Com base em mapas e levantamentos do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), integrado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do município de Porto Velho será atingida por chuvas de nível 3 e 2.
Essas precipitações, classificadas como incomuns, caracterizam-se pela presença de tempestades severas e organizadas, algumas de grande intensidade. As chuvas fazem parte de um extenso corredor que abrange quase todo o estado do Amazonas e se estende até Rondônia, entrando pelo sul do estado vizinho.

Segundo os órgãos de previsão meteorológica, as regiões norte, nordeste e noroeste de Porto Velho, incluindo a área da capital, serão as mais impactadas pelas próximas chuvas. Um alerta especial é direcionado aos moradores da região do baixo rio Madeira, onde a precipitação será mais intensa.

Recomenda-se evitar a navegação em barcos de pequeno porte, que podem ser atingidos por ondas geradas por fortes ventos. Adicionalmente, o estado também enfrentará chuvas de nível 2, caracterizadas por tempestades severas organizadas, embora com probabilidade de ocorrência mais comum. Apesar disso, o volume de precipitação ainda é significativo.
É importante ressaltar que essas chuvas geralmente vêm acompanhadas de ventos intensos, grande volume de água, trovoadas e raios. Espera-se que esse cenário se repita em todo o estado de Rondônia, com as chuvas previstas para um período de 24 horas, entre esta sexta-feira (14) e sábado (15). Segundo o Inmet, o tempo deve permanecer chuvoso até domingo.








































