Determinada a resolver problemas crônicos de alagamentos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensifica os trabalhos de melhorias na infraestrutura urbana, proporcionando tranquilidade e segurança aos moradores durante o período chuvoso.
Seguindo o planejamento da equipe do prefeito Léo Moraes, homens e máquinas realizam limpeza de ruas e canais, desobstrução de bocas de lobo, construção e ampliação da rede de drenagem, garantindo maior vazão das águas pluviais e evitando que fiquem represadas.
“Esse é um compromisso que fizemos com a população da nossa cidade e já estamos cumprindo. É inadmissível que problemas crônicos, como os alagamentos, se arrastem por décadas sem solução. Com trabalho e respeito aos recursos públicos, já estamos vencendo”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Intervenções em bairros estratégicos
No bairro Esperança da Comunidade, as ações da Prefeitura focaram em pontos críticos próximos à Escola Darcy Ribeiro e à Unidade de Saúde da Família Hernandes Índio, nas confluências da av. Mamoré com a rua José Vieira Caúla. Foram realizadas limpeza de bocas de lobo, construção de rede de drenagem auxiliar e instalação de novas manilhas, garantindo escoamento rápido das águas e proteção das residências.
Outro ponto de intervenção foi a rua José Amador dos Reis, onde a Prefeitura substituiu 12 manilhas danificadas por novas de maior diâmetro (400 mm), desobstruiu quatro bocas de lobo com o caminhão “tatuzão” e realizou limpeza completa do trecho, evitando prejuízos a residências e comércios.
Investimento do PAC
O secretário Thiago Cantanhede anunciou que Porto Velho contará com R$ 200 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de macrodrenagem urbana, considerada a solução definitiva para os alagamentos históricos. “Já avançamos com limpezas, novas manilhas e ecobueiros, mas a macrodrenagem vai resolver de fato o problema”, destacou o prefeito.
Conscientização da população
A Prefeitura reforça a necessidade de não jogar lixo ou carcaças de móveis, eletrodomésticos e peças de veículos nos canais, que entopem o sistema de drenagem. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (69) 98473-2922 ou e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br, contribuindo para a eficiência das ações e proteção da cidade.
 
         
         
         
        







































