QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Resenha Política: Flori ganha força, Mariana repete roteiro e pedágio vira armadilha para Confúcio

A entrevista do prefeito Delegado Flori repercute por fugir dos acordos tradicionais, enquanto nomes como Mariana e Maurício Carvalho enfrentam contradições e críticas por falta de legado.

Por Robson Oliveira - 50

Publicado em 

Resenha Política: Flori ganha força, Mariana repete roteiro e pedágio vira armadilha para Confúcio
Imagem gerada por IA.

REPERCUSSÃO

Não foi surpresa para este cabeça-chata a enorme repercussão da entrevista com o prefeito de Vilhena, Delegado Flori (pré-candidato a governador). E a razão é simples: ele se elegeu fora dos esquemas partidários, das articulações empresariais e dos acordos escusos. Por isso, conseguiu implementar mudanças administrativas necessárias sem ser pressionado por fiadores eleitorais — esses padrinhos invisíveis que costumam cobrar a conta depois da eleição.

INCOMODANDO

Também pesou, e muito, a objetividade com que o entrevistado tratou temas que a maioria dos políticos prefere escamotear, escondendo o essencial atrás de discursos vazios e frases de efeito. Entre todas as entrevistas já realizadas pelo podcast Resenha Política, esta continua repercutindo, provocando discussões e incomodando justamente porque disse, sem rodeios, o que muitos insistem em calar. É um nome novo que pode dar muito trabalho numa eleição que foi antecipada, mas que ainda não chegou ao fim.

PERFIL

Mariana Carvalho tornou-se, ao longo da última década, um fenômeno curioso da política rondoniense. Figura recorrente nas pesquisas, quase sempre bem posicionada, ela aparece como favorita no início das disputas, mas coleciona derrotas quando o voto real substitui a intenção declarada.

BALÃO

Foram duas campanhas à Prefeitura de Porto Velho em que largou na frente e terminou derrotada. Na última eleição ao Senado, o roteiro se repetiu: liderança confortável nas pesquisas, queda abrupta na reta final e mais uma frustação nas urnas. Agora, em 2026, volta a ensaiar o mesmo movimento, avaliando nova candidatura ao Senado, novamente embalada por números positivos. Pelo menos é o que declarou o irmão, Maurício Carvalho.

CAVALO PARAGUAIO

Mas a história recente impõe cautela. Mariana carrega o estigma de “cavalo paraguaio”, forte na largada, frágil na chegada. Há capilaridade eleitoral, sem dúvida. Pesam contra ela também fatores estruturais e simbólicos: por meio do pai, ex- vice-governador, recene ainda uma rejeição que nunca foi totalmente dissipada. Além disso, o negócio da família — universidades de medicina — cobra mensalidades que beiram a obscenidade social, entre 12 a 13 mil reais por aluno, num estado marcado por desigualdades profundas, explorada pelos adversários. Mas o estigma de ‘Cavalo Paraguaio” começa a grudar e em campanha é meme fácil de colar.

ESTATÍSTICA

Mariana segue sendo a “queridinha” das pesquisas, mas, eleição após eleição, o carinho não vira voto. Enquanto não enfrentar essas contradições, seu favoritismo continuará sendo apenas estatístico e não eleitoral.

BLEFE

Em Rondônia, a pré-candidatura de Maurício Carvalho ao governo nasce mais como um ato de vontade do que como um projeto político. Após três anos e dois meses de mandato como deputado federal, falta-lhe um legado concreto que dialogue com os grandes dilemas do estado. Não há uma agenda clara, estruturada e objetiva que aponte soluções para Rondônia.

SILÊNCIO

Nas pautas ambientais, onde o estado sangra entre embargos e insegurança jurídica, sua atuação foi, no mínimo, discreta. Na questão das rodovias federais e do pedágio mais caro do Brasil, o silêncio falou mais alto que qualquer discurso. O eleitor não viu enfrentamento, nem protagonismo. Maurício é um deputado federal que está no Congresso Nacional mais pela força econômica do que por virtudes políticas. Embora seja uma pessoa de bom trato é muito ausente com os rondonienses.

QUIXOTESCO

O conflito entre interesse público e interesse privado nunca foi enfrentado com transparência. O mandato seguiu sem marca, sem bandeira e sem coragem política. Ainda assim, ele se lança candidato a governador de forma isolada. Sem base social visível, sem entusiasmo político real. Uma candidatura insistente no discurso, mas que, até aqui, não convenceu nem o eleitor nem o próprio cenário político de Rondônia. Tem todas características de um balão de ensaio.

SUMIU

Lançado, também por ele próprio, a pré-candidatura de Expedito Neto ao governo de Rondônia soa menos como fato político e mais como encenação. Em duas semanas, o ex-deputado surgiu como furacão nas manchetes ao se anunciar pelo PT, partido no qual jamais militou. Nunca leu regimento, não conhece a base e construiu toda a sua trajetória na direita. Foi deputado federal duas vezes por legenda conservadora e votou pelo impeachment de Dilma Rousseff. À época, disse fazê-lo “a favor do combate à corrupção”, discurso oposto ao que agora tenta ensaiar. Até agora ninguém viu a ficha filiação ao lado de Lula, conforme anunciaram. Após todo barulho, sumiu.

RETORNANDO

Jesualdo Pires surge como um nome consistente e necessário no cenário político de Rondônia para 2026, como pré-candidato a deputado federal. Ex-prefeito de Ji-Paraná, ele assumiu o município em um dos momentos mais críticos de sua história recente. A cidade vinha de gestões desastrosas, marcada pelo abandono, pela desorganização administrativa e pela perda da autoestima coletiva.

PLANEJAMENTO

Foi nesse ambiente adverso que Jesualdo promoveu uma verdadeira reconstrução. Ji-Paraná tornou-se um amplo canteiro de obras, com intervenções visíveis e duradouras em todas as regiões do município. As obras não apenas existiram: foram bem executadas, planejadas e entregues com qualidade.

FICHA

Sua gestão foi marcada pelo zelo com o dinheiro público e pelo respeito às normas legais. Todas as contas da administração municipal foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Num ambiente político tantas vezes tomado pela incompetência, Jesualdo representa um ponto fora da curva. É ficha limpa, não responde a processos e possui experiência legislativa como ex-deputado estadual. Trata-se de um político qualificado, preparado e intelectualmente capaz de representar Rondônia em Brasília. Tentaram colar nela malfeitos, mas a vida política e a ficha eleitoral falam por si.

DIGNIDADE

Sua pré-candidatura ilumina um cenário obscurecido por sucessivas decepções na Câmara Federal. A atual bancada, em grande parte, virou as costas para o Estado após eleita. Foram votos conquistados e mandatos desperdiçados. Jesualdo Pires simboliza a possibilidade concreta de mudar esse quadro. É a chance de elevar o nível da representação federal de Rondônia. Mais que um nome, ele é um projeto de dignidade política. E uma esperança real de que Rondônia volte a ser respeitada em Brasília.

ENTREVISTA

Nesta quinta-feira, o podcast Resenha Política coloca no ar uma entrevista longa, didática e esclarecedora com o ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual Jesualdo Pires. É uma oportunidade para o eleitor de Rondônia acompanhar uma conversa qualificada e aprender com a experiência de quem sabe honrar os votos que recebe e representar o povo com dignidade em todos os cargos que exerceu. Assista, portanto, nesta quinta-feira, no podcast Resenha Política, a entrevista com Jesualdo Pires.

EXCEÇÃO

Não se apresenta como salvador de nada, mas é uma pessoa séria que fala direto o que tem que ser falado. Não é costume de a coluna enaltecer político: seja qual espectro político que professe. No entanto, Pires é um ponto fora da curva. Razão pela qual abrimos esta arriscada exceção. E Rondônia merece bons representantes.

HERANÇAS

Concordo com a avaliação do jornalista Rubens Coutinho, do site TudoRondônia, ao apontar que entre as principais dificuldades eleitorais que o senador Confúcio Moura (MDB) terá de enfrentar na campanha pela reeleição são duas heranças incômodas: as reservas ambientais criadas no apagar das luzes do seu governo e, sobretudo, a tarifação dos pedágios.

CARAPUÇA

No caso do pedágio, como bem observa Coutinho, o experiente senador acabou caindo na própria armadilha ao vestir, com surpreendente voluntarismo, a carapuça das tarifas. E a ironia na política costuma ser implacável: o piadista quase sempre termina como personagem da própria anedota.

INÁBIL

As críticas, é verdade, recaíam sobre toda a bancada federal, omissa quando deveria gritar e barulhenta apenas quando o fato consumado já está instalado. Mas Confúcio, talvez movido por excesso de confiança ou por impulso de protagonismo, decidiu “matar no peito” a bola — e acabou empurrando-a, com rara habilidade, para dentro do próprio gol.

PROVÉRBIO

Basta um deslize verbal, desses que escapam da boca de candidatos apressados, para que a campanha se converta em flecha errante: voa, corta o vento, mas já não sabe onde deve chegar. Ao que parece, mantendo a língua solta, Confúcio Moura começa a flertar com a aposentadoria.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Felino feriu condutor e matou cães na estrada da antiga Cidade Universitária; moradores e trabalhadores da região temem novos encontros com o animal.
L
Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Reunião intersetorial na Câmara de Vereadores reuniu Prefeitura, Estado, Defensoria e sociedade civil para alinhar políticas para pessoas em situação de rua e ampliar ações sociais.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Departamento de Posturas reforça combate à publicidade instalada de forma irregular em calçadas, postes e canteiros, garantindo acessibilidade, mobilidade e menos poluição visual.
L
Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Obra de drenagem no bairro Nacional melhora o escoamento da água da chuva e deve garantir mais segurança e mobilidade para moradores durante o período chuvoso.
L
Semagric reúne Conselho Rural para definir ações da agricultura em 2026

Semagric reúne Conselho Rural para definir ações da agricultura em 2026

Reunião do CMDR acontece nesta sexta-feira (30), em Porto Velho, com foco no planejamento de políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Ação da Prefeitura de Porto Velho levará orientação, distribuição de insumos e conscientização sobre saúde sexual e prevenção de doenças durante os principais blocos da cidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Pagamento de janeiro atende mais de 18 milhões de famílias com valor médio de R$ 697,77 após a inclusão de benefícios adicionais para dependentes.
L
Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Candidatos têm até as 23h59 para concorrer a bolsas integrais e parciais em faculdades privadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Candidatos podem conferir a aprovação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os não selecionados têm até o dia 2 de fevereiro para a lista de espera.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Vereador Pedro Geovar afirma que a concessão da BR-364 e o pedágio devem elevar custos logísticos em Rondônia, com impacto direto no preço dos alimentos e no bolso da população.
L
Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Deputado Coronel Chrisóstomo afirma ter votado contra a concessão da BR-364 e contesta o aumento do pedágio em Rondônia, alegando cobrança antecipada e descumprimento contratual.
L
Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Eyder Brasil esteve na Politec para debater avanços na perícia criminal em Rondônia, ouvindo servidores e discutindo modernização de equipamentos e melhorias estruturais.
L
Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Presidente brasileiro apoia soberania panamenha e propõe adesão a protocolo internacional para garantir comércio justo e livre de interferências.
L
Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

O presidente brasileiro anunciou que visitará a Casa Branca em março para um encontro bilateral focado em fortalecer as relações comerciais e a democracia entre os dois países.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Suspeito tentou enforcar a vítima antes de incendiar o imóvel e fugir com a motocicleta da esposa; Corpo de Bombeiros evitou que chamas atingissem vizinhos.
16
Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Acidente envolvendo um Ford Fiesta e um Toyota Corolla ocorreu no bairro Boa Esperança; apesar do impacto, motoristas saíram ilesos da batida.
14
Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Chevrolet Tracker foi subtraído em 2022 durante assalto à mão armada em Campinas; veículo foi localizado em Riberalta após quatro anos do crime.
12
Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro que utilizava comércios locais para ocultar lucros de organizações criminosas na região.
10
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Investigação revela esquema que importava cocaína da Bolívia utilizando Rondônia e Mato Grosso do Sul como rotas estratégicas para o Sudeste e Sul.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: V S DE ABREU

Licença Ambiental Simplificada
L
Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional em Rondônia incentiva empreendedorismo sustentável com projetos como horta hidropônica no Idep, unindo capacitação técnica, economia verde e consciência ambiental.
L
Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Processo da Seduc encerra inscrições nesta sexta-feira para seleção de formadores da política estadual de alfabetização, com vagas em Rondônia e foco no ProAlfa.
L
PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

Motorista de Manaus desengatou implemento na avenida Marechal Rondon durante a madrugada; veículo causava risco de acidentes e foi levado ao pátio.
14
Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Caminhonete Hilux bateu contra árvore e foi destruída pelas chamas após condutor ser “fechado” por caminhão próximo à subestação da Eletrobras.
12
Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Bruno Ricardo Rodrigues Dalmor, de 24 anos, foi morto com dez tiros em Comodoro; operação “Game Over” resultou na prisão de nove pessoas após o crime.
10

Requerimento de Outorga: CAROLINE VILAR GUSMÃO – ME

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Homem é preso por arrastar cadela com câncer em Vilhena

Homem é preso por arrastar cadela com câncer em Vilhena

Acusado foi flagrado por testemunhas puxando o animal debilitado pelo guidão de uma moto; crime é inafiançável e pena pode chegar a cinco anos.
16
Polícia Civil prende jovem por apologia ao neonazismo em Mato Grosso

Polícia Civil prende jovem por apologia ao neonazismo em Mato Grosso

Investigado de 20 anos utilizava redes sociais para pregar violência contra minorias e planejar ataques em escolas; prisão ocorreu em Gaúcha do Norte.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.