A Librelato apresentou a Série Evolut 2026, conjunto de implementos rodoviários que incorpora revisões técnicas voltadas à redução de peso, maior eficiência estrutural e adequação às demandas de diferentes segmentos de transporte. A nova linha estará disponível em toda a rede nacional de concessionárias e também para exportação, com condições comerciais específicas para o período de lançamento.
Segundo João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da empresa, “a Série Evolut 2026 foi um projeto construído lado a lado com os clientes da marca”, em que cada componente foi aprimorado para reduzir a tara e elevar o desempenho, mantendo intactas a qualidade e força que definem a Librelato. Ele destaca ainda que a empresa conseguiu transformar as necessidades dos clientes em soluções práticas e inovadoras, chamando o projeto de “a evolução mais robusta até o momento”.
Com a chegada da Série Evolut 2026, todo o portfólio da Librelato passa a incorporar as melhorias desenvolvidas, reforçando a posição da empresa entre as maiores fabricantes de implementos rodoviários do País. A pré-venda começa em 4 de dezembro, marcando o início de um novo ciclo de produtos voltados ao transporte de cargas, com foco em eficiência operacional e segurança.
O desenvolvimento da nova série teve como base o projeto “Quem Carrega o Brasil, Carrega com Librelato”, que ampliou a escuta ativa junto a transportadores, geradores de carga, gestores de frota e motoristas em diferentes regiões do País, além de clientes internacionais. As informações foram analisadas e convertidas em avanços técnicos aplicados diretamente aos modelos.

Entre os implementos, o Graneleiro Evolut 2026 apresenta redução de até 200 quilos na tara, com revisões no chassi e na caixa de carga. As tampas ficaram mais leves e a distância entre os tira-finos foi ajustada para facilitar a amarração da lona. A estrutura em aço inox é oferecida como opção para operações severas.
O Rodotrem Basculante Evolut 2026 reúne mudanças como solda contínua, nova geometria das costelas, reposicionamento da sinaleira traseira e dolly redesenhado, permitindo manobras de até 90° e reduzindo 80 quilos no conjunto. No total, as alterações resultaram em redução de até 300 quilos, ampliando a capacidade de carga útil.
O Furgão Alumínio Evolut 2026 recebeu reforços na vedação, com emendas revisadas e testadas contra infiltração. O assoalho reprojetado reduziu cerca de 90 quilos e a porta traseira ficou 50 quilos mais leve. Já o Furgão Lonado Evolut 2026 obteve redução superior a 240 quilos, com melhorias na geometria do perfil superior e lona com proteção UV.
O Porta-Contêiner Evolut 2026 foi redesenhado para operações portuárias, com redução de até 630 quilos na versão de 12 pinos. Os barrotes passaram a ser soldados por processo robotizado e o sistema luminoso reposicionado para diminuir avarias. A mesa do pino-rei ganhou maior ângulo de entrada para facilitar o acoplamento.

Na linha de Tanques, a redução de peso chegou a 260 quilos nos semirreboques e 500 quilos nos bitrenzões. A geometria das bocas de carregamento foi revisada e a plataforma superior removida, reduzindo aproximadamente 180 quilos. A recuperadora de vapor agora é interna, ficando mais protegida e 80 quilos mais leve. O conjunto atende às normas da NR-35 e às exigências do Inmetro.
Para Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da Librelato, “não medimos esforços para revisitar toda a série e promover evolução em cada produto”, reforçando que os resultados buscam elevar a performance em campo e também a eficiência na manufatura.












































