A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), preparou uma estrutura especial para garantir que famílias atípicas possam participar com tranquilidade do Curumim Folia e de outros blocos familiares do Carnaval. O evento acontece neste sábado, 1º de fevereiro, na capital rondoniense.
Pensando especialmente nas crianças atípicas, o Curumim Folia contará com espaço inclusivo em frente ao palco, abafadores de ruído e uma van da Semias com equipe técnica capacitada para auxiliar na regulação das crianças sempre que necessário. A mesma estrutura também estará disponível em outros blocos indicados no material oficial da Prefeitura.
De acordo com a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília, a iniciativa integra o compromisso do município com um Carnaval acessível, seguro e acolhedor para todas as famílias.
“Nosso objetivo é que todas as famílias possam aproveitar a festa com tranquilidade. Pensamos em cada detalhe para acolher as crianças atípicas, oferecendo apoio, segurança e inclusão durante todo o Carnaval”, afirmou.
Outro importante recurso disponibilizado é o Cadastro Infantil da Prefeitura, que funciona por meio de um QR Code e pode ser utilizado por todas as crianças durante os eventos carnavalescos. A ferramenta tem como objetivo facilitar a identificação em caso de desencontro entre crianças e responsáveis.
Após o preenchimento do cadastro, o QR Code é enviado para o e-mail da família e pode ser impresso e fixado na roupa ou em um crachá da criança. Caso ocorra algum desencontro, a equipe de apoio consegue identificar rapidamente o responsável e promover o reencontro com segurança.
O cadastro pode ser feito antecipadamente pelo site oficial da Prefeitura. Para quem não conseguir realizar o procedimento antes do evento, haverá atendimento no local para impressão do QR Code durante o Curumim Folia.
O mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares, como o Pirarucu do Madeira, além de eventos diurnos voltados ao público infantil.
Durante todo o período carnavalesco, a Prefeitura de Porto Velho atua com o Programa Carnaval Seguro, com equipes identificadas e vans de apoio voltadas à proteção da criança e do adolescente, pessoas com deficiência, ao combate ao trabalho infantil e ao enfrentamento da violência contra a mulher.











































