O prazo para a inscrição gratuita no vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB) se encerra às 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 7 de novembro. O processo seletivo é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso deste público ao ensino superior público.
As vagas deste processo seletivo, noticiado pela repórter Daniella Almeida, são destinadas exclusivamente a quem busca o primeiro curso de graduação. As inscrições devem ser feitas de forma virtual, no site específico do vestibular, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O processo seletivo destina-se a selecionar candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Candidatos da rede privada só podem se inscrever se comprovarem bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%. Não é permitido participar quem já concluiu um curso superior.
Ao todo, a UnB está ofertando 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação. O ingresso ocorrerá no primeiro e no segundo semestres letivos de 2026. As vagas estão distribuídas pelos quatro campi da universidade localizados no Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama.
Os cursos incluem bacharelado e licenciaturas nos turnos diurno e noturno. Entre eles estão administração, nutrição, psicologia, gestão de agronegócios e saúde coletiva. Também há opções em engenharias, como mecânica, aeroespacial e eletrônica.
A seleção para ingresso nos cursos de graduação abrange duas fases, sob a responsabilidade do Cebraspe. A primeira fase é a aplicação de prova objetiva e redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 7 de dezembro.
A segunda fase é a avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de dezembro.
As provas serão aplicadas em diferentes localidades do país, para facilitar o acesso dos candidatos indígenas: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE), na Aldeia Sabonete – Escola Estadual Indígena Capitão Dena, e São Sebastião (AL), na Aldeia Karapotó Terra Nova. A divulgação do resultado final do vestibular indígena e a convocação para o registro acadêmico em primeira chamada estão previstas para 19 de janeiro de 2026.









































