O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira, 21 de novembro, em Joanesburgo, África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20, o grupo das maiores economias do mundo. Em uma publicação nas redes sociais, Lula destacou o lema da edição de 2025, que é “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”, temas considerados fundamentais para o Brasil e o Sul Global.
O Brasil tem participação destacada na cúpula por integrar a “troika” — grupo formado pelas presidências atual (África do Sul), anterior (Brasil, 2024) e próxima (Estados Unidos). A troika coopera para garantir a continuidade dos trabalhos do fórum.
Prioridades e Debates na Cúpula
A presidência sul-africana definiu quatro prioridades principais para as discussões do G20:
Fortalecimento da resiliência e capacidade de resposta a desastres.
Sustentabilidade da dívida pública de países de baixa renda.
Financiamento para a transição energética justa.
Minerais críticos, como as terras raras, como motores de desenvolvimento e crescimento econômico.
O G20, principal órgão de cooperação econômica internacional, resultará em uma declaração de líderes. Um dos avanços esperados é um texto que tratará sobre os princípios a serem observados na extração e beneficiamento dos minerais estratégicos e terras raras. Outros atos da cúpula incluem a declaração dos ministros de Finanças sobre sustentabilidade da dívida e um relatório sobre melhorias nos métodos de funcionamento do G20.
Agenda do Presidente e Encontros Bilaterais
A cúpula será dividida em três sessões temáticas. No sábado (22), os líderes debatem crescimento econômico sustentável, financiamento ao desenvolvimento e dívidas públicas pela manhã, e, à tarde, mudança do clima, segurança alimentar e transição energética. O último dia, domingo (23), será dedicado aos minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial.
À margem da cúpula, o presidente Lula manterá encontros bilaterais com outros chefes de Estado. No domingo, está agendada uma reunião entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), iniciativa trilateral criada em 2003 para promover a cooperação entre países do Sul Global.
Visita de Trabalho a Moçambique
Após o G20, o presidente Lula embarca para Maputo, capital de Moçambique, onde realizará uma visita de trabalho na segunda-feira (24). A viagem celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Moçambique é o maior beneficiário da cooperação brasileira na África, com projetos em saúde, agricultura, educação e combate ao crime organizado. Durante a visita, será organizada um fórum empresarial, com a presença de cerca de 150 a 200 empresários, visando ampliar o comércio e os investimentos. Lula será recebido pelo presidente Daniel Chapo e deve assinar acordos de cooperação entre academias diplomáticas e receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil ainda na segunda-feira.











































