Com o objetivo de fortalecer o diálogo e incentivar a cultura da paz, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, nesta terça-feira (29/10), a segunda edição do Concilia Café. O encontro ocorreu no Plenarinho da sede do TRT-14, em Porto Velho (RO), como parte das ações preparatórias para a 20ª Semana Nacional da Conciliação, que será realizada de 3 a 7 de novembro em todo o país.
Organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC-JT) e pela Secretaria-Geral Judiciária do TRT-14, o evento reuniu advogados, servidores e representantes de empresas, criando um ambiente informal e colaborativo para debater soluções práticas e amigáveis para conflitos trabalhistas.
Conciliação como caminho para soluções rápidas e humanas
A coordenadora do NUPEMEC-JT, juíza Fernanda Antunes Junqueira, ressaltou que a conciliação é um dos pilares da Justiça do Trabalho moderna.
“A ideia do Concilia Café é justamente aproximar as partes para que encontrem, juntas, o melhor caminho para encerrar os processos de forma rápida e pacífica. Reunimos advogados, partes e empresas para demonstrar a importância da solução negociada do conflito”, destacou a magistrada.
A secretária-Geral Judiciária do TRT-14, Alessandra Felizardo, também pontuou que a iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da ONU, especialmente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que trata da promoção da paz, justiça e instituições eficazes.
“Ao estimularmos a conciliação, promovemos também a sustentabilidade institucional. Resolver conflitos por meio do diálogo significa reduzir o acúmulo de processos e fortalecer a confiança da sociedade na Justiça do Trabalho”, afirmou Alessandra.
O evento contou com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — seccionais Rondônia e Acre, além de representantes jurídicos de grandes empresas, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Semana Nacional da Conciliação: mobilização e resultados
A edição 2025 da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já conta com 1.050 processos em pauta, superando o número do ano anterior. No TRT-14, a programação inclui mutirões de audiências, expedição de alvarás, leilões e outras ações voltadas à resolução consensual de processos.
O lema deste ano é “Conciliar é legal”, reforçando a importância do diálogo e da cooperação como instrumentos de pacificação social.
Como participar
Pessoas e empresas com processos na Justiça do Trabalho podem solicitar a inclusão de suas ações na pauta da Semana Nacional da Conciliação. O pedido pode ser feito diretamente na Vara do Trabalho onde o processo tramita ou pelo Balcão Virtual:
🔗 https://portal.trt14.jus.br/portal/balcao-virtual/unidades/varas-trabalho
As empresas também podem firmar cooperação técnica com o TRT-14 para fomentar a cultura conciliatória, entrando em contato com a Secretaria-Geral Judiciária pelo e-mail sgj@trt14.jus.br ou telefone (69) 3218-6404.
Um vídeo educativo sobre os benefícios da conciliação e resultados de 2025 está disponível no canal oficial do Tribunal:
🎥 Assista aqui










































