O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu nesta sexta-feira (21) uma consulta para empresas e fornecedores exportadores verificarem se são elegíveis ao Plano Brasil Soberano. O plano é destinado àqueles impactados pelas tarifas dos Estados Unidos.
A consulta deve ser realizada no site do banco, utilizando a plataforma GOV.BR. É obrigatório o uso do certificado digital da empresa para a autenticação.
Acesso e Expansão do Público
Após a verificação, o sistema informará à empresa se ela atende aos critérios e quais soluções do Plano Brasil Soberano podem ser solicitadas. Com o resultado da consulta, os exportadores podem procurar as instituições financeiras credenciadas para solicitar o apoio.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a expansão do público que pode acessar o financiamento em 13 de novembro. A mudança incluiu empresas que tiveram a partir de 1% do faturamento das exportações afetado pelo tarifaço.
Até o momento, o BNDES já aprovou R$ 7,6 bilhões em créditos do Plano Brasil Soberano, visando mitigar os impactos das sobretaxas.











































