Encerra-se nesta sexta-feira (14) o prazo de inscrições para o processo seletivo de ingresso na graduação de 2026 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) destinado a pessoas transexuais e travestis. A instituição está ofertando vagas em todos os seus 66 cursos.
Para se candidatar, o interessado deve ter concluído o ensino médio e apresentar uma autodeclaração de identidade de gênero, informando se é uma pessoa transexual, transgênero, travesti ou não-binária. Além disso, é exigido o envio de um memorial descritivo, um documento no qual o candidato resume sua trajetória de afirmação de gênero.
Detalhes da inscrição e seleção
Os candidatos devem preencher um formulário online disponível no site da UFSCar e indicar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com melhor desempenho, entre as edições de 2021 a 2025, para que a nota seja considerada na seleção.
A verificação das autodeclarações será conduzida pela Comissão Institucional de Verificação da Autodeclaração Trans (Civat), que está sob a responsabilidade da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade). A UFSCar assegura a participação da comunidade trans e de pessoas com experiência em políticas de diversidade nesse processo de verificação.
Todas as informações detalhadas sobre a seleção, incluindo os requisitos, etapas do processo e prioridades de convocação, podem ser consultadas no edital completo, disponível no Portal do Ingresso da UFSCar. As convocações e demais etapas serão publicadas no endereço ingresso.ufscar.br. Em caso de dúvidas, os interessados devem procurar a Central de Atendimento ao Ingresso na Graduação.









































