A Praça Aluízio Ferreira, localizada em um dos bairros mais antigos da capital rondoniense, está passando por uma ampla requalificação urbana. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), e tem como objetivo valorizar o espaço público, incentivar o lazer ao ar livre e melhorar a qualidade de vida da população.
Novos playgrounds e inclusão infantil
De acordo com o presidente da Emdur, Bruno Holanda, estão sendo construídos dois playgrounds: um convencional, com piso emborrachado e brinquedos tradicionais, e outro inclusivo, voltado para crianças pequenas e com necessidades de acessibilidade.
“A Praça Aluízio Ferreira é um ponto emblemático da nossa capital e muito utilizada pelas famílias, principalmente nos fins de semana. Agora está sendo requalificada, com um espaço agradável para as crianças. Desde o início da gestão, o prefeito Léo Moraes tem pensado na inclusão, e aqui teremos um espaço acessível para todos”, destacou Bruno Holanda.
A previsão é que as obras sejam concluídas até o dia 15 de novembro.
Melhorias no paisagismo e iluminação
Além da instalação dos novos brinquedos, a Emdur também está realizando melhorias na iluminação pública, paisagismo, pintura e adequações estruturais. O objetivo é tornar a praça mais segura, funcional e acolhedora, reforçando o compromisso da gestão municipal com a recuperação dos espaços de convivência.
“Nosso compromisso é cuidar dos espaços que são da população. Estamos investindo para que as praças se tornem ambientes seguros e bonitos. O prefeito acredita que revitalizar é promover qualidade de vida para os porto-velhenses”, acrescentou o presidente da Emdur.
História e importância cultural
A praça leva o nome do coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, ex-diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e primeiro governador do Território Federal do Guaporé.
Muito frequentada por famílias, a Praça Aluízio Ferreira abriga aos finais de semana a tradicional “Feira do Porto”, que reúne artesanato, gastronomia regional e apresentações artísticas, sendo um dos espaços mais emblemáticos da cultura porto-velhense.







































