Uma história que começou lá em Rondônia, em 1995, será celebrada em grande estilo no dia 5 de novembro de 2025, em São Paulo. É o aniversário de 30 anos do Projeto Pacífico, uma das iniciativas mais ousadas do transporte rodoviário do Brasil. O projeto nasceu com o sonho de ligar o país à costa do Oceano Pacífico e teve seu pontapé inicial com uma caravana que partiu de Porto Velho, Rondônia, para desbravar rotas inéditas.
Em setembro de 1995, o Expresso Araçatuba foi o convidado de honra para representar o transporte de cargas, partindo da capital rondoniense. Sem GPS, mapas digitais ou qualquer ponto de apoio, a equipe, junto com caravaneiros de Rondônia e do Acre, enfrentou o desconhecido. Eles cruzaram a Bolívia, rumo aos portos do Norte do Chile e Sul do Peru, voltando para o Brasil pelo Acre. Essa primeira expedição, usando um caminhão semi-pesado, foi crucial para provar que era possível ligar o Norte e o Oeste do Brasil à América do Sul.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca que celebrar o Projeto Pacífico é reconhecer a coragem e o pioneirismo desses visionários que saíram de Rondônia para abrir caminhos. A expedição, que enfrentou estradas de terra, rios sem pontes e altitudes acima de 5 mil metros na Cordilheira dos Andes, se tornou uma referência histórica para o setor de transporte e logística. O legado daquela travessia que começou em Porto Velho é concreto.
EVENTO COMEMORATIVO
Com isso será realizado, no dia 5 de novembro de 2025, em São Paulo, um evento especial para celebrar os 30 anos do Projeto Pacífico, uma das mais ousadas e emblemáticas iniciativas do Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. A celebração ocorrerá às 18 horas, no Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, construção icônica que abriga entidades do transporte e que representa, também, um ponto simbólico para o setor em âmbito nacional.
O evento é gratuito e ratifica o compromisso das entidades realizadoras com a valorização histórica do setor, o reconhecimento dos pioneiros e a inspiração para os novos desafios logísticos do país.









































