A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, a cerimônia de oficialização da doação de acervos de escritores indígenas, marcando a primeira vez que materiais de autores de povos originários integram o patrimônio da instituição. O evento ocorrerá durante a 1ª Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa (FliRui) e contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A incorporação desses materiais no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira representa o reconhecimento do papel central dos autores indígenas na literatura brasileira contemporânea.
“A Casa de Rui Barbosa faz hoje o que sempre esperamos das instituições públicas: coragem para abrir espaço, rever narrativas e acolher a diversidade que molda o Brasil,” afirmou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Escritores Doadores e Acervos
Três grandes nomes da literatura indígena doaram seus acervos à FCRB:
Daniel Munduruku (Povo Munduruku): Autor de mais de 70 livros, ele entregou itens como sua primeira máquina de escrever, fotografias, cartas, desenhos e exemplares originais de primeiras edições de suas obras.
Márcia Kambeba (Povo Omágua/Kambeba): Escritora, poetisa e fotógrafa, ela doou álbuns fotográficos produzidos em aldeias, desenhos baseados em grafismos tradicionais, poemas inéditos e objetos como maracá, cuia e bordados.
Eliane Potiguara: Considerada a primeira escritora indígena do Brasil e fundadora do Grumin, ela entregou cartas enviadas e recebidas, manuscritos, materiais de pesquisa, registros de atuação política e comunitária, pôsteres e diplomas que testemunham sua trajetória.
Márcia Kambeba destacou que o acolhimento dessas “vozes ancestrais” nos ambientes históricos “amplia horizontes, desconstroem-se estereótipos e fortalecem-se outras formas de compreender a relação entre humano e não humano, território e bem-viver”.
O presidente da FCRB, Alexandre Santini, ressaltou que o processo foi construído com cuidado, respeitando um protocolo de consultas aos indígenas e incorporando outras formas de conceber a ideia de acervo.
Programação da FliRui
A 1ª Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa, que tem como tema “Literatura e Democracia”, inclui atividades dedicadas às culturas originárias, como rodas de histórias, narrativas tradicionais e mediações para o público infantil. O evento será encerrado com uma conferência de Ailton Krenak sobre imaginação, arte e cinema.











































