O Consórcio Acquavias SP, liderado pela empresa maranhense Internacional Marítima Limitada, venceu hoje (13) o leilão para a concessão de 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo. O consórcio superou outros três concorrentes com uma proposta de desconto de 12,60% na contraprestação pública.
O projeto, que adota o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), prevê um prazo contratual de 20 anos e investimentos de R$ 2,5 bilhões. O valor será direcionado à modernização dos terminais e à substituição das embarcações, que passarão a ser elétricas.
Rotas e Impacto
As linhas licitadas atendem, em média, 40 mil passageiros por dia, totalizando 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. As rotas contemplam três linhas na Região Metropolitana de São Paulo, três no Vale do Paraíba e oito no litoral paulista, destacando-se a balsa Santos-Guarujá.
Entre as rotas concedidas estão:
São Sebastião–Ilhabela
Santos–Guarujá e Santos–Vicente de Carvalho
Bertioga–Guarujá
Cananéia–Continente e Cananéia–Ilha Comprida
O governador Tarcísio de Freitas destacou a dificuldade do projeto devido à ausência de experiências prévias de concessões de transporte marítimo de passageiros no estado.
A assinatura definitiva do contrato de concessão está prevista para o primeiro semestre de 2026.









































