SEXTA-FEIRA, 14/11/2025

Em destaque

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia vive semana marcada por operações policiais, crises urbanas e desafios econômicos

Megaoperação do MP, apreensão de remédios, problemas com coleta de lixo e decisões que afetam microempreendedores movimentam o estado.

Por Sergio Pires - 50

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia vive semana marcada por operações policiais, crises urbanas e desafios econômicos

MEGA OPERAÇÃO LIDERADA PELO MP ACABA COM QUADRILHA DO LCP E ALIADOS RESPONSÁVEIS POR VÁRIOS CRIMES

Prisão, mais de 2 bilhões de reais em bens bloqueados. Perto de 25 mil hectares de área devastada, algo como se tivessem sido abertos na floresta 25 mil campos de futebol. Em alguns anos, mais de 105 milhões de reais movimentados nos últimos cinco anos. Estes são apenas alguns números da megaoperação, que mobilizou centenas de agentes públicos, liderada pelo Ministério Público de Rondônia, que desmantelou um enorme esquema de ataques a propriedades, com participação direta de muitos membros da poderosa e nunca punida Liga dos Camponeses Pobres, a LCP, uma organização fortemente armada que vive de ataques a fazendas não só em Rondônia, como em várias outras regiões.

Além de Rondônia, a grandiosa ação policial foi realizada também, no Mato Grosso, Amazonas e Pará, com o cumprimento de 50 mandados de prisões temporárias e 120 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. Basicamente, fortemente armados, os bandidos ameaçam proprietários que eram obrigados a assinar documentos, passando suas áreas para o grupo criminoso. Quem não o fizesse era atado e ameaçado de morte, quando não morto.

As diligências abrangeram uma extensa área, incluindo Porto Velho e os distritos de Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, São Carlos, Nova Dimensão, em Nova Mamoré, além de Buritis, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Jaru, Rolim de Moura, Mutum Paraná, Cerejeiras, Vila Nova Samuel, em Candeias do Jamari, Cacoal, Costa Marques, Jacinópolis, Castanheiras. Ou seja, o grupo, com a LCP como agente de linha de frente, atacou em várias regiões.

O grupo é acusado dos crimes de extorsão, esbulho possessório violento, delitos ambientais, tortura, furtos, roubos, homicídios, posse e porte ilegal de arma de fogo e ameaça contra proprietários ou posseiros de terras e outras pessoas na região do distrito de Nova Mutum Paraná, comarca de Porto Velho.

Durante a poderosa operação liderada pelo MP de Rondônia, houve tiroteio envolvendo policiais e membros do grupo criminoso, na Fazenda Galo Velho, tomada à força pela LCP novamente, na semana passada. Um bandido, membro da LCP, foi morto no confronto com a PM e a mulher dele, cuja identidade ainda não foi revelada, foi ferida e trazida de helicóptero para Porto Velho, onde está internada no Hospital de Base.

A PM de Rondônia já vinha denunciando e combatendo estes bandidos há longo tempo, mas só agora, com a descoberta de todos os crimes, por investigações que começaram há três anos, o peso da lei caiu sobre eles. Agora, que sintam o peso da Lei e da Justiça!

CRISE DO LIXO CONTINUA. PREFEITURA ABRE PROCESSO CONTRA EMPRESA DO CONTRATO EMERGENCIAL

Duas semanas. É este o período em que o recolhimento de lixo em Porto Velho está enfrentando uma das suas maiores crises. Depois de várias tentativas de solução, a Prefeitura abriu processo que pode redundar em multa de até 753 mil reais contra a empresa EcoPVH, contratada emergencialmente para o serviço. Depois de receber centenas de reclamações, o secretário de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, avisou que as medidas mais fortes começaram a ser tomadas.

Segundo ele, a Seinfra vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados pelo Consórcio EcoPVH. Cantanhede afirma que o prefeito Léo Moraes não aceita mais desculpas, mas exige soluções imediatas. Desde o início da nova operação, já foram mais de 400 ocorrências registradas e averiguadas, resultando na instauração de processo administrativo que pode culminar na aplicação de multa contratual.

Mesmo com novas equipes atuando, dentro das exigências feitas à empresa por Léo Moraes, o serviço de recolhimento em toda a cidade e nos distritos estava longe de normalizar, ao menos até esta sexta-feira. Ainda havia regiões da área urbana que não tinham o lixo recolhido há cerca de 15 dias. O caso, ao que parece, ainda vai longe, infelizmente.

PF COMEÇOU A PRENDER OS GRAÚDOS ENVOLVIDOS NO ROUBO DOS APOSENTADOS. UM DELES É O EX-PRESIDENTE DO INSS

Até que enfim, começaram a ser feitas prisões de alguns dos comandantes da trágica roubalheira contra os aposentados brasileiros. O ex-presidente do INSS, aquele que disse que não sabia de nada e mais oito pessoas foram presas em operação da Polícia Federal. Alessandro Stefanutto e os outros presos foram presos durante as investigações sobre o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

O esquema criminoso, cujo volume até agora pode ter mostrado apenas a ponta do iceberg, proporcionou aos bandidos envolvidos nele algo em torno de 6 bilhões e 300 milhões. Mas há análises que apontam que se forem incluídos os empréstimos volumosos, jamais autorizados pelos correntistas idosos, o valor pode bater até 90 milhões de reais.

O ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira também é alvo de mandados de busca e apreensão e passará a usar tornozeleira eletrônica. O ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, também foi preso, assim como a esposa dele, Thaisa Hoffmann. Na turma pega na operação da PF, o deputado federal Euclydes Pettersen, de Minas, e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo, igualmente foram alvos de mandados de busca e apreensão.

A verdade é que a ponta podre do tapete recém foi levantada. Embaixo dele, há inúmeras autoridades suspeitas de envolvimento. O que está faltando ainda nas investigações, inclusive na CPMI do Congresso, é sobre a participação dos bancos, seus funcionários e dirigentes. Até agora parece que eles nada têm a ver com o caso.

8 DE JANEIRO: CAMINHONEIRO DE JI-PARANÁ É PERSONAGEM DE DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL

Um caso de grande injustiça cometido no 8 de Janeiro, denunciado pelo senador Jaime Bagattoli, faz parte de documentário internacional (The Fake Judge) produzido pelo jornalista português Sérgio Tavares, denunciando decisões do ministro Alexandre de Moraes. O caso do motorista e caminhoneiro Ezequiel Ferreira Luis foi incluído no documentário, depois de vários discursos de protestos do senador rondoniense Jaime Bagattoli.

O documentário, apresentado em vários países e agora disponível também no YouTube, faz duríssimas acusações a Moraes e suas decisões. Já foi visto por milhões de pessoas.

O documentário destaca a foto de Bagattoli com a esposa de Ezequiel, Vanessa Rolim, e os seis filhos. “Centenas de crianças estão agora órfãs de pais vivos, como os seis filhos do sr. Ezequiel, condenado a 17 anos de prisão”, narra o documentarista.

Em 2024, no auge das críticas contra a dura condenação do brasileiro que nunca havia cometido qualquer delito e pela repercussão das condenações, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro visitou a família do preso, quando esteve em Ji-Paraná. Ezequiel acabou condenado a pena altíssima, quase como se fosse um traficante (só que sem direito a habeas corpus, como os grandes criminosos).

A defesa alega que seu cliente não praticou ato violento nenhum e que se abrigou dentro do Palácio, quando assistiu aos atos por curiosidade, para se proteger das balas de borracha e gás lacrimogênio, lançados pela polícia. A versão não foi aceita e a história do caminhoneiro de Ji-Paraná foi parar nas telas e na internet mundial.

REMÉDIOS MILAGROSOS: POLÍCIA FAZ OPERAÇÃO CONTRA MEDICAMENTOS PARA EMAGRECER

Ei você, que sonha em emagrecer sem grande esforço e rapidamente! Que tem doenças crônicas como diabetes e quer se livrar dela. O único método correto é procurar um médico e especialistas em metabolismo e seguir as orientações corretamente. Comprar medicamentos milagrosos sem orientação pode causar até a morte. Foi contra este risco imenso que a Polícia Civil de Rondônia realizou operação nesta quinta-feira, apreendendo várias caixas de medicamentos tipo Mounjaro, Ozempic e outros assemelhados.

Os medicamentos, a preços menores (uma caixa de Mounjaro, com apenas quatro doses, pode custar mais de 2 mil reais nas farmácias autorizadas e com receita médica) eram oferecidos e aplicados sem prescrição médica e sem acompanhamento profissional habilitado, contrariando normas sanitárias e penais e gerando risco significativo à saúde pública.

GOVERNO PREPARA BOMBA ATÔMICA QUE PODE DAR FIM A 23 MILHÕES DE PEQUENOS E MICROS EMPREENDEDORES DO PAÍS

A mudança na legislação que apoia os micros e pequenos empreendedores no Brasil pode causar um enorme prejuízo para pelo menos 151 mil deste grupo econômico, da maior importância para o desenvolvimento de Rondônia. No Brasil inteiro, são mais de 23 milhões de micros e pequenos, um contingente que enriquece a economia do país e dá emprego a muitos milhões de trabalhadores. É toda esta gente que pode entrar em desespero, caso perca a possibilidade de ficar isenta de tributos com faturamento anual de 81 mil reais ou 6.750 reais mensais.

Decisão do Comitê Gestor dos pequenos e micros, que não tem participação alguma dos sindicatos, mas a tem do Sebrae, decidiu que a partir de agora, o faturamento anual de 81 mil reais terá que somar, além do que foi faturado pelo CNPJ, também o que o empreendedor recebeu no seu CPF. Ou seja, uma bomba atômica em cima dos micros brasileiros, todos eles, aliás, sem terem o reajuste dos 81 mil anuais nos últimos sete anos.

Leonardo Sobral, presidente do Simpi, o sindicato que reúne os pequenos e micros de Rondônia, diz que está havendo uma grande luta para que a decisão absurda não seja mantida. Se for, ela vai destruir este importante segmento da economia nacional. Ou seja, a voracidade do atual governo para arrecadar mais, pode dar um fim a uma categoria vital para a economia brasileira.

VANDALISMO ATACA OBRAS RECÉM CONCLUÍDAS E PREFEITO PEDE QUE COMUNIDADE DENUNCIE

O que dizer, que tipo de palavreado agressivo escolher, que punição deve ser exigida para desequilibrados que, ao invés de usufruírem de bens públicos, de obras recém entregues à coletividade, preferem destruí-las? O questionamento se aplica muito a grupos de vândalos de Porto Velho, que não permitem que as comunidades onde vivem possam usar o que lhe foi entregue por direito.

Agora foi a vez de uma outra obra importante. A Praça Marise Castiel, inaugurada há menos de dois meses, tem sido alvo frequente de atos de destruição e vandalismo. Isso sem contar o furto da fiação, ocorrido menos de 48 horas depois da inauguração. O prefeito Léo Moraes divulgou vídeo nas redes sociais, protestando contra estes atos e conclamando a coletividade a denunciar, pelo 190 da Polícia, qualquer ato de vandalismo que assista.

CHEFES DO COMANDO VERMELHO PODEM VIR CUMPRIR PENA NO PRESÍDIO FEDERAL DE PORTO VELHO

A transferência de sete dos mais perigosos bandidos do Brasil, líderes do tráfico e responsáveis por vários crimes, foram transferidos, nesta semana, para presídios federais. Juntos, o grupo tem mais de 500 anos de penas acumuladas para cumprir. Todos são lideranças do Comando Vermelho, uma das mais perigosas e cruéis facções que atuam no país.

GEDEÃO QUER VER PRAÇA ABANDONADA TOTALMENTE REVITALIZADA, PARA USO DA COMUNIDADE DO PARQUE AMAZÔNIA

Uma praça em estado de degradação e abandono, com brinquedos quebrados, lixo acumulado e falta de manutenção geral. O vereador Gedeão Negreiros enviou pedido de providências à SEINFRA para a revitalização geral da Praça da Juventude, localizada na Rua Paulo Freire, esquina com a Rua Tucupi.

O pedido solicita limpeza geral, remoção de entulhos, roçagem, manutenção da área verde, substituição dos brinquedos danificados, repintura e reforço na iluminação pública. “A ausência de manutenção adequada prejudica a convivência comunitária e pode até gerar riscos à saúde pública”, justificou o vereador.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, está correto o ministro Alexandre de Moraes, ainda a mais poderosa força do Judiciário brasileiro, ser o relator do processo contra seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, que fugiu para o exterior para não ser preso, por ter feito pesadíssimas denúncias contra… o ministro Alexandre Moraes?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do INSS recebia R$ 250 mil mensais em propina, aponta PF

Ex-presidente do INSS recebia R$ 250 mil mensais em propina, aponta PF

Alessandro Stefanutto, que era líder do INSS, foi preso na Operação Sem Desconto após investigações indicarem que ele facilitava e blindava esquema de fraude que atingiu mais de 600 mil benefícios.
L

Brasil testa nova técnica de combate ao câncer de mama: congelamento de tumores por crioablação

Estudo de fase 3 avalia a crioablação em dez centros de saúde de São Paulo; método congela tumores pequenos e pode substituir cirurgias em casos selecionados.
L

Quarto dia da COP30 dá destaque à saúde climática e intensifica transição dos fósseis

Em Belém, nesta última quinta-feira, Brasil lidera adoção de plano de saúde climática e reforça proposta de roadmap para combustíveis fósseis, mas negociações entram em momento de bastidores.
L
CMN amplia acesso a crédito emergencial para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

CMN amplia acesso a crédito emergencial para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação do Plano Brasil Soberano, flexibilizando critérios e incluindo fornecedores na linha de financiamento criada para mitigar o choque tarifário norte-americano.
L
AGU cobra R$ 476 milhões de infratores ambientais e anuncia força-tarefa na COP30

AGU cobra R$ 476 milhões de infratores ambientais e anuncia força-tarefa na COP30

A Advocacia-Geral da União solicitou o ajuizamento de 40 ações civis públicas, que buscam a recuperação de 31,8 mil hectares em todo o país, no maior lote de processos do programa AGU Recupera.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia aprova crédito de R$ 394 mil para Fapero em Rondônia

Assembleia aprova crédito de R$ 394 mil para Fapero em Rondônia

Projeto de Lei autoriza suplementação financeira para regularizar convênios e apoiar projetos de ciência e tecnologia.
L
Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

Horóscopo de sexta-feira, 14/11/2025: o que esperar do dia segundo os astros

A sexta-feira, 14 de novembro de 2025, chega com energias voltadas para decisões práticas, reorganização emocional e movimentos importantes nas relações.
L

Em algum lugar da Amazônia: A seringueira

A seringueira, símbolo vivo da Pan Amazônia, marcou a história pela extração do látex e pelo sustento de milhares de famílias, transformando-se em um dos pilares culturais, econômicos e territoriais da região.
L
Porto Velho garante mais de R$ 40 milhões na COP30 para transformações sociais

Porto Velho garante mais de R$ 40 milhões na COP30 para transformações sociais

Prefeito Léo Moraes apresenta projetos que unem produção, preservação e inovação e reforçam o papel de Porto Velho no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
L

Falaê Podcast: A inspiradora trajetória do Pastor Leal

No episódio, ele compartilha memórias, aprendizados e reflexões sobre como a fé mudou sua vida e impactou sua comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L

POLÍTICA

Lewandowski defende integração de dados de segurança com o Mercosul

Lewandowski defende integração de dados de segurança com o Mercosul

Ministro da Justiça propõe criação de um banco regional de informações sobre criminosos, especialmente faccionados, ao anunciar acordo de cooperação contra o tráfico de pessoas.
L
Coluna Espaço Aberto – As Relações Perigosas: Quando a vida extraconjugal transborda para o serviço Público

Coluna Espaço Aberto – As Relações Perigosas: Quando a vida extraconjugal transborda para o serviço Público

Escândalos envolvendo membros do alto escalão revelam riscos à disciplina, hierarquia e credibilidade das instituições.
L
Deputada Dra. Taíssa aprova projeto que dá nome de Márcio Paz Menacho ao Bumbódromo de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa aprova projeto que dá nome de Márcio Paz Menacho ao Bumbódromo de Guajará-Mirim

Homenagem reconhece legado cultural de um dos principais defensores do Boi-Bumbá na Pérola do Mamoré
L
Saúde de Rondônia recebe reforço de R$ 35 milhões com crédito suplementar aprovado pelos deputados

Saúde de Rondônia recebe reforço de R$ 35 milhões com crédito suplementar aprovado pelos deputados

Recurso garante manutenção de serviços essenciais da rede estadual; oncologia, UTIs e hemodiálise estão entre as áreas contempladas
L
Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Líder do PL homenageia deputado Coronel Chrisóstomo em sessão da CPMI

Parlamentar destaca atuação de Chrisóstomo na investigação de fraudes contra aposentados do INSS.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como pilar de esquema de desvios no INSS

PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como pilar de esquema de desvios no INSS

José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS e ex-ministro da Previdência, é acusado de receber propinas e atuar para permitir descontos não autorizados em benefícios de aposentados, segundo relatório da Polícia Federal.
L
Jovem é preso com motocicleta adulterada na Zona Sul de Porto Velho

Jovem é preso com motocicleta adulterada na Zona Sul de Porto Velho

Polícia Militar aborda suspeito pilotando em alta velocidade no bairro Floresta e constata que a numeração do motor da moto estava remarcada.
14
DENARC apreende 101 quilos de skunk e prende foragido em Porto Velho

DENARC apreende 101 quilos de skunk e prende foragido em Porto Velho

Operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia mira facção criminosa ligada ao tráfico de drogas e atinge rota de envio de entorpecentes para a Capital.
12
Polícia Civil mira invasão e exploração ilegal na Estação Ecológica de Samuel

Polícia Civil mira invasão e exploração ilegal na Estação Ecológica de Samuel

Operação “Defenestrado” cumpre mandados em Rondônia para desarticular organização criminosa que agia dentro de Unidade de Conservação.
10
Polícia prende dupla em moto após roubo no bairro Tiradentes

Polícia prende dupla em moto após roubo no bairro Tiradentes

Ação rápida do 5º BPM recupera celular roubado e impede fuga dos suspeitos em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

ONU solicita reforço na segurança da COP30 após tentativa de invasão na Zona Azul

Após manifestantes e indígenas tentarem ocupar a área de negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo federal pedindo a ampliação da proteção do evento em Belém.
L
Bolsa mantém correção e fecha em queda de 0,3% aos 157 mil pontos

Bolsa mantém correção e fecha em queda de 0,3% aos 157 mil pontos

Pressionada por temores externos sobre os EUA e o setor de tecnologia, a Bolsa de Valores do Brasil registrou a segunda queda seguida, enquanto o dólar teve leve alta, ficando em R$ 5,298.
L
Povos indígenas do mundo exigem centralidade e financiamento na COP30

Povos indígenas do mundo exigem centralidade e financiamento na COP30

Lideranças das sete regiões socioculturais da ONU reunidas em Belém cobram direitos territoriais, autodeterminação e canais de acesso direto a recursos climáticos globais.
L
Rondônia apresenta avanços na regularização ambiental durante painel na COP 30

Rondônia apresenta avanços na regularização ambiental durante painel na COP 30

Estado destacou mutirões, parcerias e fortalecimento da conformidade ambiental no meio rural.
L
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo comercial bilateral

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo comercial bilateral

Ministro Mauro Vieira se reuniu em Washington com o secretário de Estado americano para apresentar “mapa do caminho” destinado a reverter tarifas sobre produtos brasileiros.
L
Extrativistas marcham em Belém por reconhecimento na proteção da floresta

Extrativistas marcham em Belém por reconhecimento na proteção da floresta

Movimento “Porongaço dos Povos da Floresta” reuniu lideranças durante a COP30 para exigir que seus territórios e serviços ecossistêmicos sejam incluídos nas metas climáticas nacionais e internacionais.
L
Rondônia amplia conexão entre municípios com novas pontes de concreto e aço

Rondônia amplia conexão entre municípios com novas pontes de concreto e aço

Obras substituem estruturas de madeira e balsas, fortalecendo logística e segurança viária no estado.
L
Homens ganhavam 15,8% a mais que mulheres no Brasil em 2023

Homens ganhavam 15,8% a mais que mulheres no Brasil em 2023

Pesquisa do IBGE sobre o Cadastro Central de Empresas revela que a desigualdade salarial diminuiu em relação a 2022, mas a remuneração média masculina ainda era R$ 544,26 superior à feminina.
L
Vendas no comércio caem 0,3% em setembro; quinta queda em seis meses

Vendas no comércio caem 0,3% em setembro; quinta queda em seis meses

O setor varejista retoma a trajetória negativa e acumula o menor crescimento anual (2,1%) desde janeiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.
L
MapBiomas revela que Pantanal perdeu 75% da área alagada em 9 anos

MapBiomas revela que Pantanal perdeu 75% da área alagada em 9 anos

Maior planície de inundação do mundo registrou o avanço da agricultura e pastagem, que ocupam 15,2% do bioma, e enfrenta a maior seca em 40 anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.