DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia vive semana marcada por operações policiais, crises urbanas e desafios econômicos

Megaoperação do MP, apreensão de remédios, problemas com coleta de lixo e decisões que afetam microempreendedores movimentam o estado.

Por Sergio Pires - 50

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia vive semana marcada por operações policiais, crises urbanas e desafios econômicos

MEGA OPERAÇÃO LIDERADA PELO MP ACABA COM QUADRILHA DO LCP E ALIADOS RESPONSÁVEIS POR VÁRIOS CRIMES

Prisão, mais de 2 bilhões de reais em bens bloqueados. Perto de 25 mil hectares de área devastada, algo como se tivessem sido abertos na floresta 25 mil campos de futebol. Em alguns anos, mais de 105 milhões de reais movimentados nos últimos cinco anos. Estes são apenas alguns números da megaoperação, que mobilizou centenas de agentes públicos, liderada pelo Ministério Público de Rondônia, que desmantelou um enorme esquema de ataques a propriedades, com participação direta de muitos membros da poderosa e nunca punida Liga dos Camponeses Pobres, a LCP, uma organização fortemente armada que vive de ataques a fazendas não só em Rondônia, como em várias outras regiões.

Além de Rondônia, a grandiosa ação policial foi realizada também, no Mato Grosso, Amazonas e Pará, com o cumprimento de 50 mandados de prisões temporárias e 120 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. Basicamente, fortemente armados, os bandidos ameaçam proprietários que eram obrigados a assinar documentos, passando suas áreas para o grupo criminoso. Quem não o fizesse era atado e ameaçado de morte, quando não morto.

As diligências abrangeram uma extensa área, incluindo Porto Velho e os distritos de Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, São Carlos, Nova Dimensão, em Nova Mamoré, além de Buritis, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Jaru, Rolim de Moura, Mutum Paraná, Cerejeiras, Vila Nova Samuel, em Candeias do Jamari, Cacoal, Costa Marques, Jacinópolis, Castanheiras. Ou seja, o grupo, com a LCP como agente de linha de frente, atacou em várias regiões.

O grupo é acusado dos crimes de extorsão, esbulho possessório violento, delitos ambientais, tortura, furtos, roubos, homicídios, posse e porte ilegal de arma de fogo e ameaça contra proprietários ou posseiros de terras e outras pessoas na região do distrito de Nova Mutum Paraná, comarca de Porto Velho.

Durante a poderosa operação liderada pelo MP de Rondônia, houve tiroteio envolvendo policiais e membros do grupo criminoso, na Fazenda Galo Velho, tomada à força pela LCP novamente, na semana passada. Um bandido, membro da LCP, foi morto no confronto com a PM e a mulher dele, cuja identidade ainda não foi revelada, foi ferida e trazida de helicóptero para Porto Velho, onde está internada no Hospital de Base.

A PM de Rondônia já vinha denunciando e combatendo estes bandidos há longo tempo, mas só agora, com a descoberta de todos os crimes, por investigações que começaram há três anos, o peso da lei caiu sobre eles. Agora, que sintam o peso da Lei e da Justiça!

CRISE DO LIXO CONTINUA. PREFEITURA ABRE PROCESSO CONTRA EMPRESA DO CONTRATO EMERGENCIAL

Duas semanas. É este o período em que o recolhimento de lixo em Porto Velho está enfrentando uma das suas maiores crises. Depois de várias tentativas de solução, a Prefeitura abriu processo que pode redundar em multa de até 753 mil reais contra a empresa EcoPVH, contratada emergencialmente para o serviço. Depois de receber centenas de reclamações, o secretário de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, avisou que as medidas mais fortes começaram a ser tomadas.

Segundo ele, a Seinfra vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados pelo Consórcio EcoPVH. Cantanhede afirma que o prefeito Léo Moraes não aceita mais desculpas, mas exige soluções imediatas. Desde o início da nova operação, já foram mais de 400 ocorrências registradas e averiguadas, resultando na instauração de processo administrativo que pode culminar na aplicação de multa contratual.

Mesmo com novas equipes atuando, dentro das exigências feitas à empresa por Léo Moraes, o serviço de recolhimento em toda a cidade e nos distritos estava longe de normalizar, ao menos até esta sexta-feira. Ainda havia regiões da área urbana que não tinham o lixo recolhido há cerca de 15 dias. O caso, ao que parece, ainda vai longe, infelizmente.

PF COMEÇOU A PRENDER OS GRAÚDOS ENVOLVIDOS NO ROUBO DOS APOSENTADOS. UM DELES É O EX-PRESIDENTE DO INSS

Até que enfim, começaram a ser feitas prisões de alguns dos comandantes da trágica roubalheira contra os aposentados brasileiros. O ex-presidente do INSS, aquele que disse que não sabia de nada e mais oito pessoas foram presas em operação da Polícia Federal. Alessandro Stefanutto e os outros presos foram presos durante as investigações sobre o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

O esquema criminoso, cujo volume até agora pode ter mostrado apenas a ponta do iceberg, proporcionou aos bandidos envolvidos nele algo em torno de 6 bilhões e 300 milhões. Mas há análises que apontam que se forem incluídos os empréstimos volumosos, jamais autorizados pelos correntistas idosos, o valor pode bater até 90 milhões de reais.

O ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira também é alvo de mandados de busca e apreensão e passará a usar tornozeleira eletrônica. O ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, também foi preso, assim como a esposa dele, Thaisa Hoffmann. Na turma pega na operação da PF, o deputado federal Euclydes Pettersen, de Minas, e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo, igualmente foram alvos de mandados de busca e apreensão.

A verdade é que a ponta podre do tapete recém foi levantada. Embaixo dele, há inúmeras autoridades suspeitas de envolvimento. O que está faltando ainda nas investigações, inclusive na CPMI do Congresso, é sobre a participação dos bancos, seus funcionários e dirigentes. Até agora parece que eles nada têm a ver com o caso.

8 DE JANEIRO: CAMINHONEIRO DE JI-PARANÁ É PERSONAGEM DE DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL

Um caso de grande injustiça cometido no 8 de Janeiro, denunciado pelo senador Jaime Bagattoli, faz parte de documentário internacional (The Fake Judge) produzido pelo jornalista português Sérgio Tavares, denunciando decisões do ministro Alexandre de Moraes. O caso do motorista e caminhoneiro Ezequiel Ferreira Luis foi incluído no documentário, depois de vários discursos de protestos do senador rondoniense Jaime Bagattoli.

O documentário, apresentado em vários países e agora disponível também no YouTube, faz duríssimas acusações a Moraes e suas decisões. Já foi visto por milhões de pessoas.

O documentário destaca a foto de Bagattoli com a esposa de Ezequiel, Vanessa Rolim, e os seis filhos. “Centenas de crianças estão agora órfãs de pais vivos, como os seis filhos do sr. Ezequiel, condenado a 17 anos de prisão”, narra o documentarista.

Em 2024, no auge das críticas contra a dura condenação do brasileiro que nunca havia cometido qualquer delito e pela repercussão das condenações, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro visitou a família do preso, quando esteve em Ji-Paraná. Ezequiel acabou condenado a pena altíssima, quase como se fosse um traficante (só que sem direito a habeas corpus, como os grandes criminosos).

A defesa alega que seu cliente não praticou ato violento nenhum e que se abrigou dentro do Palácio, quando assistiu aos atos por curiosidade, para se proteger das balas de borracha e gás lacrimogênio, lançados pela polícia. A versão não foi aceita e a história do caminhoneiro de Ji-Paraná foi parar nas telas e na internet mundial.

REMÉDIOS MILAGROSOS: POLÍCIA FAZ OPERAÇÃO CONTRA MEDICAMENTOS PARA EMAGRECER

Ei você, que sonha em emagrecer sem grande esforço e rapidamente! Que tem doenças crônicas como diabetes e quer se livrar dela. O único método correto é procurar um médico e especialistas em metabolismo e seguir as orientações corretamente. Comprar medicamentos milagrosos sem orientação pode causar até a morte. Foi contra este risco imenso que a Polícia Civil de Rondônia realizou operação nesta quinta-feira, apreendendo várias caixas de medicamentos tipo Mounjaro, Ozempic e outros assemelhados.

Os medicamentos, a preços menores (uma caixa de Mounjaro, com apenas quatro doses, pode custar mais de 2 mil reais nas farmácias autorizadas e com receita médica) eram oferecidos e aplicados sem prescrição médica e sem acompanhamento profissional habilitado, contrariando normas sanitárias e penais e gerando risco significativo à saúde pública.

GOVERNO PREPARA BOMBA ATÔMICA QUE PODE DAR FIM A 23 MILHÕES DE PEQUENOS E MICROS EMPREENDEDORES DO PAÍS

A mudança na legislação que apoia os micros e pequenos empreendedores no Brasil pode causar um enorme prejuízo para pelo menos 151 mil deste grupo econômico, da maior importância para o desenvolvimento de Rondônia. No Brasil inteiro, são mais de 23 milhões de micros e pequenos, um contingente que enriquece a economia do país e dá emprego a muitos milhões de trabalhadores. É toda esta gente que pode entrar em desespero, caso perca a possibilidade de ficar isenta de tributos com faturamento anual de 81 mil reais ou 6.750 reais mensais.

Decisão do Comitê Gestor dos pequenos e micros, que não tem participação alguma dos sindicatos, mas a tem do Sebrae, decidiu que a partir de agora, o faturamento anual de 81 mil reais terá que somar, além do que foi faturado pelo CNPJ, também o que o empreendedor recebeu no seu CPF. Ou seja, uma bomba atômica em cima dos micros brasileiros, todos eles, aliás, sem terem o reajuste dos 81 mil anuais nos últimos sete anos.

Leonardo Sobral, presidente do Simpi, o sindicato que reúne os pequenos e micros de Rondônia, diz que está havendo uma grande luta para que a decisão absurda não seja mantida. Se for, ela vai destruir este importante segmento da economia nacional. Ou seja, a voracidade do atual governo para arrecadar mais, pode dar um fim a uma categoria vital para a economia brasileira.

VANDALISMO ATACA OBRAS RECÉM CONCLUÍDAS E PREFEITO PEDE QUE COMUNIDADE DENUNCIE

O que dizer, que tipo de palavreado agressivo escolher, que punição deve ser exigida para desequilibrados que, ao invés de usufruírem de bens públicos, de obras recém entregues à coletividade, preferem destruí-las? O questionamento se aplica muito a grupos de vândalos de Porto Velho, que não permitem que as comunidades onde vivem possam usar o que lhe foi entregue por direito.

Agora foi a vez de uma outra obra importante. A Praça Marise Castiel, inaugurada há menos de dois meses, tem sido alvo frequente de atos de destruição e vandalismo. Isso sem contar o furto da fiação, ocorrido menos de 48 horas depois da inauguração. O prefeito Léo Moraes divulgou vídeo nas redes sociais, protestando contra estes atos e conclamando a coletividade a denunciar, pelo 190 da Polícia, qualquer ato de vandalismo que assista.

CHEFES DO COMANDO VERMELHO PODEM VIR CUMPRIR PENA NO PRESÍDIO FEDERAL DE PORTO VELHO

A transferência de sete dos mais perigosos bandidos do Brasil, líderes do tráfico e responsáveis por vários crimes, foram transferidos, nesta semana, para presídios federais. Juntos, o grupo tem mais de 500 anos de penas acumuladas para cumprir. Todos são lideranças do Comando Vermelho, uma das mais perigosas e cruéis facções que atuam no país.

GEDEÃO QUER VER PRAÇA ABANDONADA TOTALMENTE REVITALIZADA, PARA USO DA COMUNIDADE DO PARQUE AMAZÔNIA

Uma praça em estado de degradação e abandono, com brinquedos quebrados, lixo acumulado e falta de manutenção geral. O vereador Gedeão Negreiros enviou pedido de providências à SEINFRA para a revitalização geral da Praça da Juventude, localizada na Rua Paulo Freire, esquina com a Rua Tucupi.

O pedido solicita limpeza geral, remoção de entulhos, roçagem, manutenção da área verde, substituição dos brinquedos danificados, repintura e reforço na iluminação pública. “A ausência de manutenção adequada prejudica a convivência comunitária e pode até gerar riscos à saúde pública”, justificou o vereador.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, está correto o ministro Alexandre de Moraes, ainda a mais poderosa força do Judiciário brasileiro, ser o relator do processo contra seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, que fugiu para o exterior para não ser preso, por ter feito pesadíssimas denúncias contra… o ministro Alexandre Moraes?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Planejamento viário da Semtran para o carnaval em Porto Velho prevê interdições, fiscalização e o programa Disque Vida para reduzir acidentes.
L
Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Juraci Jorge apresenta no Agenda News Folia 2026 os detalhes do baile de salão que resgata tradição e valoriza a cultura carnavalesca de Porto Velho.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Operação da Polícia Militar em Alta Floresta apreendeu drogas, munição e objetos; homem com mandado de recaptura foi preso em residência no Centro.
16
Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Ação integrada em Nova Brasilândia apreendeu 42 kg de maconha em veículos e prendeu quatro suspeitos durante fiscalização contra tráfico de drogas.
14
Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Colisão entre carretas na BR-364, entre Campos de Júlio e Comodoro, mobilizou bombeiros e interditou trecho; condutores escaparam sem ferimentos.
16
Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Colisão entre veículos na BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná, deixou quatro feridos e envolveu funcionários de concessionária rodoviária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Parceria do Fomenta Cacau prevê produção de mudas e assistência técnica para fortalecer a cacauicultura e beneficiar produtores rurais de Porto Velho.
L
Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Duas jovens foram socorridas após consumo de bebidas em casa noturna de Vilhena; uma delas relatou possível dopagem e caso pode ser investigado.
14
Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Força-tarefa mantém buscas na região do Encontro das Águas.
18
Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Ex-jogador deixa o reality depois de discussão com outro participante; produção confirmou quebra de norma e prometeu detalhar decisão no programa ao vivo.
L
Bailinho Kids anima Carnaval no Porto Velho Shopping com programação gratuita

Bailinho Kids anima Carnaval no Porto Velho Shopping com programação gratuita

Evento especial reúne música, brincadeiras e atividades temáticas para crianças no Quintal do Madeira, garantindo folia segura e divertida para toda a família.
L
Estudo do FMI aponta que Bolsa Família não afasta mulheres do emprego

Estudo do FMI aponta que Bolsa Família não afasta mulheres do emprego

Pesquisa indica que impacto ocorre apenas entre mães com filhos pequenos.
L
Banco Central comunica primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Banco Central comunica primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Mais de 5 mil registros do Banco Agibank tiveram dados cadastrais expostos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.