Rondônia está em estado de alerta de nível 2 para o fim de semana de 22 e 23 deste mês, devido à previsão de chuvas intensas. Esse nível de alerta indica a possibilidade de tempestades severas, com fortes torrentes, ventos fortes, trovões e raios.
A instabilidade climática, parte de um sistema meteorológico que abrange grande parte da Região Norte, persistirá durante o sábado e o domingo, elevando significativamente os índices pluviométricos nas regiões de Rondônia, Acre, Amazonas, parte do Pará e Roraima.
Nas áreas norte e leste de Rondônia, há risco de chuvas isoladas ainda mais intensas, classificadas como nível 3. A maior parte do volume de chuva esperado para o período de 21 a 23/11 se concentrará, principalmente, na região de Porto Velho, incluindo a capital. As fortes chuvas generalizadas motivaram a emissão de alertas para todas as regiões, inclusive Ponta do Abunã, na divisa com o Acre.
Os órgãos competentes alertam para o acúmulo dessas precipitações nos quatro dias seguintes ao período analisado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o que pode resultar em um volume de chuva acumulado igual ou superior a 50 milímetros.
Um grande espiral de nuvens detectado pelo satélite GOES-19 paira sobre o noroeste de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. A previsão é de que fortes chuvas atinjam essas áreas já na madrugada deste sábado.











































