O governador interino de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, reforçou, na manhã deste sábado (29), a importância da união entre os poderes durante agenda oficial em Ji-Paraná. Acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil e de Obras, Elias Rezende, e do secretário de Comunicação, Renan Fernandes, o chefe do Executivo estadual participou de reunião na Prefeitura com o prefeito Affonso Cândido, vereadores e autoridades do Judiciário.
Segundo Raduan Filho, a parceria institucional tem sido determinante para a agilidade na resolução de demandas e no avanço das políticas públicas no município. “Com uma visão municipalista, o governo do estado tem investido em infraestrutura, obras, agricultura, educação, saúde, assistência social, segurança pública, desenvolvimento econômico, trânsito e gestão estratégica de Ji-Paraná, para melhorar a vida da população”, destacou.

O prefeito Affonso Cândido ressaltou que a cooperação entre o governo do estado e o município tem sido fundamental para garantir obras e serviços que impulsionam o desenvolvimento local.
A comitiva também visitou as dependências do Fórum de Ji-Paraná, mantendo diálogo com representantes do Judiciário sobre demandas estruturais do município.
Obra histórica de esgotamento sanitário avança em Ji-Paraná
Após a reunião, o governador interino seguiu para uma visita técnica à obra de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), considerada uma das maiores intervenções de infraestrutura do município. O projeto contempla a construção de oito lagoas de tratamento em uma área de 50 hectares.
De acordo com a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), cerca de 80% da linha de recalque e da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já estão concluídos. Também avançam os trabalhos de implantação dos 227 km de rede coletora e das 17.147 ligações domiciliares previstas.
Com a finalização das lagoas de tratamento, a ETE deverá desempenhar papel essencial na destinação adequada dos efluentes, contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade da água na região.
O secretário Elias Rezende reforçou que a obra representa mais que infraestrutura: “O objetivo é garantir o acesso universal à água tratada e ao esgotamento sanitário, promovendo saúde, dignidade e qualidade de vida à população”.
O projeto é executado pelo Governo de Rondônia, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos do governo federal e contrapartida do estado.










































