O Governo de Rondônia inaugurou a nova sede administrativa do Porto de Porto Velho, além de um moderno armazém alfandegado, durante a celebração dos 50 anos do terminal. A entrega inclui o Termo de Compromisso firmado com o Ministério de Portos e Aeroportos para investimento de R$ 20 milhões no cais flutuante. A cerimônia reuniu autoridades estaduais e federais e reforça a posição estratégica do Porto na logística nacional.
Investimentos ampliam estrutura do Porto de Porto Velho
Durante o evento, o governador Marcos Rocha destacou que o Porto de Porto Velho tem papel central na economia estadual. Segundo ele, os investimentos realizados nos últimos anos modernizaram as operações e impulsionaram a capacidade de exportação.
“O Porto se aperfeiçoa e expande. Os avanços na logística portuária foram destravados com apoio do governo do estado e com gestão eficiente. Hoje, temos um Porto moderno e estratégico, reconhecido pela eficiência e responsabilidade”, afirmou Marcos Rocha.
Já o coordenador-geral de Governança Portuária do Ministério de Portos e Aeroportos, Edigar Junio da Silva Martins, ressaltou que o Porto vive uma nova etapa. Ele representou o ministro Silvio Serafim Costa Filho na solenidade.
Segundo Edigar Martins, o terminal foi destaque nacional em 2024, movimentando cerca de 2 milhões de toneladas, ficando em segundo lugar no Brasil entre os portos públicos. “O Porto cumpre sua função social de garantir vazão às importações e exportações. O Ministério seguirá apoiando o desenvolvimento das operações em Rondônia”, disse.
Reconhecimento nacional e avanços da gestão
O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, lembrou que o Porto de Porto Velho acumula premiações consecutivas do governo federal:
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2022 – 1º lugar em avanço da gestão portuária
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2023 – Destaque em eficiência econômica
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2024 – Prêmio de conformidade regulatória
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2025 – Reconhecimento pelas políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança
Parente afirmou que as entregas pelos 50 anos do Porto devem “mudar o rumo da navegação no estado”. Ele destacou que a logística via Rio Madeira fortalece a competitividade no mercado interno e internacional.
“Nós precisamos assumir nosso protagonismo e aproveitar nossa posição estratégica para o escoamento da produção. A hidrovia permite maior competitividade ao setor produtivo rondoniense”, reforçou.
Nova sede e armazém alfandegado ampliam capacidade logística
Com investimento aproximado de R$ 17 milhões, provenientes do PAC e administrados pelo Dnit, a obra inclui:
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Nova sede administrativa
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Armazém alfandegado com padrões técnicos internacionais
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Ampliação da capacidade de movimentação e armazenagem
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Melhoria das condições de trabalho para servidores e parceiros logísticos
O armazém foi projetado para atender exigências da Receita Federal e da Antaq, possibilitando atração de novas cargas e reforçando a vocação multimodal do Porto.
Entre as cargas atualmente movimentadas estão grãos, madeira, derivados de petróleo, carnes, pescado, fertilizantes e equipamentos agrícolas.
O coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do Dnit, Lindomar Luiz de Abreu Junior, afirmou que o Porto é estratégico para o País. “É um contentamento participar da inauguração dessa obra tão importante e fazer parte desse momento de realização rondoniense”, declarou.
Ponto estratégico da integração binacional
Localizado às margens do Rio Madeira e conectado à BR-364, o Porto de Porto Velho é ponto inicial da rota logística binacional que liga Brasil, Bolívia e Peru ao Oceano Pacífico. A posição reforça sua relevância no planejamento de integração e competitividade internacional.











































