A previsão meteorológica indica chuva nas próximas 24 horas. Em Rondônia, o estado está sob alerta para dois tipos de precipitação. Chuvas de nível 2, caracterizadas por tempestades organizadas e potencialmente severas, que normalmente ocorrem na região, devem atingir as áreas norte, noroeste, nordeste, leste e sudeste do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) alertam, com base em imagens de satélite, para a ocorrência de chuvas de nível 3, caracterizadas por intensidade incomum. Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovões, além de apresentarem alto volume de precipitação. A área de maior risco se concentra em um eixo próximo à capital, na divisa com o município de Nova Mamoré. São chuvas esperadas para as próximas 24 horas.

A previsão indica que a pressão atmosférica, somada à umidade proveniente do sul do Amazonas, aumentará a intensidade das chuvas na região. As precipitações devem atingir a Ponta do Abunã, intensificando-se ao longo da tarde. Esse sistema de chuvas se estenderá por grande parte do Amazonas, afetando principalmente as regiões leste e centro-oeste, e alcançará também o Pará e Roraima nesta segunda-feira, 1º de dezembro.
A intensificação das chuvas ocorre a 20 dias do início do verão amazônico, estação caracterizada por precipitações mais fortes, que podem levar a cheias e enchentes de rios da nossa região. Devido à presença do fenômeno La Niña, esse cenário não está descartado. Nas demais áreas de Rondônia, prevalecerá as chuvas de nível 1, que podem ser fortes e perigosas em alguns momentos.
Alerta para chuvas fortes e intensas nas próximas 48 horas
Alerta de fortes chuvas em Porto Velho (RO) e região: entre os dias 2 e 3 de dezembro, são esperadas chuvas de nível 3, com alto risco de alagamentos. A previsão indica que as chuvas intensas começarão dentro de 48 horas, podendo causar danos em bairros com infraestrutura deficiente. A Zona Leste e a Zona Sul são mais propensas a serem impactadas por esses acontecimentos. Para as demais regiões, as chuvas de nível dois devem se intensificar. Essas precipitações também podem causar transtornos devido à sua progressão contínua. Segue o alerta para as prefeituras.












































