O narcotraficante Pedro Montenegro, condenado pela Justiça brasileira em 2019 a mais de dez anos de prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, deverá retornar à Bolívia. Após a condenação no Brasil, Montenegro escapou para a Bolívia, mas foi extraditado para cumprir sua pena em território brasileiro.

A divulgação recente de vídeos gravados, nos quais Montenegro surge visivelmente mais magro (ele pesava mais de 100 kg quando foi preso) e com uma rotina semelhante à de um “tiktoker”, atraiu a atenção da Justiça boliviana. Ademais, o narcotraficante se converteu e hoje atua como pastor evangélico em uma igreja no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o procurador do departamento de Santa Cruz, Alberto Zeballos, a deportação de Pedro Montenegro para a Bolívia se justifica pelas pendências processuais que ele ainda possui no país, com base na Lei 1008.
Investigações da polícia e do Ministério Público apontam que Montenegro era o líder de uma rede que enviava cocaína da Bolívia para o Brasil e a Itália. A investigação revelou que a rede criminosa contava com a proteção de policiais bolivianos, inclusive de alta patente.

Se a justiça brasileira aceitar o pedido de extradição, Montenegro será julgado na Bolívia pelos crimes que cometeu naquele país, conforme Zerballos. No entanto, o jornal El Deber informa que a presença do narcotraficante, mesmo solicitada pelo Ministério Público, é controversa. Com informações de EL Deber.









































