O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região realizou, no sábado (6/12), a 22ª edição do TRT Comunidade, oferecendo cidadania, saúde, orientação jurídica e diversos serviços públicos à população de Rolim de Moura (RO). O mutirão ocorreu das 8h às 13h, na Faculdade FAROL, com transporte gratuito e a participação de mais de 15 instituições parceiras, totalizando mais de 250 atendimentos.
Com foco na inclusão social, o evento contou com a atuação do programa Pop Rua Jud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que facilita o acesso de pessoas em situação de rua a serviços públicos e ao sistema de justiça. Uma parceria com o CREAS garantiu o transporte de pessoas em situação de risco até o local, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a cidadania.
A iniciativa integrou os atendimentos prestados pelo TRT-14, como atermação de reclamações trabalhistas, esclarecimentos sobre conciliação, promoção do trabalho seguro e ações de combate ao trabalho infantil. Participaram também instituições como a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, MPT, SEMAS, SEMUSA, SEMEC, TRE-RO, SINE, OAB Rolim de Moura, Amatra 14, SESI-RO, Detran-RO, o programa Tudo Aqui e a própria Faculdade FAROL.
Criado em 1999, em Rolim de Moura, o TRT Comunidade se tornou uma das mais relevantes ações sociais da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, acumulando mais de 65 mil atendimentos ao longo de suas edições. A iniciativa reforça a missão do Tribunal de aproximar o Judiciário de comunidades que enfrentam maiores desafios de acesso.
Com transporte gratuito de diversos pontos da cidade, moradores de áreas mais distantes puderam participar. Para o juiz José Roberto Coelho Mendes Junior, da Vara do Trabalho de Rolim de Moura, o evento representa uma oportunidade essencial: “O desafio em nossa região é maior. Precisamos de interiorização, conectividade institucional e acessibilidade para garantir que todos tenham acesso à Justiça”.
Durante a abertura, o presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou o papel social da ação: “O TRT Comunidade é uma demonstração concreta do compromisso da Justiça do Trabalho com a inclusão social. Ir ao encontro das pessoas, especialmente onde o acesso é limitado, fortalece nossa missão institucional”.
Com foco contínuo na responsabilidade social, a nova edição reforça os princípios de transparência, cidadania e inclusão, aproximando serviços públicos de quem mais precisa.





































