O jornalista e escritor Ruy Castro conquistou o prêmio principal do Jabuti 2025 com o livro “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”. A obra, uma coletânea de textos sobre o compositor, foi eleita o Livro do Ano durante a cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O prêmio é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e contemplou vencedores em 23 categorias, distribuídas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Ruy Castro recebeu a estatueta dourada, um prêmio de R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres. O escritor, que já havia ganhado o Jabuti em 2023, também venceu a categoria Crônica em 2025 com a mesma obra.
Ana Maria Machado é a Personalidade Literária
A escritora Ana Maria Machado foi a escolhida como a Personalidade Literária desta edição do Jabuti. A homenagem é destinada a figuras de destaque que contribuíram para a cultura brasileira. Autora de mais de cem títulos, ela é a sexta ocupante da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL).










































