao fim do mesmo ano.

Pelo Twitter, Rogério Peninha Mendonça disse que foi procurado por Jair Bolsonaro, que pediu que a apreciação da proposta fosse adiada até que deputados e senadores eleitos tomem posse. “Acabo de receber ligação do presidente Jair Bolsonaro. Ele concordou em deixarmos para o ano que vem a votação do projeto de minha autoria que revoga o Estatuto do Desarmamento”, escreveu. Na próxima legislatura, que assume em fevereiro, o partido de Bolsonaro, o PSL, será a segunda maior bancada da Câmara, com 52 deputados, ficando atrás apenas do PT, que tem 56 cadeiras.

RISCOS

Diversos estudos projetam um cenário possível, caso o número de armas em circulação aumente no país. Atualmente, as forças de segurança têm grande dificuldade de impedir a entrada de armas de fogo pelos 17 mil quilômetros de fronteira terrestre. O especialista Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, destaca que existe uma ligação clara entre o aumento do número de armas na sociedade e o crescimento da violência. “Essa correlação já foi comprovada cientificamente. Quanto mais facilitada é a posse de armas, maior a violência letal”, frisa. “Estudo realizado pelo instituto apontou que 64% das armas apreendidas em 2011 e 2012 em São Paulo tinham sido fabricadas antes do Estatuto do Desarmamento”, diz.

De acordo com dados do Mapa da Violência, em 1980 foram registradas 6.104 mortes intencionais por armas de fogo. Na época, de acordo com o IBGE, o país tinha 120 milhões de habitantes, frente os 208 milhões atuais. Em 2003, ano em que o estatuto foi aprovado, esse número fechou em 36.115. A taxa de crescimento de assassinatos do tipo durante o período (1980-2003), foi de 8,1% ao ano. Entre 2003 e 2014, o índice subiu 2,2%. Os últimos dados, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, revelam que entre 2016 e 2017, o número de mortes intencionais por arma de fogo cresceu 2,9%. De fato, o estatuto não provocou queda no número de mortes violentas, mas desacelerou o crescimento deste tipo de crime.

“INVASÃO” ESTRANGEIRA

A bilionária indústria do setor de armas já se prepara para avançar sobre o território nacional. Atualmente, apenas profissionais de segurança pública, procuradores, juízes, vigilantes em serviço, guardas municipais e outros grupos menores têm acesso facilitado à posse e porte de armas. Mas a abertura de mercado, tanto nas forças de segurança quanto no meio privado, atrai a cobiça de grandes empresas armamentistas.

Uma audiência pública realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 18 de outubro do ano passado, na sede da instituição, contou com a participação de nove empresas. Na ata da reunião estava o nome de representantes de empresas de diversos países.

De acordo com o documento, o encontro teve como objetivo avaliar a capacidade nacional e internacional para o fornecimento de armas voltadas a instituições brasileiras. No local, além de empresas brasileiras, como a Taurus e a estatal Imbel, compareceram representantes de fabricantes, como Glock (Áustria), Beretta (Itália), Smith & Wesson (EUA), Sig Sauer (Alemanha) e CZ (Tcheca). Atualmente, a Taurus mantém o monopólio da indústria de armas no país, mas esse cenário pode mudar, à medida que interlocutores de Bolsonaro afirmam que ele pretende abrir o mercado brasileiro para o mundo.

SEM PREOCUPAÇÃO

O presidente da Taurus, Salesio Nuhs, prevê aumento na demanda pelos equipamentos. “Independentemente de mudanças no Estatuto do Desarmamento, acreditamos que a eleição do novo presidente, certamente, vai aumentar a procura dos cidadãos brasileiros por armas de fogo para legítima defesa, proteção da família e da propriedade. Isso porque, na prática, a maioria da população desconhecia que era possível comprar armas de fogo no Brasil”, destaca.

Salésio também relata não se preocupar com a entrada de fornecedores estrangeiros no mercado nacional. “A Taurus é uma empresa global, exporta para mais de 85 países, portanto;  compete com as maiores empresas de armas nos mercados de exportação, que são extremamente competitivos, e está entre as maiores fornecedoras do mercado dos EUA”, disse.

DESARMAMENTO NA MIRA

O PL 3722/2012, que avança na Câmara, revoga o Estatuto do Desarmamento e pode permitir o acesso de milhões de brasileiros

a arma de fogo. Veja o que prevê o texto:

REQUISITOS

» Ser maior de 21 anos

» Não ter condenação por crime doloso

» Não ser alvo de investigação criminal (com dolo)

» Passar em teste psicológico

» Realizar curso de tiro

 

CENÁRIO ATUAL

» Portadores de Carteira de Habilitação com mais de 21 anos: 66.610.131

» Alvos de ações criminais em 2016: 3 milhões

» Em média 2,5 milhões de novos casos criminais deram entrada na Justiça por ano

 

ARSENAL

» O Brasil possui 8,5 milhões de armas ilegais circulando nos estados, de acordo com projeções de especialistas

» 3,8 milhões dessas armas estão nas mãos de criminosos e são usadas em assaltos, homicídios e sequestros

» Em todo o país, 6,8 milhões de armas registradas estão circulando de forma legal. Esse número inclui o armamento de polícias, empresas privadas, colecionadores, caçadores e cidadãos que têm arma para se proteger

» 119.484 armas de fogo foram apreendidas pelas forças de segurança em 2017

» 94,9% das armas apreendidas no ano não estavam cadastradas no sistema da Polícia Federal (Sinarm)

» 13.782 armas registradas foram perdidas, extraviadas ou roubadas, o que equivale a 11,5% das armas apreendidas pelas polícias em um ano

» As armas legais que vão parar nas mãos de criminosos representam um mês de trabalho das polícias para retirá-las de circulação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Criança morre afogada em rio na zona rural de RO

Criança morre afogada em rio na zona rural de RO

Afogamento em área rural mobiliza famílias e autoridades..
14
Ambulância pega fogo na RO-479 e paciente é resgatado em Rolim de Moura

Ambulância pega fogo na RO-479 e paciente é resgatado em Rolim de Moura

Ambulância pega fogo na RO-479 durante transporte de paciente.
14
Homem morre após ser esfaqueado por vizinha na zona leste

Homem morre após ser esfaqueado por vizinha na zona leste

Homicídio após agressão registrada no Ayrton Sena.
18
Homem é encontrado morto em lago na Estrada da Penal

Homem é encontrado morto em lago na Estrada da Penal

Corpo da vítima de 54 anos foi localizado boiando por policiais militares na zona rural de Porto Velho.
18
Homem morre esfaqueado pela vizinha na noite de Natal

Homem que morreu estava agredindo a esposa quando foi esfaqueado pela vizinha

Novas informações revelam que o homem de 36 anos desferia socos contra a mulher antes de ser atingido por um golpe de faca de serra.
18
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Réveillon de Porto Velho será histórico com mais de 10 horas de festa

Réveillon de Porto Velho será histórico com mais de 10 horas de festa

Evento gratuito organizado pela prefeitura celebra a chegada de 2026 com queima de fogos, atrações nacionais e valorização da cultura beradeira na capital.
L

Um grande “rio voador” está sobre Rondônia neste momento

O tempo nublado no Natal sinaliza chuvas fortes em quase toda a região rondoniense.
L

Rondônia coloca três cidades entre as maiores exportadoras do Norte

Vilhena lidera as exportações rondonienses e ocupa a 5ª posição regional, seguida por Porto Velho em 12º e Candeias do Jamari em 13º, impulsionadas pelo agronegócio e pela logística estratégica do estado.
L

Crescimento da força de trabalho; Rondônia aparece no meio do ranking

Roraima ocupa o 1º lugar no ranking nacional, seguido pelo Amazonas em 2º e Amapá em 5º; Acre, Pará e Tocantins também aparecem entre os destaques, enquanto Rondônia registra avanço mais moderado na 18ª posição.
L

Coluna Social Marisa Linhares: bastidores, celebrações e grandes nomes em evidência

Mensagens de Feliz Natal celebram o espírito cooperativo, a força do empreendedorismo, a inovação no comércio, a dedicação de equipes e o compromisso com a comunidade, destacando empresas que contribuem para o crescimento econômico e social de Cacoal e região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Corpo boiando em lago é encontrado na Estrada da Penal

Corpo boiando em lago é encontrado na Estrada da Penal

O local foi isolado para os trabalhos de resgate do suposto corpo.
18
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Tentativa de homicídio na Avenida Caula deixa homem ferido com golpe de faca no pescoço em Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu após ser encontrada caída e com sangramento no pescoço; suspeito conhecido como “Neguinho” fugiu e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
10
Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Flagrante ocorreu em uma boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Dalcy Marina de Sousa Guarate

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas também um legado de amor, fé e união familiar que permanecerá viva na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.
L

Pesquisa aponta que a casca da jabuticaba é a parte mais nutritiva da fruta

Estudo da Unicamp e de universidade sueca indica que consumir a casca da jabuticaba ajuda a reduzir inflamações, estresse oxidativo e melhora a cognição.
L
Séries renovadas chegam em 2026 com novas temporadas

Séries renovadas chegam em 2026 com novas temporadas

Séries que ganharão novas temporadas em 2026.
L
Sebrae Rondônia reforça presença institucional em 2025

Sebrae Rondônia reforça presença institucional em 2025

Sebrae Rondônia amplia comunicação estratégica.
L
Fhemeron celebra conquistas de 2025 em café da manhã com servidores

Fhemeron celebra conquistas de 2025 em café da manhã com servidores

Presidente da fundação destacou a reestruturação administrativa e o aumento na coleta de bolsas de sangue durante confraternização em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, fé e exemplo que permanecerá vivo nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L

Nota de pesar: Luiz Pinheiro de Avila

Familiares e amigos se despedem com emoção de Luiz Pinheiro de Ávila, homem íntegro, alegre e trabalhador, que deixa um legado de amor, simplicidade e lembranças eternas junto à família e a quem conviveu com ele.
L

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Secretaria de Trânsito adequa oferta do transporte coletivo à menor demanda de férias; linhas universitárias ficam suspensas até o final de janeiro
L
Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A administração municipal reforça que a ação demonstra responsabilidade fiscal e respeito aos direitos dos trabalhadores.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.