O Governo de Rondônia segue ampliando suas ações sociais em diversos municípios do Estado. Em Espigão do Oeste, no dia 6 de novembro, foram entregues kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a 11 catadores de materiais recicláveis, em cerimônia promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Cada trabalhador recebeu um kit com 11 itens de segurança, entre eles máscaras respiratórias, avental, abafador de ruídos, protetor auricular, óculos de segurança, calça com faixa refletiva, colete sinalizador, camiseta de manga longa, botinas de segurança, luvas anticorte e chapéu árabe com protetor de pescoço.
A iniciativa faz parte do projeto Rondônia Recicla, que tem como objetivo promover a inclusão social, garantir segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores.
“A entrega desses kits é o reconhecimento do Governo a este importante trabalho realizado pelos catadores, que em sua maioria trabalhavam sem qualquer proteção, conforme levantamento feito pela Seas”, destacou o governador Marcos Rocha.
Ações ampliadas em todo o Estado
Esta foi a 16ª entrega de EPIs realizada pela Seas. As ações vêm ocorrendo de forma contínua em várias cidades, entre elas Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Itapuã do Oeste, Vilhena, Cerejeiras, Jaru, Ariquemes, Buritis, Guajará-Mirim, Cacoal e Nova Mamoré.
A secretária da Seas, Luana Rocha, participou da última entrega em Nova Mamoré, onde 15 kits foram distribuídos a catadores locais.
Mamãe Cheguei e Vencer: apoio à maternidade e geração de renda
No município de Cacoal, em 30 de outubro, a Seas promoveu novas entregas dos programas Mamãe Cheguei e Vencer. Pela manhã, 18 gestantes receberam kits enxoval contendo 20 itens para o bebê, incluindo berço portátil.
No dia anterior, 46 kits profissionais foram entregues a concluintes dos cursos de Eletricista Industrial, Cabeleireiro, Maquiador e Mecânico de Motocicleta, dentro do programa Vencer, que prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho.
“São programas que atendem à população desde a gestação, como é o caso do Mamãe Cheguei e Crescendo Bem, voltado a crianças de 0 a 6 anos; o Vencer, que capacita jovens e adultos ao mercado de trabalho; e o Prato Fácil, que garante comida saudável e nutritiva. São iniciativas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas em situação vulnerável”, pontuou Luana Rocha.
Acolhimento e escuta ativa
Encerrando o mês de outubro, 57 gestantes de Ariquemes também foram contempladas com kits enxoval, durante evento voltado ao acolhimento e fortalecimento de vínculos entre beneficiárias e o Estado.
A programação incluiu rodas de conversa, apresentação dos programas da Seas, momentos de escuta ativa e orientações sobre a maternidade e o desenvolvimento da Primeira Infância.
O encontro teve como tema “Cuidar de si para cuidar do bebê: saúde mental e vínculo materno-infantil”, reforçando o compromisso da Seas em promover cuidado, acolhimento e inclusão social em todas as fases da vida.








































