A Delegacia da Receita Federal (DRF) em Porto Velho observou um aumento significativo no número de contribuintes que procuraram o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) para buscar informações sobre mensagens de golpe recebidas via WhatsApp. A mensagem fraudulenta geralmente apresenta um link e alega que o cidadão possui pendências no CPF que precisam ser regularizadas.
A Receita Federal do Brasil (RFB) reitera o alerta: essas mensagens e quaisquer outras que circulam por meios digitais devem ser ignoradas e descartadas. É fundamental que o cidadão não clique em links ou abra arquivos anexados, pois são tentativas de golpe.
O Golpe e os Canais Oficiais
As mensagens falsas são tentativas de fraude que visam roubar dados pessoais e podem até gerar boletos falsos para cobrança indevida. A RFB não envia mensagens, e-mails nem telefona para o contribuinte para tratar de pendências fiscais.
Para garantir segurança e certeza de que as informações estão sendo tratadas pelos órgãos competentes, o contribuinte deve se comunicar com a Receita Federal somente através dos canais oficiais:
Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento): Permite resolver pendências, emitir DARF, consultar débitos e protocolar arquivos.
Atendimento Online (Chat): Permite conversar com atendentes sobre a situação fiscal e regularização de pendências.
Atendimento Presencial: Necessita de agendamento prévio.
Atendimento Fale Conosco: Canal para informações gerais sobre serviços e legislação.
E-mail: Utilizado para alguns serviços que não envolvam sigilo fiscal e que não estejam disponíveis em outros canais à distância.
A utilização desses canais oficiais é a única forma de garantir a segurança e a rastreabilidade das informações.











































