A entrega do primeiro lote da Permissão Para Dirigir (PPD) do Programa CNH Social foi marcada por emoção e relatos de superação. A solenidade aconteceu na quarta-feira (17), no auditório da Escola Pública de Trânsito (EPTran), em Porto Velho, onde 23 candidatos receberam simbolicamente a carteira provisória, dando início oficial às entregas das habilitações gratuitas concedidas pelo governo de Rondônia.
Antes da cerimônia, os 82 contemplados que concluíram o processo de habilitação participaram de uma palestra educativa promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). A atividade, também transmitida de forma on-line, abordou as responsabilidades dos novos condutores no trânsito.
Para o governador Marcos Rocha, o programa vai além do direito de dirigir. Segundo ele, a CNH Social é uma ferramenta de inclusão social e econômica, capaz de ampliar oportunidades de emprego, autonomia e independência financeira. “Ela garante dignidade e contribui para romper ciclos de dependência”, destacou.
Entre os beneficiados, a atendente Karla Emanuele Freire afirmou que conquistar a CNH parecia um sonho distante. “Jamais teria condições de pagar por todo o processo. Sou muito grata a todos que tornaram isso possível”, disse. Já o auxiliar de limpeza Cleyton Brito Gonçalves ressaltou a seriedade do programa e afirmou incentivar outras pessoas a participarem. “O Detran-RO está fazendo um ótimo trabalho e já é referência para outros estados”, comentou.
A autônoma Raíza Amorin também emocionou o público ao relatar que a CNH Social representou uma mudança de vida. “Agora posso transportar meus filhos e trabalhar sem depender de outras pessoas para dirigir”, afirmou.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, os candidatos aprovados nos exames práticos já estão recebendo suas PPDs conforme o cronograma das Ciretrans e postos avançados em municípios como Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Machadinho d’Oeste, São Miguel do Guaporé, entre outros.
Sandro Rocha destacou ainda que o investimento do governo estadual no programa é de R$ 5,5 milhões, com a oferta de 1.500 benefícios em 2025. “Vamos continuar ampliando o acesso à CNH Social para alcançar ainda mais pessoas”, frisou.
A Permissão Para Dirigir é válida por 12 meses e é concedida aos aprovados nas categorias A e B. Após esse período, a CNH definitiva é emitida, desde que o condutor não cometa infrações graves ou gravíssimas, nem reincida em infrações médias, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).





































