O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, ampliando o acesso da população, especialmente de estudantes e comunidades, às histórias, saberes e vivências de mulheres quilombolas do estado.
A produção audiovisual destaca a força, a cultura e o protagonismo das mulheres da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada no município de Pimenteiras do Oeste (RO). Com 12 minutos de duração, classificação livre e interpretação em Libras, o documentário garante acessibilidade e inclusão, permitindo que diferentes públicos tenham contato com a obra.
Filmado integralmente na comunidade, o curta tem como foco a valorização da história, da cultura e do papel social das mulheres quilombolas, evidenciando seus desafios, tradições, sonhos, além da força e da resiliência que marcam suas trajetórias ao longo das gerações.
Segundo a coordenadora do projeto e documentarista Andréia Machado, a disponibilização da obra no YouTube busca democratizar o acesso ao conteúdo e fortalecer o reconhecimento da identidade quilombola em Rondônia. “Espero que as pessoas assistam e se emocionem com a trajetória dessas mulheres quilombolas de Rondônia”, destacou.
O documentário pode ser assistido gratuitamente pelo link: https://youtu.be/FWQj8GN-id4?si=Yyq3Huh0OwJU9Up0
O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital nº 01/2024/SEJUCEL-SIEC – Edital LPG Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II: Curtas-Metragens, Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, por meio da Lei Paulo Gustavo.
“Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” é uma homenagem à coragem, à resistência e ao legado dessas mulheres, reafirmando a importância da preservação das raízes culturais quilombolas e da valorização da diversidade cultural presente no estado de Rondônia.










































