A Prefeitura de Porto Velho intensificou as ações de limpeza de canais e córregos em preparação para o inverno amazônico. Até o momento, 16.615 metros de canais já foram limpos, segundo dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A iniciativa faz parte da Operação Cidade Limpa, que começou no primeiro dia da gestão do prefeito Léo Moraes.
“Em apenas 10 meses de mandato já mudamos a realidade de Porto Velho, mas isso é só o começo. Sabemos que muita coisa há por fazer e nós não vamos parar enquanto não resolvermos os gargalos que causam alagamentos”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Ações concentradas na Zona Leste
De acordo com a Seinfra, o maior volume de trabalho ocorreu na Zona Leste, onde foram limpos 10.336 metros de canais, entre eles o Tancredo Neves e o Três Marias, áreas que historicamente sofrem com alagações.
Na Zona Central, foram limpos 3.287 metros, seguida da Zona Sul com 1.625 metros, da região Norte com 165 metros, e da zona rural, onde a equipe atuou em 350 metros de córregos.
O secretário Thiago Cantanhede, titular da Seinfra, relatou que, durante os trabalhos, foram encontrados diversos resíduos inapropriados, como carcaças de móveis, pneus e eletrodomésticos, que dificultavam o escoamento da água.
“Esses objetos bloqueavam o fluxo natural das águas e causavam represamento, resultando em pontos de alagamentos nas vias públicas”, afirmou Cantanhede.
Resultados da Operação Cidade Limpa
Desde o início da atual administração, a Operação Cidade Limpa já recolheu 98.649 toneladas de lixo e entulhos. O levantamento mostra que abril foi o mês mais produtivo, com 2.744 metros de canais limpos. De janeiro a março, foram atendidos cerca de 930 metros por mês.
“A determinação do prefeito Léo Moraes é manter o ritmo intenso da operação, com atenção especial aos córregos que cortam a cidade”, acrescentou o secretário.
Bairros mais beneficiados
Zona Leste:
- Lagoinha – 4.343 metros de canais
- Três Marias – 3.540 metros de canais
- Planalto – 1.000 metros
Zona Central:
- Nova Porto Velho – 1.205 metros
- Embratel – 1.018,9 metros
- Flodoaldo Pontes Pinto – 863,3 metros
A Prefeitura reforça que os serviços seguem em andamento e que o objetivo é garantir a fluidez das águas pluviais, reduzir os pontos de alagamento e melhorar a qualidade de vida da população.







































