A Toyota reativou a produção de veículos no Brasil, nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo, após mais de 40 dias de paralisação. As unidades estavam inoperantes desde 22 de setembro devido a uma forte tempestade que atingiu a planta de Porto Feliz (SP), onde os motores da montadora eram produzidos. A informação é do repórter Bruno Bocchini.
A retomada da produção teve início nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, e será gradual. Para antecipar o retorno, a Toyota do Brasil está utilizando motores importados e peças de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a montadora produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross.
Previsão para motores convencionais
Em outubro, a Toyota havia informado que a produção de veículos com motores convencionais, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, seria retomada somente em janeiro de 2026. Essa previsão abrange os veículos da linha de produção atual: Corolla e Corolla Cross.
A tempestade de 22 de setembro causou grandes prejuízos no estado de São Paulo. Além do destelhamento da fábrica da montadora em Porto Feliz, que deixou dez pessoas feridas e oito desabrigadas, a Defesa Civil registrou 33 ocorrências, com um saldo de 24 pessoas feridas e 33 desalojadas em diferentes regiões.









































